Ford revela a nova geração do Nugget, pequeno motorhome baseado no Transit Custom
O Ford Nugget pode ser uma novidade no Brasil, mas na Alemanha é uma proposta com uma história que se prolonga por três décadas. Só muito recentemente a Ford começou a expandir a comercialização do Nugget para outros mercados.
O novo Ford Transit Custom Nugget encontrou ainda formas de arrumar a mesa e as cadeiras. A primeira ganha um compartimento na porta lateral deslizante, enquanto as segundas podem ser arrumadas na tampa traseira. Há ainda cortinas opacas de enrolar nas janelas e o teto basculante conta com um novo tecido auto dobrável para simplificar a descida.
A ideia por trás do novo Ford Nugget pode ser de escapar da vida corrida nas grandes cidades, mas não significa que tenhamos que nos desligar do mundo. Ele traz de série um modem 5G que permite carregar os smartphones sem fios (tem ainda Apple CarPlay e Android Auto sem fios). Tem até a possibilidade de garantir alguma independência energética, caso optemos pela instalação de um teto solar (350 W).
Outra novidade é a adição de uma tela sensível ao toque de 7 polegadas na área de estar que permite verificar e controlar facilmente o aquecimento, os níveis de água, o nível da bateria e a iluminação (em LED). Além disso, graças a uma aplicação Bluetooth, podemos usar o nosso próprio smartphone como um controlo remoto para as funcionalidades do habitáculo.
O Ford Nugget será lançado no mercado europeu primeiro com o conhecido bloco 2.0 EcoBlue (Diesel) de 170 cv, associado a uma caixa automática de oito velocidades. A grande novidade será a introdução de uma versão híbrida plug-in (PHEV), uma estreia bem-vinda na história deste pequeno motorhome. Vai compartilhar com o Ford Kuga PHEV — o híbrido plug-in mais vendido da Europa em 2021 e 2022 — a plataforma híbrida. Isto significa que vai combinar um motor a gasolina de 2,5 l de capacidade com um motor elétrico, para uma potência máxima combinada de 232 cv.
Não foi divulgada ainda a autonomia que a bateria de 11,8 kWh (capacidade líquida) permitirá ao Nugget alcançar em modo 100% elétrico, mas devido às dimensões e massa bem superiores, certamente será inferior aos 67 km do SUV.
Outra novidade no Nugget é a presença de uma suspensão traseira independente que promete contribuir para maiores níveis de conforto e refinamento a bordo. E está ainda prevista uma variante inédita, com tração nas quatro rodas.
O Ford Transit Custom Nugget será comercializado inicialmente na Alemanha com preços a partir de 76 500 euros.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário