Linha de caminhões Volkswagen Off-Road: mais duas opções para o consumidor.A Volkswagen Caminhões e Ônibus agora conta com uma completa linha de caminhões Off-Road. À robustez e confiabilidade do conjunto de chassi reforçado dos modelos Volkswagen 6X4, somam-se agora a alta tecnologia e o conforto da cabine Constellation. Os novos caminhões VW 26.260 e 31.260 com motorização eletrônica Common Rail recebem a cabine estendida como item de série – a oferta da versão com leito e teto alto deverá ser previamente consultada junto a uma das 143 revendas autorizadas da Volkswagen Caminhões e Ônibus em todo o País. Protetor do radiador, tomada de força no motor – repto (como opcional) e freios reforçados complementam as novidades da família Constellation.
Os novos modelos Constellation 6X4 são equipados com os motores eletrônicos MWM International 6.12 TCE, com seis cilindros, turbo e intercooler, com potência de 260 cv, torque de 900 nm, camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. O modelo utiliza a moderna tecnologia Common Rail de injeção de combustível. O grande número de sensores e o módulo de controle eletrônico também traz vantagens no gerenciamento operacional do veículo.
Entre as características do motor MWM International 6.12 TCE, estão o seu baixo nível de ruído, a identificação de 255 parâmetros do motor através de luzes de advertência no painel de instrumentos ou da ferramenta de diagnósticos VCO-950, a autoproteção que acusa falhas e evita danos e riscos graves, e máximo torque tanto em altas como em baixas rotações. A motorização ainda pode ser adequada a usos e vocações especiais, graças ao controle de recursos como rotações e velocidade, e dispõe de piloto automático.
Os novos 6X4 são equipados com uma caixa de transmissão Eaton 8908-LL com ótimo escalonamento de dez marchas não-sincronizadas à frente e três à ré. A embreagem é Eaton com disco simples confeccionado em material orgânico e acionada hidraulicamente, com assistência a ar. Seu diâmetro é de 395 mm, com fácil acionamento. Um protetor de série evita que o radiador seja danificado numa atividade fora-de-estrada.
Chassi, eixos e suspensão reforçados - O conjunto chassi dos novos caminhões Volskwagen 6X4 é confeccionado em aço de alta resistência – LNE 28, com longarinas duplas e travessas que proporcionam alta resistência e flexibilidade. Os eixos dianteiros são do tipo viga “I” forjada, com capacidade técnica de carga vertical (peso bruto total técnico) de 6.100 kg (VW 26.260 - fornecidos pela Sifco) e 6.500 kg (VW 31.260 - fornecidos pela Arvin Meritor). Os eixos traseiros são rígidos em aço estampado, com grande capacidade técnica de carga vertical, com PBT técnico de 20.200 kg (modelo MT 46-145 para o VW 26.260) e de 24.000 kg (modelo MT 50-168 para o VW 31.260).
Nesses modelos, a suspensão dianteira reforçada tem feixe de molas semi-elípticas de duplo estágio, combinada com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora como itens de série. Já a suspensão traseira é Randon, com eixos em tandem. O peso bruto total técnico é de 26.300 kg para o VW 26.260, e de 30.500 kg para o VW 31.260. O PBT legal de ambos os modelos é de 6.000 kg na dianteira e de 17.000 kg na traseira, num total de 23.000 kg. A capacidade máxima de tração dos novos Constellation é de 42.000 kg.
Tomada de força e freios mais eficientes - Os lançamentos equipados com motor MWM-International 6.12TCE têm como opcional de fábrica a tomada de força na parte traseira do mesmo. Conhecida como Repto (sigla de Rear Engine Take-Off), a tomada facilita o acionamento de equipamentos que utilizam sistema hidráulico, como betoneiras, básculas, guindastes e coletores de lixo. Os freios de serviço dos caminhões são reforçados, com uma área de frenagem de 6.915 cm2, sistema secador de ar com filtro de óleo interno de série e a opção de secador acrescido do Consep – garantindo maior segurança e a longevidade dos componentes.
As duas distâncias entre eixos disponíveis – curta de 4.800 mm e longa de 5.940 mm são oferecidas opcionalmente. Na versão com distância entre eixos longa, o veículo será ofertado com a preparação de engate traseiro como item de série, contemplando a travessa de fechamento traseiro do quadro do chassi, uma tomada para conexão elétrica e duas tomadas de ar para alimentação de reboques, além de manetim para acionamento dos freios instalado no painel de instrumentos.
Os modelos Off-Road Volkswagen:
Worker 6X4
VW 26.220 - Com duplo eixo de tração integral, tem elevado torque e grande facilidade para vencer rampas. Utilizado em canteiros de obras, fazendas e canaviais.
VW 26.260E - Com as mesmas características operacionais do modelo acima, é equipado com motorização eletrônica de 260 cv. A tomada de força na parte traseira do motor (repto) é uma vantagem adicional para uso de betoneira.
VW 31.260E - Tem como destaque a capacidade técnica de carga. Oferecido como produto sob medida, tem vocação de uso fora-de-estrada e movimentação de cargas em caçamba basculante. Também indicado para o transporte de madeira.
Constellation 6X4
VW 26.260E - Agora com cabine Constellation agrega características de grande conforto e produtividade a um modelo comprovadamente robusto e confiável para sua principal vocação, a betoneira.
VW 31.260E - Além da nova cabine, oferece duas opções de distâncias entre eixos. A tomada de força na parte traseira do motor (repto) é uma vantagem adicional.
VW 31.320 - Com tração 6X4, possui motor eletrônico Cummins com injeção Common Rail e caixa de transmissão sincronizada com 16 marchas. Utilizado em aplicações severas, o modelo se destina ao uso com caçamba basculante, transporte de toras de madeira, cana-de-açúcar e de guindastes de grande porte. Sua capacidade máxima de tração é de 63 toneladas.
VW 31.370 - Veículo 6X4 com 63 toneladas de peso bruto total combinado e 63 toneladas de capacidade máxima de tração, criado para operações fora-de-estrada e transporte de cargas densas. Destinado à construção civil, usinas de álcool e açúcar, empresas de cultivo e extração de madeira e companhias mineradoras.
Veículo especial 4X4
VW 15.210 - Seu principal atributo é a robustez atestada em testes rigorosos. Homologado pelo Exército Brasileiro, o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno.
* revista Fator Brasil.
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