terça-feira, 23 de dezembro de 2025

>>> FIM DO VW ID.BUZZ?


Volkswagen cancela ID. Buzz para 2026 nos EUA

O Volkswagen ID. Buzz , há muito considerado o potencial salvador da alma da marca, está tirando um período de descanso até 2026. Essa é a informação oficial da montadora, após alguns concessionários supostamente terem vazado a notícia para os clientes. Agora, a verdadeira questão é se ele realmente retornará e, se retornar, se ainda será a mesma minivan em sua essência.


Um porta-voz da Volkswagen confirmou a situação afirmando: "Após uma avaliação cuidadosa das condições atuais do mercado de veículos elétricos, tomamos a decisão estratégica de não prosseguir com a produção do ID. Buzz ano/modelo 2026 para o mercado americano."

Em algumas páginas na internet, clientes afirmam que  vendedores disseram o seguinte: “Gostaríamos de compartilhar uma atualização importante sobre o Volkswagen ID. Buzz . Fomos informados de que ele será descontinuado, sem previsão de modelos para 2026. O que temos em estoque atualmente será a última unidade disponível.”

Isso pode muito bem ser apenas concessionárias tentando fechar uma venda. Já vimos muitos casos assim relacionados ao Buzz e outros carros de destaque. Para separar os fatos da propaganda, veículos de comunicação entraram em contato com a VW. A empresa negou veementemente a ideia de que o ID. Buzz seria descontinuado completamente.

“Isso não é verdade”, disse-nos o porta-voz. “Demos esta orientação aos concessionários: o ID. Buzz continua a ser um produto de referência importante para a marca Volkswagen, e salvaguardar a sua presença no mercado continua a ser uma prioridade máxima”, afirmou. Além disso, parece que a VW está tentando jogar xadrez 3D desta vez, preparando estrategicamente uma "transição" para a versão de 2027. “Essa abordagem nos permite concentrar nossos recursos de forma mais eficaz no estoque atual e no suporte ao desempenho do varejo durante o restante do ano-modelo 2025, garantindo uma base sólida enquanto nos preparamos para a transição para o ano-modelo 2027 no próximo ano”, disse o porta-voz.

Na tentativa de obter mais detalhes sobre o que essa "transição para o ano modelo 2027" poderia significar especificamente para o ID. Buzz, a VW se recusou a dar mais informações.

Não é segredo que os veículos elétricos sofreram um baque generalizado este ano, independentemente do preço ou segmento. Regulamentações, incentivos fiscais, tarifas e outros fatores contribuíram para isso. Some-se a tudo isso o preço que a VW definiu para o ID. Buzz depois de vinte anos de expectativa em torno da minivan, e não é difícil entender por que a Volkswagen pode ter feito essa escolha.

No caso da VW, o preço sempre foi o grande problema. A Kombi original tornou-se um ícone cultural não apenas por seu design e versatilidade, mas também por ser barata, simples e acessível. O moderno ID. Buzz errou completamente o alvo, chegando aos EUA com um preço muito acima do que muitos compradores nostálgicos esperavam ou estavam dispostos a pagar.

Por enquanto, o ID. Buzz não foi oficialmente cancelado nos Estados Unidos. Mas, sem um modelo planejado para 2026, com a produção supostamente paralisada e as concessionárias informando aos clientes que o estoque disponível é tudo o que resta, seu futuro parece incerto. Se retornar em 2027, a VW faria bem em encontrar uma maneira de vendê-lo por um preço muito, muito menor, ou torná-lo muito, muito melhor...

***

Nenhum comentário: