quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

>>> MERCEDES-BENZ 710 PLUS

A Mercedes-Benz fez uma série de alterações em seu caminhão 710 Plus. O objetivo foi deixar o veículo mais potente e possibilitar que ele circule nas zonas de restrição de tráfego em regiões metropolitanas.
Uma das mudanças foi nos pára-lamas dianteiros, resultando em menor largura total do veículo - agora de 2.194 mm. "Com a nova largura, a versão de 3.700 mm de entreeixos do 710 Plus atende à legislação VUC de São Paulo, podendo circular nas zonas de restrição a caminhões”, afirma Eustáquio Sirolli, gerente de Marketing Produto Caminhão da Mercedes-Benz do Brasil.

O entreeixos de 3.700 mm permite a utilização de carroçarias de até 4,2 metros, com o caminhão adequando-se às dimensões máximas da legislação VUC (Veículo Urbano de Carga). Ou seja, 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento total, pára-choque a pára-choque.


Com a adequação do 710 à categoria VUC, o veículo pode distribuir mercadorias em toda a cidade de São Paulo, mesmo nas ZMRC – Zonas de Máxima Restrição de Circulação, das 10 às 16 horas e de acordo com o rodízio de placas par e ímpar, conforme determina a legislação. Além disso, durante a semana, os caminhões VUC devem atender ao rodízio de horário de pico no mini anel viário, o que é definido de acordo com a numeração de placa.

Outra alteração foi no motor OM 364 LA do 710 Plus, que ganhou mais potência. Agora, o 710 Plus oferece 115 cv a 2.400 rpm, 5 cv a mais que a versão anterior. Com isso, o caminhão ganha mais força para as aplicações urbanas do transporte de cargas. O elevado torque (47 mkgf a 1.400 rpm) e a capacidade de subida (46%) propiciam melhores arrancadas, especialmente em aclives, além de assegurar maiores velocidades médias e retomadas de velocidade.

Pontos de destaque do veículo são também o acesso à cabina e a facilidade de manobra. Seu reduzido círculo de viragem (13,4 m de diâmetro) é até 5,5 metros menor que os principais modelos concorrentes, o que, segundo a montadora, torna o trabalho do motorista mais confortável e menos desgastante - importante nas operações pára-e-anda dos centros urbanos. O freio-motor de série aumenta a segurança do caminhão e a vida útil dos componentes do freio de serviço.

A ficha técnica do modelo pode ser visualizada em formato PDF no link abaixo:
www.veisa.com.br/pdf/Linha-Tradicional-710Plus.pdf

* Bernardo Machado/Canal do Transporte.

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