Com o título de veículo comercial mais vendido por quatro décadas consecutivas, o que representa 5.000.000 de unidades, o Ford Transit completa 43 anos, desde que começou a ser produzido na Europa. Sua popularidade no velho continente é tão grande, que a alcunha Transit, é usada para identificar furgões de qualquer marca ou modelo.PRIMEIROS ANOS
Os primeiros esboços do Ford Transit começaram após o término da linha de produção do Ford FK 1000, em 1961, que por sua vez, ganhava o nome de Ford Taunus Transit, e eram fabricados na Alemanha desde 1953. Como não chegou a ser exportado em grande escala, a Ford preferiu não contar os anos que antecederam o seu projeto definitivo, o qual foi apresentado somente em Outubro de 1965, já denominado simplesmente como Ford Transit. O nome Transit, teve origem na cidade de Corky, na Irlanda, devido a uma fábrica que a Ford manteve até meados da década de 70, e nesta fábrica, foram criados dois esportivos que ganharam o rally promovido na cidade todos os anos e cuja garagem era conhecida como “The Transit Garage”.
As primeiras versões foram a furgão (curto ou longo) e o micro-ônibus, e logo após, surgiram também as versões pick-up, cabine dupla e chassi-cabine. Equipados com motor Essex V4 de 1.7 litros, à gasolina ou Essex V6 2.0 litros à diesel, recebia muitas peças e componentes de automóveis de passeio, o que facilitava muito a manutenção e ajudava a popularizar o Transit. Estas versões, com exceção do motor à diesel, que não durou muito, chegaram quase que intactas até o ano de 1978, quando recebeu a primeira reestilização.
SEGUNDA GERAÇÃO
Em Março de 1978, era apresentado o novo Ford Transit, denominado Mark II, com novo interior, nova frente e um novo motor, herdado diretamente do Ford Cortina, em substituição ao Essex V4. Como esta nova motorização não agradou, devido à problemas enfrentados pelos proprietários do próprio Ford Cortina, muitos veículos receberam uma “apimentada”no mesmo Essex, transformando-o em um V6 de 3.0 litros.
O ano de 1984 marcava a volta do motor diesel, só que agora, um modelo York, mais moderno, com injeção eletrônica e 2.4 litros. Com a popularidade cada vez maior, o Transit recebia ano a ano, algumas pequenas remodeladas, até que em 1986, ganhou novo desenho.
GERAÇÕES SEGUINTES
De 1986 até 1994, o Ford Transit ganhava novos motores, novos desenhos e já podia ser visto em vários segmentos, como Ambulância, veículo policial, bombeiros (com o teto mais elevado) e principalmente no setor de transportes.
Em 1994, mais uma mudança de motorização e desenho, com novo painel e melhorias eletrônicas, acompanhando uma tendência mundial, modelo este que duraria até o ano 2000 e ganharia o apelido de Smiley, devido a aparência de “felicidade” da sua grade dianteira. Antes da introdução do novo modelo, foram lançados ainda, 600 Ford Transit comemorativos dos 35 anos de produção.
ATUALMENTE
Depois de sofrer mais duas reestilizações, o Ford Transit chega em pleno ano de 2008 completamente diferente do projeto original, sendo produzido na Turquia e enviado à 22 países europeus. Maior e mais robusto, hoje está muito mais para a Sprinter, sua concorrente mais forte na Europa, do que para as mini-vans atuais, mas com certeza não decepciona, e se torna uma ótima opção para quem gosta de conforto e durabilidade.
Segundo fontes seguras, a Ford tem planos de importar e vender o New Transit por aqui, em 2009, já sondando o sucesso que algumas montadoras conseguiram. Terá alguns concorrentes de peso, como Renault Master, o Fiat Ducato, o Iveco Daily e a própria Sprinter, líder absoluta de mercado. Não será uma tarefa fácil, mas é sempre bom para os consumidores, já que as versões apresentadas no Brasil tinham tração traseira e motor diesel 2.4 L, da família Duratorq TDCi, o que significa que o New Transit tem qualidades de sobra para encarar os adversários.
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