quarta-feira, 8 de novembro de 2023

>>> REBOQUE PARA 1.000 TONELADAS


Mercedes Arocs SLT 4463 AS 8×6, um gigante preparado para rebocar 1.000 toneladas de carga

A Mercedes-Benz Trucks entregou um caminhão especialmente convertido para transporte pesado (SLT) à empresa Viktor Baumann. A carga máxima do reboque do novo Arocs SLT 4463 AS 8×6 é de 1.000 toneladas. Para o transporte de cargas de grandes dimensões, o caminhão irá circular em combinação com vários caminhões acoplados. O peso bruto combinado, como é chamado o peso combinado de todos os veículos de empurrar e puxar e da carga, pode, portanto, ser significativamente superior a 1.000 toneladas. Viktor Baumann é especialista em tais aplicações. No futuro, a empresa de transporte pesado utilizará seu novo caminhão para o transporte de transformadores e trocadores de calor.


O Arocs SLT 4463 AS 8×6 é o único caminhão com tração integral da série de modelos Arocs e com cabina larga. A cabine BigSpace adaptada permite a operação por duas pessoas durante trabalhos longos. Esta importante etapa do processo de conversão foi realizada pela empresa Paul Nutzfahrzeuge. Também estiveram envolvidos na conversão do veículo o parceiro contratual da Mercedes-Benz Trucks, RKG TruckService, a fábrica da Mercedes-Benz Wörth e a fábrica de conversão da Mercedes-Benz Molsheim.

Um caminhão especial para tarefas especiais

Nas aplicações extremamente pesadas da Baumann, dois, três ou mais caminhões acoplados puxam uma plataforma de múltiplos eixos, como uma carregadeira baixa ou uma ponte de viga, pela frente, enquanto outro caminhão empurra pela parte traseira. O novo Mercedes-Benz Arocs SLT 4463 AS 8×6 com uma carga de reboque de até 1.000 toneladas no acoplamento de reboque foi concebido como último veículo de reboque e, portanto, como ligação ao reboque. O transporte dessas cargas é necessário, por exemplo, para levar ao seu destino mercadorias pesadas, grandes e indivisíveis, como trocadores de calor ou transformadores de corrente.


O veículo já contava com chassi reforçado e transmissão adequada de fábrica. Com um eixo dianteiro adaptado, acoplamentos reforçados instalados na dianteira e traseira e o controle deslizante reforçado, os pré-requisitos técnicos para operações pesadas foram criados na fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em Molsheim. Para aumentar a pressão sobre as rodas e assim aumentar a tração, uma chamada plataforma de lastro foi instalada em Paul Nutzfahrzeuge, na Baixa Baviera. A equipe de conversão da Paul também implementou a conversão extensiva para a cabine larga.


Em meados de outubro de 2023, pouco menos de um ano após a produção do veículo inicial, o caminhão especialmente convertido regressou a Wörth am Rhein. Dentro do prazo para entrega, especialistas da TÜV aprovaram o veículo para fins especiais de acordo com §13 EG-FGV. O veículo está, portanto, imediatamente pronto para uso e, logo após a entrega, segue ao longo do Reno até a sede de Viktor Baumann, entre Bonn e Colônia.


Com mais de 130 anos de experiência, a Viktor Baumann considera-se um dos principais especialistas em serviços pesados na Alemanha. Na sede da Baumann, a equipe já está planejando a próxima operação de transporte utilizando a forte nova adição à sua frota. As próximas rotas são calculadas ao centímetro, com atenção especial aos pontos-chave, como pontes, curvas fechadas ou declives. Assim que todas as homologações necessárias forem obtidas, o novo Mercedes-Benz Arocs SLT 4463 AS 8×6 de 625 cv estará na estrada pela primeira vez. Muito provavelmente, ele circulará à noite, juntamente com outros caminhões, atingindo um peso bruto combinado de bem mais de 1.000 toneladas.

Etapas de conversão em detalhes

Os pedidos especiais dos clientes são implementados pela organização empresarial Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks (CTT) na maior fábrica de conversão de camiões Mercedes-Benz. Na fábrica em Molsheim, na França, o veículo recebeu um eixo adicional e assim se tornou um veículo 8×6 de quatro eixos. Além disso, a modernização incluiu engate de quinta roda, controle deslizante para serviço pesado e acoplamentos de reboque para serviço pesado. Na frente é montado o acoplamento robusto Rockinger tipo 56e. Na parte traseira o cliente pode montar o acoplamento de reboque Rockinger tipo RO58E de 1000 toneladas. Atrás da cabine foi instalado um sistema de refrigeração montado na parte traseira, além de um tanque de combustível de 900 litros e o sistema hidráulico de direção do semirreboque. Após cerca de 14 semanas, os pré-requisitos para o trator pesado foram atendidos e a conversão em Molsheim foi concluída.


Como importante parceiro da Mercedes-Benz Trucks, a Paul Nutzfahrzeuge GmbH cuida da carroceria e da conversão de veículos comerciais e fornece soluções para veículos para fins especiais. No caminhão pesado da Baumann, a equipe de conversão de Paul substituiu a cabine StreamSpace com largura de 2,3 metros pela cabine larga BigSpace com largura de 2,5 metros. A nova cabine possui um pequeno túnel do motor de aprox. 100 mm para não exceder a altura total permitida de quatro metros. Para isso, o veículo também foi rebaixado na frente. Como resultado da substituição da cabina, foi necessário adaptar o equipamento interior, incluindo painel de instrumentos, cama e gavetas.


A empresa Paul também instalou uma torre adicional com caixas de arrumação atrás da cabine e montou a plataforma de lastro da empresa Greiner. Um total de aprox. 9.500 peças foram instaladas ou substituídas recentemente. Para manter o carácter e as propriedades de um camião com a famosa estrela, foram utilizados tantos componentes da série Mercedes-Benz Trucks quanto possível para esta encomenda especial. A implementação destas etapas de conversão demorou cerca de quatro meses.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

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