quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

>>> BLINDADO

Land Rover lança versão blindada do Discovery 4.
Clientes de alto poder aquisitivo, e que residem em regiões com índices de criminalidade elevados ou risco de conflito armado, acabam de ganhar mais uma opção de veículo equipado com blindagem original: o Land Rover Discovery 4. Trata-se do segundo modelo da gama Land Rover a vir com blindagem de fábrica. O outro é o luxuoso jipão Range Rover. O preço da versão blindada, batizada de Armoured (blindado, em inglês), não foi revelado pela montadora, mas para se ter uma idéia do valor cobrado por um Discovery 4 convencional no Reino Unido, ele parte de 36 mil libras esterlinas (R$ 95 mil), na opção de entrada GS, podendo custar até 49,7 mil libras (R$ 131,5 mil), na topo de linha HSE.


Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Land Rover e a empresa norte-americana Centigon, o Armoured é equipado com revestimentos de aço na carroceria e vidros balísticos, em conformidade com normas européias para esse tipo de veículo. Ele é capaz de suportar explosões de até 15 quilos de material, detonados próximos do veículo, e conta ainda com reforço no assoalho apto a resistir ao estouro de duas granadas de mão do tipo DM51, simultaneamente. A quantidade de peso acrescida ao SUV também não foi divulgada, apenas sua massa total: 3.550 quilos. O Armoured vem com o mesmo motor V8 5.0 litros, a gasolina, com injeção direta de combustível, de 375 cv e 52 kgfm de torque do Discovery 4 tradicional. O bloco está conectado a uma transmissão automática de seis marchas.


De acordo com a Land Rover, a suspensão do SUV teve de ser recalibrada para oferecer os mesmos níveis de estabilidade e dirigibilidade apesar do peso adicional. Os freios são a disco nas quatro rodas e contam com pinças de alumínio. Os pneus, por sua vez, vem com dispositivo Run-Flat e monitoramento de pressão. A lista de equipamentos opcionais inclui bateria sobressalente, intercomunicador, sirene e faróis com dispositivo de disparar flashes de luz, sistema anti-incêndio sob o capô, vidros escurecidos. A montadora britânica oferece garantia de 80 mil quilômetros ou 3 anos.

* Redação/Carsale.

Nenhum comentário: