Iveco apresenta o S-Way no Brasil
Desde 2019, a Iveco oferece na Europa o S-Way, opção mais recente de caminhão pesado que sucedeu os modelos da família Stralis. Muito aguardado por aqui também, a empresa anunciou a chegada dos caminhões S-Way para o mercado brasileiro, sendo produzidos na linha de montagem da empresa em Sete Lagoas.
Claramente a empresa está empolgada com o caminhão e o projeto do S-Way é de fato todo novo. Para quem está atrás do volante, há algumas praticidades extras, como mais de 15 porta-trecos e até um leito com espuma especial. O cinto de segurança, por exemplo, é ancorado no próprio assento, facilitando o seu uso. Além disso, dependendo da configuração, o caminhão da Iveco pode trazer uma série de equipamentos que também auxiliam na segurança.
Entre os principais estão controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa de rolagem, faróis de LED, luz diurna de LED e até o controle de cruzeiro. O S-Way também pode trazer chave presencial com partida por botão, aplicativo com acesso remoto ao veículo e ar-condicionado digital. Ainda na cabine, o painel de instrumentos pode ter uma tela digital de 7 polegadas e a multimídia já tem conectividade via Android Auto e Apple Car Play.
Entre as opções de configuração, o Iveco S-Way pode ter cabines com 2,3 m ou 2,5 m de largura e o caminhão sempre será acompanhado por uma transmissão automatizada ZF Traxon de 12 velocidades de segunda geração. Além disso, a empresa repaginou o motor Cursor 13, fornecido pela FPT.
O propulsor tem 12,9 litros de capacidade e seis cilindros em linha. Para o S-Way, possui sistema de injeção de diesel Commom Rail e a turbina de geometria variável agora é controlada eletronicamente. Outra novidade é que o Cursor 13 já atende às regras do Proconve P8 e o faz sem recorrer ao EGR, sistema de recirculação de gases usado em alguns concorrentes. A Iveco diz que o seu sistema SCR, que utiliza Arla 32 para reduzir a emissão de material particulado e outros gases nocivos, passou por revisões. Ele tem novos sensores e dosadores que injetam a solução de uréia de forma mais precisa.
Por conta das alterações, o Cursor 13 perdeu um pouco de potência no S-Way. Passou de 560 cv anteriormente para 540 cv na opção mais forte. Ainda há opções de 450 cv e de 480 cv. Cada uma das opções de potência vem acompanhado por uma configuração de chassi e eixos. A de 450 cv é 4x2, a de 480 cv é 6x2 e a de 540 cv é sempre 6x4.
* Thiago Moreno/Motor 1.
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