Fiat apresenta Nova Fiorino e reforça atributos de funcionalidade, economia e segurança do utilitário líder da categoria
Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado, a Fiat Fiorino sempre proporcionou uma experiência positiva a centenas de milhares de comerciantes que confiaram no modelo para garantir o sucesso de seus negócios.
A linha 2022 do veículo vem carregada de novidades, começando pelo design. Na dianteira, os novos faróis, mais afilados e com máscara negra, são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal traz o Logo Script FIAT e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito, reforçando o espírito italiano de um modelo totalmente projetado e fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG). A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.
O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. O sistema traz mais conforto e segurança nas manobras ao detectar quando o veículo está parado em um piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos. Isso facilita a saída de semáforos e rampas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.
A Nova Fiorino usa o consagrado motor 1.4 EVO Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Reconhecido pelo excelente torque em baixas rotações, que deixa o utilitário mais ágil e eficiente na hora de transportar cargas, o propulsor ficou ainda mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). Ele gera até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol.
O motorista se beneficia ainda dos novos ajustes do câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.
Nem mesmo os menores detalhes passaram despercebidos pelo time de Engenharia. As palhetas da Nova Fiorino, por exemplo, agora são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil, com garantia exclusiva de seis meses.
Os bancos foram modificados e estão mais confortáveis, com melhora significativa em relação ao conjunto anterior e superando até modelos de passeio da concorrência, pois usam material mais resistente. Essa mudança é complementada pelo novo painel de porta, que oferece mais apoio para os braços do motorista e passageiro de qualquer estatura.
O clima na cabine também será sempre agradável, graças ao ar-condicionado recalibrado, capaz de resfriar o interior da van em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o que significa um resfriamento 18% mais rápido da cabine, considerando testes de laboratórios e simulação de condições de trânsito urbano pesado.
Outra modificação se deu na suspensão traseira, reconhecida por sua força e robustez ao utilizar eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, a exemplo da Nova Strada, que passa a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.
Essas melhorias complementam os atributos que tornaram o Fiat Fiorino favorito de empresários e frotistas. Isso inclui a robustez de um veículo pensado para o trabalho, a capacidade de carga (650 kg), o tamanho ideal para uso urbano e o baixo custo de propriedade. Mais do que um carro, a Nova Fiorino é uma ferramenta para quem busca o máximo de eficiência em seu negócio sem abrir mão do conforto e segurança.
A Nova Fiorino chega às lojas na versão Endurance 1.4 EVO Flex por R$99.990.
* Press Release/Grupo Stellantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário