terça-feira, 23 de maio de 2023

>>> EX-NISSAN, ATUAL EBRO


Funcionários demitidos pela Nissan agora produzem picape elétrica

Em maio de 2020, a Nissan anunciou o fechamento de sua fábrica em Barcelona. As picapes Navara/Frontier, Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X eram fabricadas lá, bem como a van NV-200. 1.000 empregos foram perdidos e por vários dias os trabalhadores tomaram conta da fábrica, queimando pneus e bloqueando as entradas, para protestar contra a decisão da montadora japonesa.


Em seguida, o governo regional da Catalunha interveio, se sentando para conversar com a Nissan, os sindicatos e empresários espanhóis. A primeira coisa decidida foi transformar a fábrica da Nissan em uma fábrica de veículos elétricos, administrada pelas empresas QEV Technologies e BTechTres. Três anos depois, foi anunciado o renascimento da histórica marca Ebro, montadora espanhola especializada em caminhões, ônibus, tratores e veículos todo-o-terreno, que operou entre 1954 e 1987.

Nesta nova etapa, a empresa Ebro ficará a cargo das espanholas Jaton Racing, Api Brothers, Btech e Nexus Projectes. A montadora renascida contratou vários ex-operadores da Nissan e o primeiro produto que apresentaram é um veículo elétrico: a picape Ebro.


Se o design desta picape é familiar, é porque tudo faz parte da mesma história: os operadores demitidos aproveitaram as ferramentas, ferramentas e peças da antiga fábrica da Nissan para fazer uma picape elétrica baseada na Frontier/Navara. A casa da Ebro não esconde suas origens e vai além: foi anunciado que a empresa também produzirá uma van elétrica, baseada no NV-200.


A picape Ebro tem motores elétricos nos dois eixos (é 4x4), baterias de lítio de 100 kWh, potência máxima de 299 cavalos e promete autonomia de 440 quilômetros. Seu lançamento comercial será no segundo semestre de 2024.

* Julio Cesar/Portal InsideEVs.

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