quinta-feira, 21 de outubro de 2021

>>> MASTER H2-TECH


Renault apresenta protótipo a hidrogênio Master Van H2-TECH

A Renault, através da HYVIA (joint-venture firmada com a Plug Power), acaba de apresentar o protótipo do Renault Master H2-TECH e o conceito da sua Estação de Abastecimento de Hidrogênio. É o primeiro exemplo de um ecossistema único e completo da HYVIA, incluindo a produção e distribuição de hidrogênio verde, com uma gama de veículos comerciais movidos a pilhas de combustível.


Como tal, o Renault Master H2-TECH conta com uma pilha de combustível (fuel cell) de 30 kW, uma bateria de 33 kWh e quatro depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogênio.


"Tenho muito orgulho nesta apresentação dos nossos primeiros protótipos a hidrogênio. A HYVIA propõe soluções de mobilidade a hidrogênio, com uma oferta feita à medida dos nossos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogênio. A HYVIA será capaz de implantar a totalidade do seu ecossistema em todos os territórios e frotas profissionais, para garantir uma mobilidade sem carbono. A HYVIA está avançando rapidamente, reunindo os pontos fortes e as competências de dois líderes: o Grupo Renault e a Plug Power." - David Holderbach, diretor executivo da HYVIA.


Juntamente com o furgão Renault Master H2-TECH, a HYVIA também apresentou um protótipo para a sua própria Estação de Abastecimento de Hidrogênio, que permite um abastecimento “tão simples como um motor térmico” em apenas “5 minutos”.


De acordo com a HYVIA, os “Postos de Abastecimento de Hidrogênio estarão disponíveis para compra, aluguer ou em leasing“, sendo que “o hidrogênio fornecido será gerado no local, utilizando a eletrólise da água ou fornecido a granel, com recurso a semirreboques com tubos de hidrogênio”.


Os próximos protótipos a chegar serão o Master Chassis Cab H2-TECH e o Master Citybus H2-TECH. O primeiro é um grande comercial com 19m3 de espaço de carga e 250 km de autonomia; o segundo é um micro-ônibus urbano com uma capacidade de até 15 passageiros e com uma autonomia que deverá rondar os 300 km.

* Miguel Dias/Razão Automóvel.

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