Cavalos mecânicos VW Constellation ganham novo opcionalA Volkswagen Caminhões e Ônibus ampliou a lista de opcionais dos cavalos mecânicos Constellation. A partir de agora, os modelos 19.320, 19.370, 25.320 e 25.370 podem ser equipados com ABS (Antilock Brake System ou sistema de freios antitravamento).
Além dos já conhecidos benefícios do ABS, como diminuição da distância percorrida nas frenagens bruscas ou de emergência e maior estabilidade e dirigibilidade em pistas molhadas, curvas e descidas, o sistema adotado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus para os veículos Constellation conta com sensores de velocidade nas rodas que proporcionam monitoramento constante. “Adotamos o sistema tipo 4S/4M, isto é, com quatro sensores de velocidades das rodas e quatro válvulas moduladoras do freio. Os veículos 6x2 (25-320 e 25-370) também seguiram este conceito, sendo que o terceiro eixo receberá o mesmo sinal de freio do eixo de tração e reagirá simultaneamente”, detalha o engenheiro especialista em freios responsável pelo projeto, Henrique Fidélis de Oliveira.
O ABS escolhido pela montadora passou por testes na pista da TRW em Limeira (SP), local escolhido por atender às resoluções da Comunidade Européia ECER13. Num trajeto de granito polido, molhado e simulando uma pista de gelo, ou seja, com atrito quase nulo, os cavalos mecânicos Volkswagen Constellation equipados com o sistema rodaram em várias velocidades com e sem carga. De acordo com a empresa, foi a primeira vez que seus caminhões passaram por esse tipo de teste no Brasil.
Funcionamento
O ABS dos cavalos mecânicos Constellation é acionado em frações de segundo ao detectar frenagens bruscas com parada total das rodas, liberando instantaneamente a ação do freio e evitando o travamento das rodas que poderia causar derrapagens. Em asfalto molhado, segundo a montadora, a distância de frenagem com este recurso é reduzida em até 30% se comparada aos sistemas de freio convencionais.
* José Carlos Cabral/Canal do Transporte.
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