Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã
A Volkswagen matou o Passat na maioria dos mercados ao longo dos últimos anos, só que ele seguirá vivo na Europa por mais alguns anos. A nova geração foi apresentada oficialmente com uma grande mudança: o sedã realmente saiu de linha e será vendido somente na variante station wagon.
O salto de tamanho mencionado anteriormente não só aumentou o espaço para as pernas, mas também a capacidade do compartimento de bagagem em 40 litros para 690 litros com os bancos traseiros levantados. Dobre o banco e o volume saltará para 1.920 l ou 140 litros a mais do que no Passat Variant anterior.
A linha de motores é abrangente e inclui uma unidade híbrida-leve a gasolina pela primeira vez na história do Passat. Trata-se de um 1.5 eTSI com tecnologia de desativação de cilindros e 150 cv de potência. Em seguida, vem um 2.0 TSI de 204 cv na versão com tração dianteira e uma configuração mais potente com 265 cv e tração integral 4Motion.
Para quem ainda ainda quiser um motor a diesel em 2024, a VW oferecerá o 2.0 TDI em três níveis de preparação: 122 cv e 149 cv nos modelos de tração dianteira e 193 cv com tração integral. Todas as versões a gasolina e a diesel do novo Passat usam uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
Há também os híbridos plug-in comercializados como modelos "eHybrid". A variante básica oferece 204 cv, enquanto o modelo mais potente produz 272 cv, tornando-o o Passat mais potente que o dinheiro pode comprar. Esses dois PHEVs têm um 1.5 turbo combinado ao DSG de 6 marchas e uma bateria de 19,7 kWh que fornece até 100 quilômetros de autonomia elétrica.
Com a nova geração do Passat, a VW implementou o suporte para carregamento rápido em corrente contínua a 50 kW para recarregar a bateria de 10 a 80% em aproximadamente 25 minutos. Com a bateria carregada e um tanque cheio de gasolina, será possível dirigir por cerca de 1.000 km antes de precisar reabastecer.
Sua estreia aconteceu no Salão de Munique e o VW Passat 2024 está programado para ser vendido no primeiro trimestre do próximo ano. Ele não será mais fabricado na Alemanha, pois a produção está sendo transferida para Bratislava, na Eslováquia, onde será montado junto com o novo Skoda Superb.
* Adrian Padeanu/Motor 1.
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