Novo Land Rover Defender chega ao Brasil em 2020
Depois de um hiato de três anos, o Land Rover Defender volta a sair com cheiro de novo das fábricas da marca britânica. A melhor notícia é que ele está confirmado para o Brasil, com vendas começando em 2020, mesma época em que outros tantos mercados o receberão.
A Land Rover conseguiu fazer com que o novo Defender mantivesse o espírito do modelo original sem ser apelativamente retrô. Cheio de características modernas, ele não se direciona para o estilo Evoque e Velar que invadiu toda linha Land Rover. É um Defender legítimo como deveria ser.
Com carroceria quadrada e para-brisa praticamente reto, o Defender é um SUV como os de antigamente. Faróis quadrados com luzes de LED redondas reinterpretam os elementos do modelo clássico, assim com o capô reto com ressalto no centro.
Linha de cintura formando um degrau e teto alto são características que o Defender dos tempos modernos mantém de seu antepassado. Na traseira, o clássico estepe pendurado na tampa do porta-malas continua. Ele é acompanhado por lanternas verticais inseridas em um aplique preto. Dois pontos de LED logo ao lado dão o ar nostálgico.
A cabine não é mais tão rústica quanto antigamente, mas a Land Rover tratou de manter elementos de design que mostram que esse modelo é mais simples que os irmãos das famílias Discovery e Range Rover.
O carpete é feito de borracha e há elementos estruturais à mostra. Contrastando a isso há painel de instrumentos completamente digital, nova central multimídia e poucos botões para controlar o ar-condicionado. O estilo horizontalizado e quadrado do lado de fora se repete na cabine.
Vendido em duas variantes de carroceria, o Land Rover Defender traz diversas variantes de assentos. O Defender 90 tem duas portas, entre-eixos curto e lugar para seis pessoas, já que o console central dianteiro é trocado por um pequeno assento. Há ainda o Defender 110 com quatro portas, entre-eixos longo e opção de até sete lugares.
Serão oferecerias as versões S, SE, HSE e X, além de variantes comerciais. Nas opções de entrada, há banco de tecido e acabamento mais simples, enquanto nas mais caras a Land Rover traz revestimento de couro Windsor e acabamento Steelcut Premium Textile. Não foram confirmadas ainda quais serão as versões do Defender a serem vendidas no Brasil.
Para a nova geração do Defender, a Land Rover oferecerá quatro motores diferentes. As variantes de entrada usarão o 2.0 quatro cilindros turbo do F-Type com 300 cv. Com ele, o modelo chega aos 100 km/h em 8,1 segundos.
Com gasolina ainda há o 3.0 seis cilindros em linha turbo com 400 cv. Esse motor traz sistema micro-híbrido como a nova geração do Evoque recentemente lançada no Brasil. Para os amantes do diesel, há duas opções de 2.0 quatro cilindros, o D200 com 200 cv e o D240 com 240 cv. Haverá um híbrido plug-in disponível no próximo ano.
Todas as versões do novo Defender são equipadas com transmissão automática ZF de oito marchas. A Land Rover não confirmou se haverá opção de câmbio manual para os Defender da linha comercial. Tração 4x4 e novo sistema Terrain Response configurável fazem parte da lista de auxílios off-road do novo Land Rover que chega ao Brasil em 2020.
* João Brigato/iCarros.
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