segunda-feira, 20 de outubro de 2014

>>> INOVAÇÕES BRASILEIRAS


MAN Latin America apresentou inovações e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014

A MAN Latin America apresentou em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.
 
 
Entre os três veículos que foram expostos no já tradicional espaço dedicado à montadora no estande do Grupo MAN, estava o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do mercado brasileiro, em sua nova versão 8x2 V-Tronic. O modelo conta com seis toneladas a mais de carga por viagem do que a versão 6x2 e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado graças à tecnologia patenteada Smart Ratio, desenvolvida pela Engenharia da empresa no Brasil e que, associada à transmissão automatizada ZF AS Lite, proporciona otimização da troca de marcha.
 
 
Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.
 
 
“Na maior feira de veículos comerciais do mundo, não poderíamos deixar de apresentar o Constellation 24.280, nosso carro-chefe e líder absoluto de mercado. Com as versões 6x2 e 8x2, estimamos um crescimento substancial nas vendas desse modelo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
 

Outro veículo que chamou a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.
 
 
O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, foi exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
 
Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen. Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
 
 
Em ônibus, o destaque no estande foi o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.
 
Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira estava abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011.
 
 
Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel.
 
A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil. “Com os estudos para uso de materiais sustentáveis em nossas cabines e de combustíveis renováveis em nossos caminhões e ônibus, trazemos novamente à IAA soluções inovadoras em veículos comerciais com foco ambiental e desenvolvidas para a realidade de economias emergentes, como o Brasil”, diz Roberto Cortes.

* Press Release/MAN Latin America.

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