quarta-feira, 30 de novembro de 2022

>>> FORD TOURNEO CUSTOM


Ford Tourneo Custom estreia na Europa com opções a diesel, híbrida plug-in e totalmente elétrico

Após a estreia da gama Ford Transit Custom 2024, chegou o momento de revelar a versão de passageiros do modelo, a nova Tourneo Custom. Assim como o furgão, a minivan estará disponível nas versões elétrica, híbrida plug-in e diesel, e na versão Active, mais aventureira.


A nova Ford Tourneo Custom é basicamente uma Transit Custom com vidros traseiros. O estilo crossover da versão Active apresenta revestimento de plástico, placas antiderrapantes e trilhos de teto, o Sport recebe extensões de para-choque e saia lateral, enquanto o Titanium X é o mais premium do grupo, com rodas de liga leve padrão de 19 polegadas e iluminação em LED. Cada acabamento está disponível com todas as opções de motorização.


No interior, o destaque fica por conta dos bancos traseiros montados sobre trilhos. O Tourneo Custom tem um layout de três fileiras, o que significa que pode acomodar até oito pessoas na variante EV ou até nove pessoas nas variantes 
híbrida plug-in (PHEV) e diesel. Em ambos os casos, os bancos traseiros podem ser rebatidos, deslizados ou totalmente removidos, permitindo diversos arranjos internos. A cabine é facilmente acessada através das portas deslizantes elétricas e dos degraus laterais integrados.


O painel tem uma tela sensível ao toque de 13 polegadas para o SYNC 4 infotainment, um painel de instrumentos digital, iluminação ambiente, uma plataforma de carregamento sem fio e compartimentos de armazenamento inteligentes, enquanto o volante inclinável pode se transformar em uma pequena mesa para o motorista. Outras características incluem um sistema de áudio B&O com 14 alto-falantes e um subwoofer, chaves digitais com tecnologia NFC (Near Field Communication, algo como Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução livre)
, um modem 5G e um teto de vidro panorâmico opcional. Os proprietários também terão acesso aos serviços Ford Pro, incluindo funções de controle remoto e atualizações de software. No departamento de segurança, está disponível uma gama completa de assistências, incluindo o Intelligent Adaptive Cruise Control com Lane Centering (sistema avançado que mantém um veículo rodoviário centrado na faixa de rodagem).


No que diz respeito às motorizações, o destaque vai para o E-Tourneo Custom, que é um dos quatro modelos Ford Pro totalmente elétricos que chegarão à Europa em 2024. Tem por base uma nova plataforma com suspensão traseira independente e piso rebaixado em relação ao seu antecessor. O EV vem equipado com um único motor elétrico produzindo 214 cv (160 kW / 217 PS) e 415 Nm (306 lb-ft) de torque. A Ford diz que a capacidade de reboque do EV é de 2.000 kg.


A bateria com capacidade de 74 kWh é boa para uma autonomia de 370 km, que é 10 km mais curta do que as estimativas do E-Transit WLTP. A bateria pode ser carregada em oito horas a partir do carregador CA padrão de 11 kW, mas também é compatível com carregamento rápido de CC de 120 kW, reabastecendo 38 km de alcance em cinco minutos.


A variante híbrida plug-in será equipada com um motor a gasolina de 2,5 litros e um motor elétrico – assim como o Ford Kuga PHEV. A bateria de 11,8 kWh permitirá 50 km de alcance de emissão zero.


Quanto ao diesel EcoBlue, ele vem em três potências diferentes – 134 cv (100 kW / 136 cv), 148 cv (110 kW / 150 cv) ou 168 cv (125 kW / 170 cv) – oferecendo uma escolha de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito marchas. Para aqueles que precisam de mais tração, a Ford oferece uma opção de tração integral para o Tourneo Custom automático, ou um diferencial autoblocante mecânico opcional no eixo dianteiro para as variantes manuais. O Ford Tourneo Custom com tração nas quatro rodas movido a diesel tem a maior capacidade de reboque com freio de 2.500 kg combinada com uma barra de reboque retrátil.


A linha Ford Tourneo Custom é produzida pela Fort Otosan em Kocaeli, na Turquia. As primeiras entregas na Europa estão programadas para junho do próximo ano, começando com os modelos movidos a diesel. As outras versões estão programadas para chegar às concessionárias no fim de 2023.

***

Nenhum comentário: