sexta-feira, 28 de abril de 2023

>>> NOVO PORSCHE CAYENNE


Porsche apresenta o novo Cayenne

A Porsche refinou completamente seu bem-sucedido SUV de luxo. O novo Cayenne estreia com um conceito de display e controle altamente digitalizado, nova tecnologia de chassi e recursos inovadores de alta tecnologia. “É uma das atualizações de produto mais amplas na história da Porsche”, diz Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produtos Cayenne.


Os faróis HD Matrix LED de alta definição fornecem iluminação da estrada adaptada a cada situação de condução, um sistema de qualidade do ar filtra os poluentes do ar no interior e, pela primeira vez no Cayenne, os passageiros dianteiros têm seu próprio display de infoentretenimento - para streaming de vídeos durante a viagem, por exemplo. Com seu design amplamente atualizado e uma gama de motores mais potentes, o Cayenne enfatiza sua pretensão de ser o carro mais esportivo de seu segmento.


A Porsche integrou um conceito de exibição e controle completamente revisado no novo Cayenne. A nova Porsche Driver Experience, introduzida pela primeira vez no Porsche Taycan, concentra-se no eixo do motorista e otimiza a operação. As funções que o motorista usa com frequência estão localizadas diretamente ou imediatamente ao lado do volante. Por exemplo, a alavanca localizada à esquerda atrás do volante agora tem funções adicionais para operar os sistemas de assistência ao motorista. A alavanca seletora da transmissão automática do novo Cayenne agora está no painel. Isso abre espaço no novo console central para compartimentos de armazenamento e um grande controlador de ar condicionado em um elegante design de painel preto. Grande, controles facilmente acessíveis combinados com interruptores mecânicos de ar condicionado e um controlador de volume háptico garantem uma operacionalidade ideal e uma aparência refinada. Uma característica fundamental do novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.


Pela primeira vez, o cockpit redesenhado do Cayenne inclui um painel de instrumentos totalmente digital de 12,6 polegadas com o chamado design curvo e autônomo e opções de exibição variável. Um head-up display otimizado está disponível como opção. O display central Porsche Communication Management (PCM) padrão de 12,3 polegadas integra-se harmoniosamente no novo painel e fornece acesso a todas as funções relevantes do veículo. Aplicativos nativos como Spotify ® e Apple Music ®são fornecidos para otimizar a conectividade no novo Cayenne. Uma tela de 10,9 polegadas agora está disponível pela primeira vez para o lado do passageiro. Isso enriquece a experiência de direção do passageiro da frente, exibindo dados de desempenho, fornecendo acesso separado aos controles do sistema de infoentretenimento e, dependendo do mercado, a opção de streaming de conteúdo de vídeo na estrada. Uma folha especial garante que o motorista não possa ver esta tela.


O novo Cayenne agora tem uma aparência particularmente expressiva. Uma nova dianteira combinada com asas mais arqueadas, um novo capô e faróis tecnicamente atraentes enfatizam a largura do veículo. Lanternas traseiras tridimensionais, superfícies organizadas abaixo e um novo avental traseiro com porta-matrícula integrado caracterizam o design da traseira do novo Cayenne. Uma paleta de cores ampliada com três novas cores, pacotes esportivos leves que economizam até 33 quilos para o Cayenne Coupé e uma nova e ampla gama de rodas de 20, 21 e 22 polegadas permitem configurar individual e dinamicamente o novo Cayenne.


Os faróis de LED Matrix agora são padrão no novo Cayenne. Os faróis HD Matrix LED são um novo recurso opcional. Com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por farol, sua tecnologia inovadora identifica outros usuários e bloqueia a luz do farol alto com precisão de pixel para não ofuscá-los. O brilho dos módulos pode ser regulado em mais de 1.000 passos, dependendo da situação de condução. Os modos de luz personalizados aumentam a segurança e o conforto em diferentes situações de direção.


A Porsche também introduziu um sistema de qualidade do ar no novo Cayenne. Como padrão, o veículo usa dados de navegação preditivos para detectar entradas de túneis que se aproximam e ativa automaticamente a recirculação de ar. Opcionalmente, um sensor detecta o nível de partículas finas de poeira no ar e as passa pelo filtro de poeira fina várias vezes, se necessário. Além disso, um ionizador remove muitos germes e poluentes do ar, o que é particularmente benéfico para quem sofre de alergias.


Além disso, os clientes podem usar uma gama abrangente de sistemas de assistência novos e otimizados. Isso inclui o limitador de velocidade ativo e o assistente de desvio, o assistente de curvas e o Porsche InnoDrive aprimorado como parte do controle de cruzeiro adaptativo. Isto significa que o novo Cayenne é ainda melhor a ajudar o seu condutor em situações de perigo, bem como em engarrafamentos em autoestradas e estradas principais.


A Porsche agora equipa o Cayenne na fábrica com uma suspensão de molas de aço, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de 2 válvulas e, portanto, estágios separados de ressalto e compressão permitem um desempenho otimizado em todas as situações de direção. Em particular, o conforto em baixas velocidades, o manuseio durante as curvas dinâmicas e o suporte de inclinação e rotação foram visivelmente aprimorados. A experiência de condução pode ser ainda melhorada com a nova suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de 2 câmaras e 2 válvulas. Isso melhora a experiência de direção com uma característica de suspensão macia, estabiliza o veículo e simplifica o manuseio na estrada e fora dela – em comparação com a suspensão padrão e o modelo anterior. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática adaptativa melhora a precisão e o desempenho da direção, e reduz os movimentos do corpo em situações de condução dinâmica. A suspensão também oferece uma diferenciação ainda mais nítida entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus.


Na Europa, o novo Cayenne estreia com três versões diferentes de motores. Um grande refinamento do motor biturbo V8 de quatro litros desenvolvido pela Porsche substitui o motor V6 anterior no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 349 KW (474 ​​cv; Cayenne S: consumo de combustível* combinado (WLTP) 13,4 – 12,4 l /100 km, emissões de CO₂* combinado (WLTP) 303 – 282 g/km) e um torque de 600 Nm – 25 kW (34 PS) e 50 Nm a mais que seu antecessor – ele acelera tanto o SUV quanto o SUV Coupé para 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h. A entrada no mundo do Cayenne vem com um motor turbo V6 de três litros otimizado. Ele agora gera 260 kW (353 cv) e 500 Nm, o que representa 10 kW (13 cv) e 50 Nm a mais do que antes.


O motor de seis cilindros também forma a base do trem de força do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico melhorado em 30 kW para 130 kW (176 cv), a potência combinada aumenta para 346 kW (470 cv; Cayenne E-Hybrid: consumo de combustível* combinado (WLTP) 1,8 – 1,5 l/ 100 km, emissões de CO₂* combinado (WLTP) 42 – 33 g/km, consumo elétrico* combinado (WLTP) 30,8 – 28,7 kWh/100 km, autonomia elétrica* combinada (WLTP) 66 – 74 km, autonomia elétrica* na cidade (WLTP) 77 – 90 km). Equipado com uma bateria de alta tensão com capacidade aumentada de 17,9 kWh para 25,9 kWh, dependendo do nível de equipamento, agora é possível uma autonomia puramente elétrica de acordo com o WLTP de até 90 quilômetros. Um novo carregador de bordo de 11 kW agora reduz o tempo de carregamento em uma fonte de energia apropriada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria. Durante a viagem, os modos de direção híbridos otimizados aumentam a eficiência do veículo.


Fora da UE, o Turbo GT projetado para desempenho máximo na estrada ainda é o modelo de topo da linha Cayenne na maioria dos mercados da Porsche. Está disponível exclusivamente como coupé e beneficia de todas as otimizações e inovações da série de modelos. Além disso, a potência do motor biturbo V8 de quatro litros do Turbo GT foi aumentada em 14 kW (19 cv) para 485 kW (659 cv). O Cayenne Turbo GT acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h.

* Press Release/Porsche AG.

Nenhum comentário: