quarta-feira, 19 de novembro de 2014

>>> MOVIDO A BIOMETANO


Itaipu e Scania testam ônibus movido a biometano

Um ônibus que utiliza biometano como combustível está sendo testado desde outubro no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O veículo da Scania, fabricado na Suécia, é igual aos modelos que já circulam em várias cidades da Europa. No Velho Continente, a tecnologia é considerada madura. No Brasil, ontem foi assinado um termo de cooperação técnica entre a empresa e a montadora para desenvolver e estimular o uso do gás como combustível veicular. E esse não é o único veículo que utiliza o combustível alternativo: um carro também foi incorporado à frota neste mês.
 

O coletivo possui o motor dedicado tanto para o uso do gás natural (GNV) quanto para o biometano. Além disso, cerca de 80% das peças são iguais às dos modelos a diesel. Na Europa, o modelo é mais popular porque está dentro do padrão Euro 6, que emite menos poluentes. No Brasil, o padrão de motorização ainda é o equivalente ao Euro 5. O diretor de vendas de ônibus urbanos da Scania nas Américas, Silvio Munhoz, explica que esse modelo emite 70% menos poluentes que um similar movido a diesel e tem autonomia de 300 quilômetros. “As grandes cidades pressionaram a indústria para produzir uma versão que pudesse consumir gás para reduzir a contaminação nas metrópoles europeias.”
 
O veículo que está sendo apresentado ao mercado brasileiro é desenvolvido para trabalhar com gás – natural ou biometano. “É uma tecnologia robusta, madura e confiável e que possui um custo operacional muito competitivo”, afirma. O ônibus também possui um mecanismo informatizado e moderno que controla a gestão do combustível, ou seja, o veículo se autorregula para garantir a potência do motor.
 
Durante a apresentação, o ônibus circulou com a imprensa e alguns participantes do evento pela área da usina. O veículo é silencioso e atinge velocidade semelhante à dos tradicionais movidos à diesel. Segundo o master driver da Scania, Miguel Morales Gomes, a diferença de desemprenho em subidas e descidas “é zero”. Para viabilizar a comercialização e o uso deste tipo de transporte no Brasil seria necessário nacionalizar 60% das instalações, e isto depende de investimentos da montadora.
 
 
O ônibus ficará em Foz até 24 de novembro, servindo como transporte para os trabalhadores da Itaipu. Depois, segue para mais uma rodada de apresentação no Rio Grande do Sul. O projeto é uma parceira da binacional e da Scania com o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), Fundação PTI e a Granja Haacke – responsável pela produção do biometano.

* Fernanda Trisotto e Fernanda Regina/Gazeta do Povo.

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