BYD apresenta o Seal 06 DM-i Wagon
A BYD revelou no Salão de Xangai de 2025 o seu primeiro station wagon: Seal 06 DM-i Wagon. O novo modelo é uma variação do já conhecido Seal 06 DM-i, lançado em maio de 2024. Desde então já vendeu mais de 220 mil unidades na China, tornando-se num dos automóveis da marca mais populares no país. Agora, a BYD quer repetir o sucesso com uma versão wagon. Apesar das semelhanças visuais com o BYD Seal comercializado na Europa, importa sublinhar que o Seal 06 é um modelo distinto e exclusivo do mercado chinês.
O BYD Seal 06 DM-i mede 4850 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1505 mm de altura e conta com uma distância entre eixos de 2790 mm — é apenas 20 mm mais comprido que o sedã, e é também mais largo em 15 mm e 10 mm em altura, partilhando a distância entre-eixos.
Tal como o sedã, o novo Seal 06 Wagon é equipado apenas com motorizações híbridas plug-in — DM-i em linguagem BYD. São duas opções disponíveis e ambas recorrem à combinação de um motor a gasolina de 1,5 litros com 74 kW (100 cv) associado a um motor elétrico, que se distinguem pela potência — 120 kW (163 cv) ou 160 kW (218 cv) — e pela capacidade da bateria: 10 kWh e 15,9 kWh.
Ambas as baterias Blade da BYD recorrem à química LFP e as capacidades até são algo modestas quando as comparamos com as propostas híbridas plug-in mais recentes a chegar ao mercado europeu. As autonomias anunciadas refletem isso mesmo: 53 km e 83 km, respetivamente, no ciclo CLTC. Algo longe dos mais 100 km ou mais de modelos europeus.
O BYD Seal 06 DM-i Wagon deverá ser lançado na China até junho deste ano. Chegará à Europa? Atualmente o Seal 06 não têm presença fora da China, mas isso pode mudar com o novo modelo. Isto porque station wagons não têm grande expressão comercial na China. O mesmo não podemos dizer na Europa, especialmente na Alemanha, o maior mercado europeu e precisamente aquele em que a BYD não se tem conseguido se impor.
* Mariana Teles/Razão Automóvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário