VMC lança seus primeiros caminhões elétricos
A Vicinity Motor Co., fabricante canadense de caminhões elétricos pouco conhecida, lançou no mercado norte-americano seu primeiro caminhão Classe 3. Agora, a empresa está procurando desenvolver uma rede de distribuição nos principais mercados do Canadá e, para isso, trouxe uma seleção de seus caminhões para um evento em Vaughan, Ontário, num esforço para desenvolver esses relacionamentos. A VMC fez parceria com a empresa de consultoria DSMA para desenvolver sua rede de concessionárias.
“Achamos que um ajuste perfeito é um revendedor atual, que negocie frotas”, disse o diretor da empresa Rick Kingdon. “A VMC está procurando por distribuidores que sejam sofisticados, tenham seus próprios sistemas implantados e seus próprios relacionamentos com os usuários finais.” Como o VMC 1200 é um caminhão adequado para entregas locais e outras aplicações urbanas, a empresa está procurando estabelecer uma rede com presença nos principais mercados canadenses, como Calgary, Edmonton, Toronto, Montreal e até mesmo nas províncias do Atlântico.
A VMC começou em 2008 como fabricante de ônibus de médio porte e afirma possuir 90% do mercado canadense de ônibus nesta categoria da qual participa. A plataforma de ônibus EV da VMC e a arquitetura relacionada foram facilmente adaptáveis ao mercado de caminhões comerciais, e assim nasceu o VMC 1200.
Um trilho de estrutura transparente e a parte traseira da cabine foram mantidos para simplificar a instalação de uma ampla gama de carrocerias para melhorias, observou Brent Phillips, diretor sênior de vendas da VMC. Ele comparou a cabine e o chassi ao Lego – uma plataforma sobre a qual os clientes podem facilmente construir qualquer tipo de veículo que desejarem.
O interesse inicial veio de empresas nos segmentos de pequenas entregas e paisagismo, com clientes em busca de plataformas planas, carrocerias e furgões. Mas algumas indagações surpreenderam até a própria VMC. Um cliente em potencial queria reformar um baú e convertê-lo em uma pizzaria móvel para dar suporte à sua localização física, lembrou Umrao Nagi, diretor de operações de serviço.
O destaque das demonstrações foi a oportunidade de levar o VMC 1200 para a estrada. Cada modelo em exibição foi baseado em uma especificação padrão, sendo a única diferença a gama de carrocerias anexadas. Primeira impressão ao entrar na cabine: o VMC 1200 é um caminhão movido a baterias, não um EV que está tentando ser um caminhão. O interior é funcional com acabamentos atraentes, mas não será confundido com um veículo de luxo. É desprovido de truques. Você não encontrará um tablet do tamanho de uma TV montado no painel para distrair o motorista.
Também não encontrará outros conceitos futuristas, digamos, por exemplo, um assento posicionado no centro da cabine. O interior do caminhão é familiar e confortável para qualquer pessoa acostumada a dirigir caminhões de trabalho tradicionais – e isso foi planejado. “Trabalhamos com um parceiro no projeto da cabine”, explicou Phillips enquanto subíamos. “É muito espaçosa, ergonômica e confortável. Sem frescuras – é um caminhão de trabalho.”
O layout do painel é uma combinação intuitiva de mostradores digitais e medidores tradicionais. O para-brisa e os vidros laterais são amplos, para dar ao motorista uma excelente visão da estrada ou do local de trabalho.
A transição de um caminhão movido a diesel ou gasolina para o VMC totalmente elétrico é intuitiva e sem esforço. A frenagem regenerativa não lançará o motorista para frente ao soltar o acelerador. Também não é ajustável de dentro da cabine, então há uma configuração a menos para o motorista mexer. A única surpresa para quem não está acostumado a dirigir um EV será a falta de ruído e torque instantâneo.
As comparações de EVs comerciais com carrinhos de golfe superdimensionados estão ficando cansativas, mas a analogia é usada em demasia porque funciona. O que se destacou como diferencial em relação a outros EVs comerciais é o silêncio da cabine, o que sugere uma construção sólida. O silêncio de um trem de força EV revela muitos pecados em termos de construção da cabine - você ouve cada guincho e barulho que um motor de combustão interna normalmente abafaria. O VMC produz um passeio extremamente silencioso e com muito pouco ruído.
Pode ser um interior simples, mas os recursos padrão incluem ar-condicionado, direção inclinada, vidros e travas elétricos, entrada sem chave e assentos para três pessoas. O exterior frontal de aparência descolada do VMC oferece um aceno às raízes dos ônibus da empresa. De rosto plano e olhos esbugalhados, não é o design mais agradável esteticamente, mas é uma oferta funcional excelente para entregas no centro da cidade ou locais de trabalho lotados.
A classificação de peso bruto do veículo é de 6.000 kg. A velocidade máxima é de 104 km/h e a potência máxima é de 120 kW ou 160 cv. Seu alcance totalmente carregado é de 240 km, diz a empresa, mas é provável que o caminhão seja colocado em ciclos de trabalho vazios por pelo menos uma parte da rota.
A VMC optou por não entrar no jogo do carregador, permanecendo independente da marca e deixando a frota decidir sobre o melhor carregador de nível 2 ou 3 para suas próprias necessidades. Ambos são compatíveis. Uma carga completa leva cerca de cinco a sete horas se estiver usando um carregador de nível 2, enquanto um nível 3 pode ser feito em apenas 2,5 horas.
O VMC 1200 é um caminhão versátil, compatível com uma ampla gama de tipos de carroceria e já está disponíveis para encomendas diretamente com o fabricante.
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