segunda-feira, 29 de março de 2021

>>> CHEVROLET CHINÊS NO MÉXICO


Novo Chevrolet Captiva chinês estreia no México

A General Motors anunciou a pré-venda do novo Chevrolet Captiva no México. Feito na China pela Baojun, fabricante local da GM-SAIC, o SUV reestilizado chega às concessionárias mexicanas no início de abril. Chama a atenção o preço inicial de R$ 113 mil, equivalente, portanto, ao da versão intermediária LTZ do SUV compacto Tracker, que custa R$ 112 mil.


O novo Captiva será vendido no México em três configurações (LT 5, LT 7 e Premier 7). Os números referem-se aos assentos. Ou seja, a versão de entrada oferece cinco lugares, enquanto as demais aceitam até sete passageiros. A GM ainda não informou todos os dados técnicos. Mas com as duas fileiras de bancos, o porta-malas comporta generosos 887 litros.


Diferentemente do Tracker LTZ, que usa o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 mkgf de torque com etanol, o Chevrolet Captiva traz um motor 1.5 turbo a gasolina com 146 cv e 25,4 mkgf. No SUV brasileiro, o câmbio é automático de seis marchas. Já o utilitário chinês usa transmissão do tipo CVT com simulação de marchas. Ambos possuem tração dianteira.


A recente reestilização do Chevrolet Captiva não alterou muito o estilo moderno do SUV. A plástica mudou basicamente a dianteira, que segue marcada pelos faróis diurnos extrafinos de LED que ficam unidos pela barra cromada da grade. O desenho mantém as formas, mas a grade está razoavelmente maior e fora do padrão atual da Chevrolet.


Isso ocorre porque o novo Captiva tem exatamente as mesmas formas do seu irmão gêmeo chinês, o Baojun 530. Repare na foto abaixo que os dois SUVs são idênticos, substituindo apenas o preenchimento da grade e os escudos. O mesmo ocorre na cabine. O painel dos modelos é igual e tem como destaque a multimídia com tela vertical de 10,4 polegadas.


A atual geração do Captiva estreou em 2019 e, na época, chegou a ser cotada para chegar no Brasil em 2021. Contudo, o SUV (aparentemente) está fora dos planos da GM para o país. No momento, a montadora desenvolve a nova geração da minivan Spin, além das futuras S10 e Trailblazer. A GM também trabalha em uma picape para substituir a Montana.

* Diogo de Oliveira/Jornal do Carro.

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