Citroën lança Jumper que pode ser conduzido com CNH categoria B
A Citroën apresenta mais uma versão para o consagrado utilitário de grande porte Jumper, se consolidando como uma das principais referências no segmento VUL no mercado brasileiro. A linha já contava com as opções Furgão e Minibus e agora ganha a variante Cargo. Na nova versão, pessoas habilitadas com CNH categoria B poderão conduzir o veículo - uma novidade para o modelo! O lançamento mantém todos os atributos já conhecidos, como confiabilidade, versatilidade, desempenho, economia e conforto, que renderam à linha elogios por parte de proprietários e mídia especializada.
Para atender à legislação em relação ao enquadramento da CNH, foram realizadas algumas modificações no modelo, como a redução para até 3.500 kg de peso bruto total e a capacidade de carga útil em 1.311kg.
O novo Citroën Jumper Cargo carrega a fórmula de sucesso e satisfação dos demais membros da linha nos quesitos de conforto, tecnologia e TCO (Total Cost of Ownership ou, em português, Custo Total de Propriedade - é uma estimativa financeira projetada para avaliar os custos diretos e indiretos para manter determinado ativo), o que torna o utilitário leve o mais completo de sua categoria, a dos Furgões Grandes. Disponível em versão única e na cor Branco Banquise, o furgão chega às lojas com preço sugerido de R$ 225.990.
CONFORTO E TECNOLOGIA
Entre os itens de série destacam-se o ar-condicionado; Hill Assist; duplo airbag (inclusive para o passageiro); ESP (Controle de Estabilidade); abertura 270º da porta traseira e retrovisores elétricos.
Mas engana-se quem pensa que a lista de acessórios já inclusos acaba por aí. Computador de bordo e GSI (indicador de troca de marchas), tomada USB para carregamento de smartphone ou tablet, faróis com regulagem de altura de facho; vidros e travas elétricas, diversos porta objetos na cabine e porta luvas refrigerado, banco do motorista e volante com regulagem são mais alguns itens que facilitam a vida de quem passa o dia de um lado para outro no pesado trânsito dos centros urbanos brasileiros.
A regulagem de altura de banco e volante aliado a um posto de direção mais elevado e com a alavanca de troca de marchas situada no painel de instrumentos garantem um nível de ergonomia superior. Ao lado do banco do motorista, há um suporte de apoio para braços. Os assentos contam também com encostos para cabeça removíveis e reguláveis em altura. Tudo desenvolvido para minimizar o desgaste da jornada de trabalho.
Estes itens unidos ao suporte de mesa móvel ajustável tornam o interior do novo Citroën Jumper Cargo um verdadeiro escritório sobre rodas, facilitando na organização da rotina com documentos e anotações, assegurando mais agilidade para finalizar as tarefas.
Outro diferencial do novo Citroën Jumper Cargo são os porta-objetos. Abundantes e com grande capacidade de armazenamento, os espaços disponíveis são voltados para guardar pequenos objetos e vão desde um porta-luvas fechado com chave, passando pelos porta-objetos instalados no console central, até dois espaços acessíveis embaixo dos assentos.
O console central também está equipado com uma tomada de 12V e uma entrada USB muito bem-posicionadas para carregar smartphone, GPS ou mesmo um notebook ou tablet.
O design do novo Citroën Jumper Cargo vendido no mercado brasileiro está em linha com o atual modelo da Europa. A frente do furgão transmite imponência e robustez, graças à combinação única gerada pela grade, os grandes faróis e um capô com linhas salientes e amplo para-choque protetor.
O para-choque traseiro também se destaca no visual do furgão por suas dimensões. Sua posição baixa foi desenvolvida para uma maior facilidade no carregamento e descarregamento do veículo. Completando a região, o grupo ótico traseiro fica em uma posição alta e vertical.
Toda a sua arquitetura de compartimento de carga do modelo foi desenvolvida para privilegiar a proporção volume útil/gabarito, o que proporciona uma grande vantagem no dia a dia. A porta lateral deslizante, com 1.562 mm, permite acesso fácil ao compartimento e a colocação de materiais por meio de empilhadeiras. Já as portas traseiras, com abertura de até 270º, facilitam o carregamento e os movimentos ao redor do furgão.
Para completar, a distância entre caixas de roda de 1.422 mm e a largura interior máxima de 1.870 mm fazem do novo Citroën Jumper Cargo um veículo que se adapta facilmente a qualquer utilização, ideal para transportar todo tipo de mercadorias e grandes cargas com o máximo de versatilidade e praticidade.
MOTORIZAÇÃO & DESEMPENHO
O novo Citroën Jumper Cargo vem com o conhecido e premiado motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, de 130 cv a 3.500 rpm e um torque máximo de 34,7 kgfm a 1.750 rpm. O propulsor está associado à embreagem com comando hidráulico, que proporciona a manutenção da carga de acionamento do pedal e um menor custo de manutenção. A caixa de câmbio manual com seis velocidades (ML6C), foi desenvolvida e totalmente adaptada para as condições brasileiras.
Essa combinação é um dos segredos do desempenho de referência, capaz de obter maior rendimento com menor consumo de combustível sem perder agilidade, já que o motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi funciona a maior parte do tempo na sua faixa de eficiência máxima. Por essa característica, o propulsor de alta tecnologia é capaz de gerar a melhor relação performance x economia.
O BlueHDi é o responsável pelo baixo índice de emissão de poluentes. O mecanismo possibilitou que o novo Citroën Jumper Cargo se tornasse o veículo menos poluente em sua categoria e assegurou a conquista do selo B de eficiência energética no programa do INMETRO.
O BlueHDi é o sistema de pós-tratamento mais eficiente em termos de controle de poluição, incluindo óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas. O motor a diesel emite poluentes provenientes da combustão de hidrocarbonetos não queimados (HC), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas. Por meio do BlueHDi, estes componentes são eliminados em três etapas:
· Na primeira, hidrocarbonetos não queimados (HC) e monóxido de carbono (CO) são convertidos em água (H2O) e em dióxido de carbono (CO2) no catalisador de oxidação;
· Na segunda etapa, há a transformação de óxidos de nitrogênio (NOx) em água e nitrogênio por introdução de AdBlue® (mistura de água e ureia – equivalente ao Arla 32) dentro do catalisador SCR (Redução Catalítica Seletiva);
· Na terceira etapa, ocorre a redução de 99,9% do número de partículas, dentro do filtro de partículas.
Em questão de segurança e estabilidade na rodagem, o utilitário dispõe de equipamentos como o ESP (Eletronic Stability Program), que atua sobre a estabilidade do veículo e que inclui as funções do ASR (antipatinagem) e o Hill Assist (assistente de partida em rampa).
O furgão ainda é equipado com suspensão dianteira independente tipo Pseudo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, enquanto a traseira é composta por um eixo rígido com molas semielípticas e amortecedores hidráulicos.
ACESSÓRIOS E DIFERENCIAIS
O novo Citroën Jumper Cargo é o utilitário da categoria de Furgões Grandes, com volume de 13m³, mais completo à venda no mercado brasileiro e com o melhor TCO. Confira, abaixo, os destaques (a relação completa de itens está à disposição na ficha técnica do veículo):
· Freios com ABS;
· Airbag duplo frontal (com 3 pontos de proteção);
· ESP (controle de estabilidade);
· Hill Assist (Assistente de Partida em Rampa);
· GSI (Indicador de troca de marcha);
· Chave com telecomando;
· Computador de bordo;
· Piscas laterais no retrovisor;
· Porta-luvas com refrigeração;
· Retrovisores, travas e vidros elétricos;
· Tomada de recarga USB e 12V;
· Portas traseiras com abertura até 270º;
· Faróis com regularem de altura de facho;
· Apoio de braço do motorista;
· Banco do motorista com regulagem de altura;
· Volante com regulagem;
· Travamento seletivo do compartimento de carga;
· Suporte de escritório móvel.
* Press Release/Citroën do Brasil.
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