Levar a família inteira para passear. Esta parece ser a principal função do Renault Grand Scénic. São sete lugares para carregar o casal, as crianças e avós para um shopping ou parque com conforto e segurança. E se o carro é grande, o preço é alto. São desembolsados R$ 84.790 para se adquirir o modelo. Um Chevrolet Zafira pode ser comprado por menos de R$ 62 mil e também pode levar sete passageiros, além de ter a opção flex, tecnologia que o Grand Scénic não oferece por ser importado. Então, por que vale a pena comprar o modelo da Renault?O Grand Scénic começa a mostrar o seu valor na lista de itens de série. A direção é elétrica, o câmbio é automático seqüencial, ar-condicionado é digital, o rádio tem comandos na coluna de direção, reproduz MP3 e possui uma disqueteira embaixo do banco do motorista enquanto os espelhos podem ser rebatidos eletricamente.
O computador de bordo é exposto no grande e iluminado painel central, mas é preciso se acostumar, ‘oh pá’, pois ele traz instruções em português de Portugal. Para os que não estão familiarizados com o idioma lusitano, demora um pouco para se perceber que ‘travão’ significa freio.
Os porta-trecos também merecem destaque: estão nas portas, no chão, no console central e até mesmo no porta-malas; o porta-luvas é refrigerado. Para a bagagem, são 550 litros de espaço com a terceira fileira de bancos rebatida. Com eles, ainda sobra espaço para duas malas.
Para as crianças
Andar com crianças no Grand Scénic é diversão garantida. Elas vão descobrir sozinhas os porta-trecos espalhados pelo carro e enchê-los com brinquedos e doces. Depois de descobrirem a existência dos bancos dobráveis na traseira, apelidados carinhosamente por elas de ‘banquinho’, vão brigar para viajarem neste espaço e não vão mais querer sair. Isso gera uma cena incomum: o motorista vai sozinho na frente enquanto as crianças se divertem lá no fundo, nos bancos do porta-malas, enquanto a fileira de bancos no meio do carro fica vazia.
Com R$ 6.590 a mais, o Grand Scénic é equipado com bancos de couro e teto solar panorâmico com abertura elétrica. Ambos são úteis na hora de lidar com os mais novos. O couro previne acidentes com canetinhas, giz de cera e contra sandálias e sapatos em cima dos bancos. A Renault poderia ir pelo mesmo caminho do concorrente e oferecer um DVD player, assim como havia disponível para o Citroën Xsara Picasso.
O teto solar impressiona os pequenos, mas também os decepciona. É de partir o coração ouvir ‘ah, mas ele (o teto) só abre até o meio?’. Sim, as crianças terão de se contentar com apenas metade do teto panorâmico aberto, pois é o máximo que o sistema permite.
Para os bebês, o Grand Scénic oferece uma solução prática e inteligente: uma cortina retrátil embutida no painel das portas traseiras diminui a incidência de luz e protege contra o sol forte.
Família, e segurança, em primeiro lugar
Quando o principal objetivo de um carro é transportar sua família, a comodidade tem de andar de mãos dadas com a segurança. O Grand Scénic dá conta disso: o carro vem equipado com airbags frontais, laterais e de cortina para o motorista e o passageiro que vai à frente.
Quem está na segunda e terceira fileiras de bancos conta com os airbags de cortina. Os cintos de três pontos com pré-tensionadores e os encostos de cabeça com sistema progressivo antiimpacto vêm de série para todos os ocupantes. O carro ainda possui ABS com EBV (sistema de variação de frenagem) e AFU (assistência à frenagem de Urgência).
Motorista não fica de lado
Com tanta atenção voltada aos passageiros, pode-se imaginar que o condutor ficou em segundo plano, mas não ficou. O Grand Scénic faz jus ao nome e com seus 4,5 metros de comprimento, 1,8 metro de largura e 1,6 metro de altura é mais difícil achar uma vaga no estacionamento, mas, quando se encontra, a direção elétrica e o sensor de estacionamento facilitam a manobra.
A grande área envidraçada e a posição elevada do banco conferem uma boa visibilidade, mesmo com chuva. O limpador possui um sistema articulado de funcionamento que permite cobrir grande parte do pára-brisa dianteiro, garantindo uma boa visão.
O trem de força do modelo é composto pelo motor 2.0 16V a gasolina, que desenvolve 138 cv de potência, acoplado a um câmbio automático de quatro velocidades que permite trocas seqüenciais. Pode parecer pouco para os 1.645 quilos do carro, fora os passageiros e a bagagem, mas foi o suficiente para andar com a capacidade máxima de passageiros sem ter problemas ao arrancar nos faróis ou em ladeiras.
Apesar de a Renault informar um consumo urbano de 9,9 km/l para o Grand Scénic, o computador de bordo marcou média de 7 km/l no trânsito das ruas de São Paulo.
* Texto e Fotos: Thiago Moreno/Portal iCarros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário