sexta-feira, 22 de agosto de 2008

>>> VOLKSBUS V-TRONIC

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta a sua nova solução para o transporte de passageiros: os ônibus Volksbus V-Tronic. A montadora é a primeira a oferecer de fábrica veículos equipados com câmbio de acionamento mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático, e para o frotista as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica.
Desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a ZF Transmissões, os Volksbus VW 17.230 EOD V-Tronic e VW 17.260 EOT V-Tronic foram testados pela montadora em condições reais de uso em algumas das maiores capitais brasileiras, rodando em itinerários com grande número de paradas para entrada e saída de passageiros. O resultado foi a aprovação de frotistas ao novo conceito de transporte, que não exige manutenção cara, melhora o custo operacional e ainda conta com a garantia e com a rede de concessionários autorizados Volkswagen.

Há 15 anos no mercado, os modelos de chassis de ônibus Volksbus conquistaram clientes no Brasil e no exterior. A marca é a vice-líder do segmento desde o lançamento do ônibus urbano VW 16.180 CO, o seu primeiro modelo. Com os novos V-Tronic, agora são dez os produtos à disposição do consumidor, indo do mini ônibus com 5 toneladas ao chassi rodoviário com suspensão pneumática. Todos vendidos também a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

Um novo conceito veicular

A Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu um novo conceito veicular que alia as características positivas de cada uma das tecnologias de câmbio disponíveis no mercado. A montadora apresenta os modelos V-Tronic equipados com caixa de câmbio mecânica convencional (sistema com engrenagens) e embreagem convencional de baixo custo de reposição, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. O consumo de combustível é próximo do modelo com câmbio manual, e o motorista dirige com segurança, sem tirar as mãos do volante.

O sistema controla as mudanças de marcha de acordo com a condição de peso do veículo, inclinação do piso, posição do pedal do acelerador e acionamento da embreagem - tudo eletronicamente. Isso maximiza a vida útil dos elementos internos da caixa de câmbio e da embreagem, e quando o freio de serviço é acionado, o sistema passa a reduzir as marchas, auxiliando no processo de frenagem e economizando as lonas de freio. O sistema ainda controla o uso abusivo da embreagem e sua durabilidade, “educando” o motorista na sua utilização, resultando em vida longa desse componente.

“Como todo o trabalho de acionamento de marchas do ônibus é poupado, o motorista de um Volksbus V-Tronic necessita de um menor número de horas para seu treinamento. O meio ambiente também é beneficiado com a economia nos gastos com óleo diesel e peças de reposição”, explica Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Testado e aprovado no Brasil

Para comprovar a eficiência da sua nova solução de transporte urbano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus criou, em parceria com importantes clientes de todo o Brasil, uma frota avançada com dez ônibus Volksbus V-Tronic. Os modelos enfrentaram condições meteorológicas extremas, como o calor de Recife (PE) e o frio de Curitiba (PR). Também experimentaram os congestionamentos recordes de São Paulo (SP), e as exigências do relevo de Belo Horizonte (MG). O desempenho foi acompanhado de perto pelas áreas de Engenharia, Assistência Técnica e Qualidade Assegurada da montadora.

O resultado é o lançamento dos chassis VW 17.230 EOD V-Tronic e VW 17.260 EOT V-Tronic, cujas características de operação também poderão ser adaptadas a países em desenvolvimento cujas condições de trânsito são semelhantes às brasileiras. Os novos modelos são produzidos pela moderna fábrica de Resende, que para atender às demandas dos mercados aquecidos de caminhões e ônibus, está aumentando sua capacidade, com um terceiro turno de produção que lhe permitirá atingir a marca diária de 300 veículos montados no início de 2009.

* portal Truck Brasil

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