quinta-feira, 27 de abril de 2023

>>> 500 MIL UNIDADES


Mercedes-Benz Classe G atinge a marca de 500 mil unidades produzidas

O lendário fora de estrada, o Mercedes-Benz Classe G, acaba de assinalar uma marca histórica em seu legado: o icônico modelo produzido em Graz, Áustria, atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas. O veterano off-road, que ganhou muitos prêmios como o “melhor veículo off-road do mundo”, escreve sua própria história de sucesso desde 1979. O Classe G deve seu status de culto entre sua crescente comunidade de fãs principalmente a sua combinação única de visual diferenciado e excelente capacidade no fora de estrada.


O veículo de aniversário lembra as origens do ícone off-road: o modelo para o visual vintage do único é o 280 GE do ano modelo de 1986, do qual o 500.000º descendente incorpora elementos de aparência icônicos, como a cor externa e o padrão do assento. O Classe G está se aproximando de seu 45º aniversário de produção, que está chegando em 2024. Ele também permanecerá fiel a si mesmo na atualização do modelo associado. O lema continuará a ser: desenvolvimento técnico com carácter inalterado.

“Por ocasião do 500.000º aniversário, gostaríamos de agradecer aos nossos clientes fiéis e fãs de longa data, bem como aos nossos funcionários e à nossa parceira de produção Magna Steyr em Graz. Estamos orgulhosos desta figura, que também destaca a exclusividade do Classe G. Afinal, quatro décadas levaram a este aniversário significativo. Isso torna o Classe G tudo menos um produto de massa. Com o lançamento do Classe G totalmente elétrico em 2024, que ultrapassará os limites do setor off-road, estamos ansiosos pelo futuro do ícone off-road”. - Dr. Emmerich Schiller, presidente e CEO da Mercedes-Benz G GmbH e chefe da divisão de produtos para veículos off-road da Mercedes-Benz AG.

Veículo de Aniversário

O modelo que a Mercedes-Benz apresenta para comemorar o aniversário de produção é um exemplar único. O 500.000º “G” é inspirado no Classe G dos primeiros anos. Ele apresenta alguns recursos de visual particularmente marcantes de seu antecessor histórico, que há muito desfruta do status de clássico automotivo. A histórica pintura em verde agave, uma das primeiras cores disponíveis para o Classe G, chama a atenção. Entre os detalhes mais sutis do aspecto exterior estão os indicadores de direção. A forma permanece a mesma até hoje, mas não a cor: no veículo de aniversário, as tampas dos indicadores de direção apresentam um tom de laranja não mais usado hoje, ou seja, o visual típico dos automóveis dos anos 1970.




A histórica cobertura da roda sobressalente com a estrela Mercedes, que é significativamente maior do que nos modelos atuais, o emblema da marca na porta traseira e a roda de 5 raios em prata de lei também evocam os primeiros dias do Classe G. O interior do 500.000º veículo também é inspirado no 280 GE. Por exemplo, a parte central do assento é estofada no tecido xadrez típico da época, enquanto a alça do lado do passageiro apresenta a inscrição “No. 500.000” em verde agave. A guarnição da soleira da porta “Schöckl”, por outro lado, é parte integrante da gama de personalização atual do G manufaktur. Isso também se aplica à maçaneta da porta com logotipo em relevo: no pacote de logotipo disponível hoje, no entanto, está disponível em prata – no modelo de aniversário é preto.

Estabelecendo novos padrões desde 1979

Juntamente com o Classe S e o Classe E, o Classe G é uma das séries de modelos de automóveis de passageiros mais longamente produzidas e estabelecidas na história da Mercedes-Benz. Mesmo com o primeiro modelo G, a equipe de desenvolvimento projetou um veículo que combinava capacidade superior no fora de estrada com conforto de direção nas estradas pavimentadas e altos padrões de segurança típicos da Mercedes. No lançamento no mercado na primavera de 1979, os clientes podiam escolher entre quatro variantes de motor com uma faixa de potência de 53 kW/72 cv a 110 kW/150 cv. Estavam disponíveis cabriolets com distância entre eixos curta e peruas com distância entre eixos curta ou longa.


Ao longo das últimas quatro décadas, o Classe G passou de um veículo comercial puro para um objeto de estilo de vida. No entanto, manteve seu caráter distinto e aparência típica até hoje. A tração integral, os bloqueios do diferencial com 100 % de efeito de bloqueio e a robusta estrutura em escada fazem parte do Classe G desde o início. Elementos de aparência icônicos, como os faróis circulares, a roda sobressalente exposta na porta traseira com dobradiças laterais e a silhueta clara e angular garantem que o ícone do veículo off-road ainda seja reconhecível hoje como um herdeiro direto do primeiro modelo G.


Em termos de desempenho e tecnologia, o Classe G tem sido continuamente desenvolvido ao longo dos anos. O maior salto tecnológico na história do modelo veio com a nova geração do Classe G, que teve sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Detroit em 2018: faróis com tecnologia LED, modernos sistemas de assistência ao motorista, um interior moderno fundamentalmente redesenhado e um O novo chassi oferece mais segurança e conforto, além de melhores características de direção, tanto na estrada quanto fora dela.

O lema da atual geração lançada em 2018 é “Stronger than Time” e se aplicará mais do que nunca no futuro: com o Classe G totalmente elétrico, que sairá da linha de produção em 2024 ao lado dos modelos com motor de combustão, o ícone de veículo off-road está dando um passo para o futuro. A versão totalmente elétrica, que permanece totalmente na tradição de design da série, estabelecerá novos padrões com suas capacidades off-road: quatro motores elétricos controlados individualmente próximos às rodas permitem características de direção únicas, enquanto as baterias integradas na estrutura da escada garantir um centro de gravidade baixo. Os motores elétricos fornecem seu torque máximo praticamente com a primeira revolução e fornecem uma elevada potência, controle de direção e capacidade de resposta. Tudo isso torna o ícone off-road perfeitamente preparado para as aventuras do futuro.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

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