domingo, 12 de dezembro de 2010

>>> A KOMBI DO VETERAN

Kombi do Veteran Car Clube/RJ: a história de uma santa aquisição!
Definitivamente, nada nessa vida acontece por acaso. Prova disso é a recente aquisição pelo Veteran de uma Kombi Standard ano e modelo 1970.


Há muito tempo que se fala em adquirir um carro para o Veteran, pois sempre precisamos carregar nossas “tralhas” para a Praça XV, para o autódromo, para o evento do Forte e em muitas outras ocasiões, o que acaba sempre sobrando para os carros dos diretores e de amigos do Veteran.

Apesar desse desejo, sempre esbarrávamos em algumas questões práticas, tais como “falta dinheiro”, “não temos onde guardar” e outros tantos outros problemas. E, assim, fomos adiando esse sonho de muitos associados e diretores.


Porém, a história começou a mudar de figura quando o presidente Fernando Gameleira e o seu fiel escudeiro e Vice-presidente Gustavo Tostes passavam pela Rua Clarimundo de Melo, no Encantado, a caminho de uma oficina em Quintino. Do outro lado da calçada, em frente ao muro da linha de trem, na porta de uma oficina, lá estava ela, parada com uma enorme placa de VENDO colada nos vidros dianteiros e traseiros.


Ao entrarem na oficina, o responsável pela venda do veículo, foi logo dizendo o preço. Dissemos a ele que estava puxado, que seria para um Clube, e que poderíamos pensar em uma oferta após conversarmos com outros diretores. Ele se manteve irredutível por uma semana. Passamos lá outras tantas vezes, até descobrirmos que a Kombi pertencia a uma congregação religiosa, fora comprada 0Km com financiamento pelo Touring Club e, por muito tempo, fora o carro de uso de uma madre italiana que leva crianças para todos os lugares. Prova disso eram os diversos adesivos de santos colados no veículo, o crucifixo com ímã preso no teto e a N.S. Aparecida descansando no painel entre os vidors bipartidos dianteiros, atenta e virada para o interior do veículo.


Depois de muita insistência e da aprovação unânime da diretoria, era a hora de fazer a última e derradeira proposta. O Sr. João coçou a cabeça e disse sim. Gameleira e Gustavo se entreolharam em êxtase: a Kombi solteirona há 40 anos iria casar com o Veteran. E seria um verdadeiro utilitário para o Clube.


Na mesma hora, ambos começaram a fazer diversos planos para a revitalização do veículo, que está muito inteiro e precisa apenas de um ajustes dignos de um Veterano. Assim, antes mesmo de fechar o negócio, foram a São Cristóvão e conseguiram as calotas, as lanternas dianteiras e traseiras; os retrovisores originais foram doados pelo Roberto Ruschi; o Orlando das peças se prontificou a doar diversos itens para a Kombi; um pintor amigo se comprometeu a retocar o carro cobrando apenas o material e o mutirão começou a se formar. Mas a Kombi ainda não era do Veteran... um mero detalhe. Para Gameleira e Gustavo, o destino já estava selado. Depois, confirmaram que ela poderia ficar guardada no estacionamento do Posto onde fica o Veteran, sem custo adicional para o Clube. Tudo estava se encaixando.

Na data marcada, 21 de maio, Gustavo e o Henri foram encontrar com o Tesoureiro Firmino para pegar o dinheiro. Depois, Gustavo rumou para o Clube, onde Gameleira o esperava. Em seguida, foram para o Educandário São Pedro de Alcântara buscar a Irmã Maria José, diretora-presidente da instituição. De lá, rumamos todos para o cartório para o grande momento. A irmã comentou que estava muito feliz com o destino da Kombi e pressentia que esta estaria em boas mãos. Na hora de assinar o documento, faltavam o Estatuto e a Ata de Diretoria para confirmar que a Irmã Maria José assinava pela instituição. Gustavo rapidamente resolveu a questão, indo até ao Educandário.


O grande momento da assinatura do documento foi registrado em foto. A irmã disse que quer muito que as crianças do Educandário possam participar de algum evento de carro antigo e já foram convidados para o nosso encontro de 7 de setembro.

Depois, Gameleira foi com as irmãs até a oficina e de lá para o Educandário, levando ambas na Kombi. Lá, elas se despediram da Kombi a abençoando e desejando ao Veteran muitas felicidades com este veículo que teve uma vida de relevantes serviços e que continuará a ter.

Chegado ao Veteran pela primeira vez, Gameleira e Gustavo não resistiram e foram com a Kombi até o churrasco na oficina do Daniel, onde diversos associados puderam ver a Kombi que servirá ao Clube. Todos ficaram impressionados com o estado da mesma.


Agora, o Veteran irá preparar um projeto de patrocínio para a Kombi, que terá muita utllidade para o Clube. A ideia é fazer uma despedida de solteira, listando todos os itens que a Kombi precisa, para deixá-la novinha em folha, se Deus quiser. E, se depender da oração das irmãs, Ele há de querer.

* Matéria originalmente publicada no site oficial do Veteran Car do Rio de Janeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Eu estou procurando uma Kombi antiga em bom estado que eu possa alugar para fazer o transporte de algumas pessoas para um casamento. Seria um trajeto curto, de aproximadamente 5Km, em Niterói, RJ. Por acaso vocês tem algum contato nessa região? Obrigada,
Rebeca
rebecastx@hotmail.com