O Torsus Praetorian é um ônibus diferente de qualquer outro e não recusa desafios
Provavelmente você nunca deve ter ouvido falar dele antes, mas o Torsus Pretorian é bem popular no seu país de origem e ostenta a fama de ser o ônibus off-road mais resistente do mundo.
Construído na Eslováquia, o Praetorian está em produção desde 2018, mas foi recentemente atualizado para o ano/modelo 2021. A potência vem de um motor MAN D08 turbodiesel de seis cilindros de 6,9 litros com 286 cv e 849 ft de torque, acoplado a uma transmissão automática de nove marchas da ZF.
O ônibus pode ser dirigido nos modos de tração traseira ou nas quatro rodas e tem um ângulo de abordagem de 32 graus, ângulo de saída de 26 graus e distância mínima do solo de 13,4 polegadas. De acordo com a Torsus, ele pode subir uma rampa de 33 graus de inclinação e atravessar com facilidade até um metro de profundidade.
O Praetorian é sustentado por um chassi MAN que foi atualizado para 2021. Ele acomoda até 35 pessoas e uma atualização importante feita para 2021 é a instalação de novas luzes LED. A Torsus também instalou degraus pneumáticos para facilitar o acesso, bem como um sistema de proteção contra incêndio para manter todos os ocupantes seguros.
O sistema de ar condicionado do Praetorian também é particularmente notável. Após extensos testes em áreas como o deserto de Great Sandy da Austrália, a Torsus diz que o sistema pode reduzir as temperaturas na cabine de 140 Fahrenheit (60 Celsius) para 85 Fahrenheit (29 Celsius) em apenas três minutos e para 68 Fahrenheit (20 Celsius) em 15 minutos com 35 pessoas a bordo. Além disso, o sistema de ar condicionado pode fornecer refrigeração ao motor em situações extremas. O sistema de aquecimento também permite que a cabine do Praetorian fique acima de 68 Fahrenheit em áreas de 14 Fahrenheit (-10 Celsius).
Embora o Torsus Praetorian não esteja disponível nos EUA, os preços começam com o equivalente a US$ 185.000 na Europa e sobem para US $ 445.000 para uma variante de expedição topo de linha.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário