segunda-feira, 27 de março de 2023

>>> SETRA MULTICLASS 500 LE


Setra apresenta os novos ônibus Multiclass 500 LE

Após a estreia da nova geração dos ônibos rodoviários Setra ComfortClass 500 e TopClass 500, a Setra abre agora um novo capítulo neste segmento com os ônibus interurbanos de piso baixo desenvolvidos da série MultiClass 500 LE.


O novo MultiClass 500 LE oferece uma ampla gama de produtos, agora baseado em quatro modelos. Como veículos de piso baixo (LE), o quarteto combina dois mundos: conveniência de piso baixo e conforto de viagem. Até mesmo à frente do eixo traseiro, tem um desenho de piso rebaixado consistente e impressiona pela entrada e saída rápida e cômoda na seção dianteira. Três baixos degraus levam à seção traseira na frente do eixo traseiro. Com tecnologia de ônibus de turismo para a direção e o chassi, ele também define padrões de conforto para viagens longas.

A gama MultiClass 500 LE inclui modelos de ônibus de serviço regular com comprimentos de 10,51 a 14,52 metros e dois eixos, bem como três eixos. Eles abrangem aplicações que vão desde o transporte urbano até o transporte intermunicipal de longa distância em regiões pouco povoadas. Isso significa que a nova geração de ônibus é comprovada e testada no setor de transporte tradicional regular e escolar, fornecendo serviços de transporte ou alimentação e viagens de empresa.


O Setra é sinônimo uma aparência fascinante e duradouro – mesmo com um veículo prático de entrada baixa. O exterior do novo MultiClass 500 LE já está deliberadamente dividido em duas seções de veículo. Ambos os segmentos são conectados por um amplo perfil vertical. A clara divisão da área de passageiros, por assim dizer, em assentos dianteiros e traseiros, faz com que o exterior dos novos ônibus interurbanos pareça menos pesado.

Graças aos pilares A arredondados com guarnição escura na frente e aos perfis de canto de formato igual na parte traseira, os ângulos quadrados convencionais se resolvem em formas suaves e fluidas. O teto parece flutuar sobre a carroceria do ônibus intermunicipal. O resultado é um design único, arejado e leve.


À frente, o MultiClass 500 LE assume o novo visual diferenciado Setra que a marca introduziu nos atuais ônibus rodoviários. À esquerda e à direita, acima das rodas dianteiras, o elemento característico da marca aponta para a origem do novo MultiClass 500 LE – é um Setra genuíno. Isso também é demonstrado pelo logotipo da marca na extremidade traseira de formato igualmente marcante.

A extraordinária variedade do novo Setra MultiClass 500 LE começa na escolha das portas. Para a entrada um, uma porta de uma folha está disponível em duas larguras e – uma novidade – uma porta dupla ainda mais larga também pode ser selecionada. A entrada dois pode ser personalizada como porta de uma folha ou dupla. Todos os modelos podem ser fornecidos com uma terceira porta atrás do eixo traseiro a pedido.


Dependendo da respectiva posição da porta e variante da porta, as empresas podem escolher entre portas giratórias para fora e para dentro e portas de batente/corrediças para atender a sua aplicação individual. A gama de rampas para passageiros com mobilidade reduzida é igualmente generosa. Pela primeira vez, uma rampa dobrável mecânica para a porta um também está disponível.

Parte dianteira totalmente rebaixada, plataformas à esquerda, à direita ou em ambos os lados na direção da marcha – o novo Setra MultiClass 500 LE quase não tem limites quando se trata de designs de compartimento de passageiros. O interior é prático e acolhedor, desde as divisórias de vidro de altura total e meia em diferentes designs, revestimentos de parede lisos com folhas decorativas ou superfícies aconchegantes de lã de agulha até a combinação de painéis claros e escuros. Os assentos são igualmente diversos, com designs que vão desde os requisitos urbanos aos turísticos.


O aquecimento, ventilação e climatização do Setra MultiClass 500 LE são adaptados às suas necessidades. Se o controle do clima for desejado, o primeiro estágio de expansão é um cockpit do motorista com ar-condicionado. Se o controle de temperatura da área de passageiros for suficiente em regiões com clima ameno, uma nova versão chamada EvoCool light Basic com dois módulos de ar-condicionado montados no teto é ideal. O clássico sistema de ar condicionado EvoCool Basic é particularmente potente. Como equipamento especial, é possível equipar o veículo com saídas de ar e luzes de leitura em conjunto com o sistema de ar-condicionado montado no teto.

O cockpit do motorista é tão variado quanto o compartimento de passageiros. Existem três diferentes modelos à escolha: Cockpit City (cidade) de acordo com as especificações do VDV (Verband Deutscher Verkehrsunternehmen, Associação das Empresas de Transporte Alemãs) e Cockpit Basic City (cidade/intercidades) ou Cockpit Basic (intercidades) que se equipara aos ônibus rodoviários.

Independentemente do cockpit, o novo MultiClass 500 LE oferece suporte ao pessoal de direção. Isso começa com o sensor de chuva e luz padrão e continua com o freio de estacionamento eletrônico padrão. O sistema opcional de câmera de 360° oferece visibilidade total perfeita ao manobrar e em espaços apertados. Graças a este sistema, transeuntes, ciclistas e obstáculos que de outra forma são difíceis ou impossíveis para o motorista também podem ser detectados. A iluminação ambiente para marcha à ré também está disponível como um suporte significativo para as manobras.


Em conjunto com a transmissão manual GO 250 8 PowerShift totalmente automatizada, o motorista é apoiado pela versão mais recente do controle de cruzeiro inteligente e econômico Predictive Powertrain Control (PPC). Ele integra um estilo de direção no sistema de câmbio automático que foi adaptado à topografia. O material cartográfico agora cobre quase todas as estradas extraurbanas da Europa, além de rodovias e estradas principais. O PPC leva em consideração cruzamentos e rotatórias e está vinculado ao controle de cruzeiro adaptativo. Com base nos mapas armazenados, o PPC reduz automaticamente a velocidade ao entrar em cidades, antes de curvas em estradas secundárias com um raio estreito ou obstáculos como rotatórias e pontos de parada ou prioridade.

Cada Setra também é um ônibus de segurança genuíno. Um exemplo no novo MultiClass 500 LE é o Preventive Brake Assist 2, a próxima geração do primeiro assistente de freio ativo do mundo para ônibus especializados de serviço regular. O Preventive Brake Assist 2 usa uma combinação de sensores de radar de curto e longo alcance e uma câmera para responder a objetos estacionários e em movimento, incluindo pedestres e ciclistas. O sistema pode processar vários objetos ao mesmo tempo. Dentro dos limites do sistema, a detecção de objetos fora da estrada é aprimorada e os falsos avisos são minimizados.

O sistema de assistência ao motorista avisa em caso de colisão com objetos estacionários ou em movimento. Além disso, inicia simultaneamente uma manobra de frenagem com frenagem parcial. A série de advertências e aplicação de freio foi projetada precisamente para uso em serviço regular e, portanto, para proteger os passageiros em pé. O Preventive Brake Assist 2 estará disponível como opção a partir da primavera de 2024.

O acionamento do Setra MultiClass 500 LE é baseado em componentes econômicos e comprovados. Na traseira do veículo de dois eixos, o motor OM 936 de seis cilindros em linha de 7,7 litros. O modelo está disponível em duas variantes de potência: 220 kW (299 cv) e 260 kW (354 cv). O MultiClass S 518 LE de três eixos está equipado com o motor OM 470 de seis cilindros em linha de 10,7 litros. Tem uma potência de 290 kW (394 cv). Dependendo do modelo, a ampla seleção de câmbio: inclui um câmbio manual, um câmbio manual automatizado e câmbio automático com conversor de torque das marcas Voith e ZF.

O MultiClass 500 LE com o OM 936 em combinação com a unidade de acionamento opcional é ainda mais econômico. Um motor elétrico entre o motor e a transmissão opera como um alternador no modo de ultrapassagem ou frenagem e gera eletricidade sem consumo de combustível. É armazenado em dois módulos de armazenamento no telhado. Em situações de carga, como ao arrancar, o motor elétrico de 14 kW suporta o motor de combustão com esta energia. Portanto, consome menos combustível.


Tal como a série anterior, o novo Setra MultiClass 500 LE também é fabricado na fábrica da Daimler Buses Hosdere, perto de Istambul, na parte europeia da Turquia. O início da produção dos tamanhos tradicionais de veículos de dois eixos com comprimentos de cerca de 12 e 13 metros está planejado para o outono de 2023. O compacto S 510 LE e o S 518 LE de três eixos devem seguir a partir do início de 2024.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

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