sexta-feira, 18 de agosto de 2023

>>> DAIHATSU VIZION-F CONCEPT


Daihatsu Vizion-F Concept é uma abordagem moderna do antigo Gran Max

O Gaikindo Indonesia International Auto Show abriu suas portas com algumas estreias interessantes de conceitos e modelos de produção, principalmente focados na região da Ásia. A exibição mais legal no estande da Daihatsu é o Vizion-F, um conceito de LCV totalmente elétrico baseado no Gran Max.


A montadora foi tímida em detalhes, mas disse que o conceito Vizion-F é um VCL compacto equipado com um trem de força elétrico a bateria. O objetivo do conceito é mostrar “novas possibilidades de eletrificação de veículos comerciais” para a crescente economia da Indonésia. Foi projetado e produzido localmente pela Astra Daihatsu Motor (ADM), baseado no Gran Max Van.


Do lado de fora, é realmente difícil dizer que o futurista Vizion-F é um Gran Max re-encorpado e eletrificado, embora os modelos apresentem uma pegada e proporções muito semelhantes. O pequeno furgão elétrico tem um design limpo com unidades de iluminação LED finas em ambas as extremidades. O para-choque dianteiro não possui entradas de ar, com um padrão pontilhado contendo um logotipo EV amarelo, enquanto o emblema Daihatsu é iluminado. O para-brisa está visualmente conectado às janelas laterais graças aos pilares A pretos, com um par de portas deslizantes operadas eletricamente que dão acesso ao compartimento de armazenamento.



Os vídeos de apresentação do conceito revelam uma enorme tela de infoentretenimento sensível ao toque semelhante à Tesla e um painel de instrumentos digital menor. Outras características internas incluem estofamento preto, branco e amarelo, o seletor de caixa de câmbio sensível ao toque embutido no apoio de braço central e o banco do passageiro da frente que se dobra, criando uma bandeja útil com porta-copos.


O Daihatsu Grand Max foi lançado em 2007, mas continua à venda no Japão e na Indonésia após um leve facelift. O LCV também serve como base para os gêmeos Toyota LiteAce/TownAce e Mazda Bongo. A versão de produção está disponível exclusivamente com motores a gasolina de 1,2 litro e 1,5 litro, mas o conceito elétrico sugere que uma variante de emissão zero é tecnicamente possível.


A Daihatsu tem uma “abordagem de caminhos múltiplos” para alcançar a neutralidade de carbono na Indonésia, semelhante à estratégia da Toyota. A empresa planeja oferecer veículos com motor de combustão com baixo consumo de combustível, juntamente com híbridos e EVs, mantendo o compromisso com a produção local.

***

Nenhum comentário: