segunda-feira, 22 de novembro de 2021

>>> KOMBI TELESP


Kombi original da Telesp é ressuscitada após 36 anos e mantém até escada

A Telecomunicações de São Paulo S/A (Telesp) foi a empresa responsável pela operadora de telefonia do sistema Telebras no estado de São Paulo entre os anos de 1973 e 1998, uma época em que ter um telefone fixo instalado em casa era motivo de emoção e status. Pois foi exatamente neste contexto que o comerciante e colecionador de carros antigos de São Bernardo do Campo (SP) Nelson Massahiro Ninomiya conseguiu chegar até a sua Volkswagen Kombi Furgão 1985 que operou na extinta operadora de linha telefônica.


Com uma predileção por carros da marca alemã, já passou pelas mãos modelos como Gol, Santana, Quantum, Kombi e Fusca. Tudo começou, nos anos 80, quando abriu com seu pai um comércio, e precisava urgentemente de um telefone, após um ano sem o aparelho. Era um período que uma simples linha telefônica era inviável até para empresários, e Nelson conquistaria a sua primeira linha telefônica. Uma Kombi idêntica a que ele tem hoje foi usada para fazer as instalações no comércio. "Lembro-me que isso ficou na minha cabeça e foi uma emoção muito grande e, desde então, a paixão por carros da Volkswagen só aumentava, principalmente por fazer parte de um passado de dificuldades e superação", relata.


Foi o destino que se encarregou de uni-lo ao exemplar de 1985, adquirido em 2020. O empresário estava 'garimpando' uma Kombi a diesel, mas através de amigos conseguiu uma ponte para a aquisição da Kombi da Telesp. "De cinco possíveis compradores, o vendedor deu prioridade a mim, pois eu tinha consciência do estado geral e estava disposto a levá-la para casa e começar uma restauração completa", revela. O exemplar é um autêntico representante da antiga operadora de telefonia de São Paulo e traz em seu IPVA de época o número de série 4-558.


Sonho realizado. A outra parte dele estaria no desafio de restaurá-la nos mesmos 'moldes' de quando era nova. As portas estavam enferrujadas e foram trocadas pelas de um modelo igual de 1985, assim como o assoalho. As rodas também apresentavam pontos de ferrugem e, por segurança, o dono optou por substitui-las. Logo, a carroceria foi lixada e ganhou tratamento anticorrosivo. Já o antigo e cansado motor boxer de 1,6 litro a ar de 52 cv foi todo refeito com peças originais Volkswagen e esbanja saúde e força com a ajuda de um caixa de quatro marchas revisada para empurrar os 1.166 kg de peso bruto do veículo.


Através das redes sociais e fóruns de grupos de antigos funcionários, Nelson fez amizade com Pedro Luiz Camarotto, que atuou na Telesp e descobriu, através de documentos antigos, todo o histórico, incluindo o número original da Kombi '4-558". O curioso é que Camarotto, que faz parte da organização do encontro mensal Ribeirão Old Classic (Complexo Ayrton Senna, todo 4º domingo de cada mês), é dono de um Fusca da Telesp e também mora no mesmo bairro onde mora Nelson. "Os veículos eram identificados por código e não por placa. Por exemplo, o (LA) referia-se a linhas e aparelhos; (TUP), telefones de uso públicos; (OL), atendimento da região leste até centro e (402) designava seção de de linhas e aparelhos e telefones públicos", explica Nelson. A 'cereja do bolo' ainda estava por vir: o rack original com as escadas, que foram adquiridos também de 'telespianos' - gíria dada a ex-funcionários da antiga companhia de telefonia de São Paulo.

Toda a parte da tapeçaria também foi restaurada respeitando o mesmo padrão original e, para que Nelson se sentisse mais 'em casa', ganhou do novo amigo um vasto e invejável acervo de itens da empresa como documentos, fotos antigas, adesivos e até jaleco e boné que funcionários antigos usavam. Foram sete meses de dedicação para resgatar e dar sobrevida ao respeitado exemplar da Telesp. Para o empresário, o resgate de um sonho de infância. Quem também se emocionou com a restauração foram os antigos proprietários. "Eles ficaram com ela por 24 anos sem condições de poder restaurar. Prometi que a deixaria toda original e que, quando terminasse, eles seriam as primeiras pessoas a vê-la, relembra Nelson.

* Fernando Garcia/Portal Na Garagem.

Nenhum comentário: