Mercedes-Benz Marco Polo comemora 40 anos
Há 40 anos, um explorador veneziano tornou-se o homónimo de uma nova autocaravana da Mercedes‑Benz: o primeiro Mercedes-Benz Marco Polo estreou-se em 1984, na altura baseado no “Bremer Transporter”. Desde então, o Marco Polo tem proporcionado a muitos viajantes excelentes recordações de viagens – da Europa à Ásia. E também evoluiu – em termos de funcionalidade, conforto e estilo. E seu futuro? Será eletrizante.
Na década de 1980, o primeiro Marco Polo foi um dos campistas compactos que definiram o segmento. Seus traços característicos: o capô curto, a pintura bege bahama e o interior bege-marrom, considerado um “must-have” para os campistas mais exigentes da época. Como o veículo básico T1 foi inicialmente produzido em Bremen, foi apelidado de “Bremer Transporter”. Com 2,97 metros de altura, o primeiro Marco Polo era uma visão imponente. Um facelift ocorreu em 1988.
O conceito básico de vida do Marco Polo permaneceu inalterado desde a primeira geração. Ainda inclui cama de teto, combinação banco/beliche na traseira, bancos giratórios do motorista e do passageiro dianteiro, kitchenette com pia, fogão e box de geladeira, além de módulos de armários e gavetas.
Em 1996, a redução da altura para menos de dois metros e a introdução de um teto retrátil tornaram a segunda geração do Marco Polo – baseada na variante Vito. Ao mesmo tempo, o interior tornou-se consideravelmente mais funcional: a combinação assento/beliche na parte traseira foi montada num sistema de calhas e podia ser movida. Os armários foram equipados com práticas persianas. A mesa podia ser arrumada no forro da porta de correr e havia acesso livre à parte traseira graças a um freio de estacionamento acionado com o pé. Um facelift ocorreu em 1999.
Em 2003, a terceira geração do Marco Polo, baseada no Viano, progrediu ainda mais em termos de funcionalidade e estabeleceu novamente novos padrões no segmento de autocaravanas. Um teto retrátil operado eletricamente, uma confortável cama de teto com elementos de mola elástica – premiado com o selo de aprovação “Aktion Gesunder Rücken” por seu design amigável para as costas – e um banco corrido com encostos rebatíveis eletricamente, bem como almofadas de ar no apoios de assento para melhor suporte lateral foram apenas algumas das inúmeras melhorias. Um facelift ocorreu em 2010.
Desde 2015, o Marco Polo é apresentado na sua forma atual, baseado no Classe V. A quarta geração do Marco Polo, baseada no MPV Classe V, estabeleceu novos padrões em termos de estética e conforto. O interior foi transformado num lounge exclusivo, desde o cockpit até à área de estar. Os destaques também incluíram e ainda incluem piso com aparência de iate, iluminação interior LED atmosférica – incluindo iluminação ambiente opcional – e uma ampla seleção de elementos decorativos de alta qualidade e estofados. Desde a renovação em 2019 e as atualizações subsequentes, o Marco Polo também oferece ainda mais tecnologia, incluindo o inovador sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e a avançada unidade de controlo de campista MBAC (Mercedes-Benz Advanced Control), que transforma transformar o veículo em uma casa inteligente para viajantes e nômades digitais.
O novo Classe V Marco Polo, que foi apresentado no verão de 2023 e que celebrará o seu lançamento no mercado este ano, dá continuidade a este desenvolvimento. Entre outras coisas, impressiona com uma aparência de qualidade ainda superior no exterior e no cockpit, bem como um MBUX e MBAC aprimorados, que agora oferecem novas funções, como o controle inteligente do controle de nível AIRMATIC no modo campista. O novo modelo permite, portanto, uma experiência de glamping incomparável.
Desde o ano passado (2023), o chamado Módulo Marco Polo completou a família Marco Polo no segmento de entrada. Ele transforma as pequenas vans com a estrela, incluindo a Classe T, em micro campistas em pouco tempo. O módulo está localizado no porta-malas do veículo e é fixado com olhais de fixação. O módulo consiste em uma unidade de cama padrão para duas pessoas e uma unidade de cozinha opcional com pia e fogão a gás de botija. Se desejar, uma caixa de geladeira também pode ser adicionada e acomodada no móvel da cozinha. Outros opcionais incluem bateria auxiliar, Sleeping Package com elementos blackout e grades de ventilação com mosquiteiros nos vidros e bolsas nas janelas que podem ser instaladas entre os pilares C e D; também uma mesa e cadeiras de camping. A mesa vem com dois pés diferentes. Isto significa que pode ser instalado no exterior ou fixado na parte traseira.
O futuro do Marco Polo será a versão elétrica baseado na nova arquitetura modular e escalonável VAN.EA, “somente elétrica”, que será introduzida a partir de 2026. Com base na VAN.EA, o portfólio de RV também será eletrificado e expandido. Com base no VAN.EA, a Mercedes-Benz oferecerá de fábrica RVs totalmente elétricos de médio e grande porte no futuro. Juntamente com os seus parceiros internacionais de RV, a marca com a estrela planeia desenvolver o novo padrão da indústria para RV eléctricos.
* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário