A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta a sua nova solução para o transporte de passageiros: os ônibus Volksbus V-Tronic. A montadora é a primeira a oferecer de fábrica veículos equipados com câmbio de acionamento mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático, e para o frotista as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica.Desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a ZF Transmissões, os Volksbus VW 17.230 EOD V-Tronic e VW 17.260 EOT V-Tronic foram testados pela montadora em condições reais de uso em algumas das maiores capitais brasileiras, rodando em itinerários com grande número de paradas para entrada e saída de passageiros. O resultado foi a aprovação de frotistas ao novo conceito de transporte, que não exige manutenção cara, melhora o custo operacional e ainda conta com a garantia e com a rede de concessionários autorizados Volkswagen.

Um novo conceito veicular
A Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu um novo conceito veicular que alia as características positivas de cada uma das tecnologias de câmbio disponíveis no mercado. A montadora apresenta os modelos V-Tronic equipados com caixa de câmbio mecânica convencional (sistema com engrenagens) e embreagem convencional de baixo custo de reposição, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. O consumo de combustível é próximo do modelo com câmbio manual, e o motorista dirige com segurança, sem tirar as mãos do volante.
O sistema controla as mudanças de marcha de acordo com a condição de peso do veículo, inclinação do piso, posição do pedal do acelerador e acionamento da embreagem - tudo eletronicamente. Isso maximiza a vida útil dos elementos internos da caixa de câmbio e da embreagem, e quando o freio de serviço é acionado, o sistema passa a reduzir as marchas, auxiliando no processo de frenagem e economizando as lonas de freio. O sistema ainda controla o uso abusivo da embreagem e sua durabilidade, “educando” o motorista na sua utilização, resultando em vida longa desse componente.
“Como todo o trabalho de acionamento de marchas do ônibus é poupado, o motorista de um Volksbus V-Tronic necessita de um menor número de horas para seu treinamento. O meio ambiente também é beneficiado com a economia nos gastos com óleo diesel e peças de reposição”, explica Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Testado e aprovado no Brasil
Para comprovar a eficiência da sua nova solução de transporte urbano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus criou, em parceria com importantes clientes de todo o Brasil, uma frota avançada com dez ônibus Volksbus V-Tronic. Os modelos enfrentaram condições meteorológicas extremas, como o calor de Recife (PE) e o frio de Curitiba (PR). Também experimentaram os congestionamentos recordes de São Paulo (SP), e as exigências do relevo de Belo Horizonte (MG). O desempenho foi acompanhado de perto pelas áreas de Engenharia, Assistência Técnica e Qualidade Assegurada da montadora.

* portal Truck Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário