Jeep apresenta novos carros-conceito nas trilhas do 57º Easter Jeep Safari
Um conjunto inteiramente novo de veículos conceituais atraentes, eficientes e com muita capacidade off-road será revelado e testado durante o 57o Easter Jeep Safari™ (de 1 a 9 de abril) em Moab, no estado norte-americano de Utah, a segunda casa da marca Jeep®.
Este ano, sete carros-conceito diferentes da Jeep e JPP estão equipados com conjuntos de motorização avançados. O Jeep Wrangler Magneto, primeiro conceito elétrico a bateria (BEV) apresentado pela marca, chega ao terceiro modelo da família, o Magneto 3.0. Além dele, outros três conceitos Jeep 4xe mostram o compromisso da Jeep com a liberdade com emissão zero (Zero Emission Freedom) e também com a liderança nos veículos 4x4. Cada conceito também apresenta os componentes JPP by Mopar, desenvolvidos sob rigorosas especificações e com a lendária capacidade 4x4 em mente.
“Nossa jornada anual para Moab nos permite exibir a seleção mais recente de componentes Jeep Performance Parts by Mopar customizados e originais, testados em termos de qualidade”, afirmou Mark Bosanac, Vice-Presidente Executivo de serviço, peças e atendimento ao cliente da Mopar na América do Norte. “Ao contrário de todas as outras ofertas de pós-vendas, nosso portfólio crescente de peças e acessórios testados e com suporte da fábrica é projetado e planejado para enfrentar as trilhas mais severas no mundo.”
Os veículos conceituais para Easter Jeep Safari 2023 são:
Jeep Wrangler Magneto 3.0
É o terceiro momento em Moab dessa fera do off-road. Quando a equipe de design da Jeep começou a desenvolver o conceito do Jeep Wrangler Magneto, a intenção sempre foi utilizar a plataforma para testar e impulsionar os limites da eletrificação 4x4. Ele foi apresentado pela primeira vez em 2021 como um veículo elétrico a bateria (BEV) de capacidade plena silencioso, discreto, rápido e com uma força incomparável na prática do rock-crawling (subida em rocha).
- A seleção permite ao condutor escolher entre duas configurações de potência (padrão: 285 cv/370 Nm de torque; máxima: 650 cv/1220 Nm de torque);
- O modo de regeneração de dois estágios permite condução normal quando desligado, ou regeneração avançada de freio utilizando o motor elétrico quando engatado;
- O controle de descida (HDC) pode ser selecionado na tração 4x4 reduzida para oferecer condução real off-road só com um pedal em rock-crawling pesado.
Adicionalmente, temos o eixo dianteiro Dynatrac 60, eixo traseiro Dynatrac 80 (ambos com relação 5,38:1), rodas beadlock off-road de 20 polegadas, pneus para terrenos lamacentos de 40” e uma suspensão levantada em 3” (7,6 cm).
O Jeep Magneto 3.0 também testa suas proporções. Para facilidade de acesso, a abertura das portas foi modificada e recuada em 6” (15 cm) adicionais. Além disso, uma nova coluna B foi recuada em 60 mm para abrir espaço a um santantonio customizado. O paralama dianteiro foi estendido para trás na borda traseira em 2” (5 cm). O para-brisa foi inclinado 12 graus para trás de modo a fornecer na visão lateral uma sensação de teto “cortado” sem diminuir o vidro dianteiro.
O Jeep Magneto 3.0 apresenta uma pintura atualizada que presta homenagem a todas as três evoluções do carro-conceito. As cores branca (Bright White) e azul (Surf Blue) permanecem, porém o terceiro Magneto introduz detalhes externos mais vibrantes, incluindo a adição de realces em vermelho.
Os assentos dianteiros do conceito do Jeep Magneto 3.0 receberam novo acabamento em couro azulado e adornado com costuras em tons vermelhos para combinar com o exterior. Os assentos traseiros foram removidos e o assoalho recebeu revestimento protetor da Rhino azul (Surf Blue) para maior funcionalidade e durabilidade.
Jeep Scrambler 392
Lançado originalmente em 1981, o Jeep Scrambler (CJ-8) foi a primeira picape conversível da marca Jeep. Com alta capacidade e versatilidade, esta picape pequena era similar ao CJ-7, porém apresentava uma maior distância entreeixos, de 103 polegadas (2,61 m) e balanço traseiro alongado para maior espaço de carga.
De fibra de carbono, o capô apresenta uma inserção transparente pigmentada para destacar o poderoso motor de 6,4 l. Os para-choques especiais e os novos para-lamas permitem maior espaço para pneus de 40” montados em rodas aro 20”.
Jeep Cherokee 4xe 1978
Outra viagem na memória nos leva ao desenvolvimento do conceito resto-mod desse ano. Lançado originalmente em 1974, o Jeep Cherokee (SJ) era uma versão esportiva do Wagoneer e apresentava bancos envolventes, volante e detalhes esportivos para atrair um público mais jovem e aventureiro.
O interior exclusivo do conceito apresenta bancos envolventes de encosto baixo revestidos de couro. O banco traseiro foi substituído por uma gaiola de segurança de quatro pontos, e o porta-malas acomoda um estepe de tamanho integral caso a trilha fique um pouco mais selvagem.
Jeep Wrangler Rubicon 4xe
Acompanhando a reação extremamente positiva à pintura da edição limitada que estreou no modelo 2021 do Jeep Wrangler, os designers da Jeep decidiram subir a aposta nesse atraente tom magenta. A equipe traçou uma linha nas areias de Moab e decidiu que era hora de mudar a percepção de cor e fazê-la mais ‘valente’.
O interior é igualmente arrojado. Os bancos de couro customizados apresentam respingos sutis de cor magenta, aparecendo logo abaixo da superfície perfurada da estampa de tema animal. Os tons do couro preto brilhante podem ser encontrados nos assentos. Tons adicionais de magenta se apresentam por toda a parte e o toque final é o painel de couro preto adornado com uma guarnição tipo zíper que esconde uma camada de veludo rosa por baixo.
A capacidade fora de estrada foi aumentada com a adição de um kit de suspensão a ar AccuAir para abrir vão para pneus de 37” e rodas American Expedition Vehicles (AEV) Borah de aro 17”. Os componentes AEV adicionais incluem para-choques dianteiro e traseiro, capas de diferencial e um guincho Warn Zeon.
Grand Wagoneer Overland
Sobre as colinas do Parque Nacional Canyonlands nós vamos com uma versão aventureira do Grand Wagoneer Overland 2023. Os novos Grand Wagoneer e Wagoneer reinterpretam seus próprios legados e levam o conceito de SUV premium para territórios inexplorados de conforto e ação. Com isso em mente, a ideia de ir para qualquer lugar e fazer qualquer coisa desse veículo leva a experiência off-road para o próximo patamar – no melhor estilo do Grand Wagoneer.
O exterior do conceito Grand Wagoneer Overland é verde (Industrial Green) com tons metálicos (Gunmetal). Um robusto guincho Warn foi acrescentado na grade dianteira, apresentando dois conjuntos de luzes de laser. Os pneus são de 35”, com rodas especiais aro 18”, permitindo uma elevação natural de 1,5 polegada (3,8 cm) para o veículo.
Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure
Este conceito se baseia no icônico cockpit a céu aberto do best-seller PHEV de maior capacidade nos EUA, com itens inovadores e conceituais da equipe de projeto da JPP by Mopar. Com rodas Vintage Bronze KMC Impact OL de 17” x 8,5” e pneus BFGoodrich de 37”, o Wrangler 4xe Departure oferece um kit de elevação de suspensão JPP de 2” (5 cm) com amortecedores Bilstein de alto desempenho, com reservatórios remotos que possibilitam maior curso da suspensão.
A equipe de design continua a explorar as necessidades dos clientes pesquisando iluminação adicional de trilha. O conceito utiliza barras de LED TYRI retangulares de 11” (28 cm). Além disso foi montada uma iluminação do solo em todos os quatro cantos com luzes customizadas (rock lights). Estribos especiais protegem a carroceria e permitem acesso mais fácil à cabine elevada, ao passo que as portas tubulares JPP proporcionam a última palavra em experiência a céu aberto.
O deslumbrante exterior azul (Dark Harbor) contrasta com as superfícies cromáticas vivas da cabine. A equipe de design usa uma combinação de cores expressivas de couro de napa Acorn Squash claro em contraste com o couro de napa Carnegie Hall marrom mais escuro, acentuado com a costura Serafil esbranquiçada de tom morno. A cor azul (Dark Harbor) continua sobre o painel de instrumentos, que apresenta vários tons tipo bronze (Vintage Bronze).
Há ainda um novo sistema de revestimento vinílico de assoalho JPP para uso pesado, disponível em todos os Wranglers atuais (JL) de quatro portas em produção. Com ralos integrados da Jeep, ele permite fácil limpeza do interior.
Jeep Gladiator Rubicon Sideburn
Com uma impactante pintura amarela (Solar Flash Yellow), o Gladiator Sideburn explora as novas ferramentas projetadas para atender ao crescente interesse no uso off-road. Movido pelo V6 Pentastar de 3,6 litros, o conceito tem kit de elevação de suspensão JPP de 2” (5 cm) e com amortecedores Bilstein. As rodas pretas de seis raios HRE FT1 de 17” x 9” fazem par com pneus BF Goodrich de 37” x 13”.
Um recurso inédito utiliza cabos fixados das presilhas do capô até a parte inferior do para-brisa, direcionando galhos e arbustos para cima e para fora da linha do teto, evitando potenciais danos no capô e no para-brisa. A equipe de design da JPP by Mopar instalou um par de luzes de LED TYRI retangulares removíveis de 11” (28 cm) em cada um dos painéis do teto, com dispositivo de desconexão rápida.
Um santantonio esportivo JPP Gladiator conceitual, feito de fibra de carbono e aço, melhora o espaço entre a cabine e a caçamba com design que apresenta degraus em ambos os lados para fácil acesso. A peça também conta com prateleira intermediária com amarrações para pontos de armazenagem portáteis. Cada um deles pode ser trancado e protegido por oito laços de amarração disponíveis. E os quatro trilhos na parte superior permitem fácil instalação de bicicleta, caiaque e outros sistemas de carga. Recipientes RotoPaX inteiriços foram projetados especialmente para armazenar líquidos durante aventuras fora de estrada. Dentro da caçamba, um suporte de estepe Mopar suporta roda e pneu de 37”.
O painel de instrumentos customizado exibe um mapa topográfico 3D do cenário no Moab em base preta fosca e trilhas prateadas escuras brilhantes. Os tons em toda a cabine são em prata fosco (Atomic Silver). Completam o interior as capas de pedais decorativas JPP de aço inox e o sistema de revestimento vinílico do assoalho JPP para uso pesado com ralos de assoalho integrados, que possibilita limpeza rápida e total.
Easter Jeep Safari
O Easter Jeep Safari, realizado pelo Moab’s Red Rock 4-Wheelers four-wheel-drive club, consiste em aventuras e trilhas, principalmente com um dia de duração, partindo de Moab, no estado de Utah. O Jeep Safari começou em 1967 como uma trilha de um dia. Com o passar dos anos, e o aumento da participação, o Safari se expandiu até finalmente chegar ao evento de nove dias. O “Big Saturday” permanece como o ponto alto do evento no sábado do fim de semana da Páscoa.
* Press Release/Grupo Stellantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário