quarta-feira, 14 de agosto de 2024

>>> PRODUÇÃO ENCERRADA


Irã cessa a produção dos lendários caminhões Mercedes-Benz Série L após 66 anos do seu lançamento

A Iran Khodro Diesel anunciou que cessou em julho, a produção dos lendários caminhões Mercedes-Benz da Série L, também conhecido como “Kurzhauber” (capô curto), que no país persa ganhou o nome de Benz Meiller ou Benz Wagonhood. A decisão de descontinuar a produção do modelo se deve aos novos regulamentos sobre emissões que foram reforçados no Irã, logo a Iran Khodro não viu mais sentido investir na adaptação do antigo trem de força às novas normas de emissões de poluentes.


O Mercedes-Benz Série L recebeu o apelido de Kurzhauber, ou capô curto, devido ao motor se estender parcialmente para o interior do habitáculo, que foi a maneira como a marca da estrela encontrou para se adequar às regulamentações alemãs sobre o comprimento total do veículo.


O Mercedes-Benz Kurzhauber original foi produzido na Alemanha de 1958 a 1982, além disso a montagem também foi estabelecida em vários países, como África do Sul, Argentina, Brasil, Nigéria e Arábia Saudita.


No Irã, a Khodro Diesel produz o caminhão desde 1979 e, desde 1995, continuou sendo o único fabricante dos modelos da Série L no mundo. Nos últimos anos, apenas uma versão do caminhão de capô curto era produzido no mercado iraniano: o Mercedes-Benz 1924 – chassi rígido, em versões com dois ou três eixos. Até recentemente, o 2624 de três eixos também estava disponível.


Todos os caminhões eram equipados o motor de seis cilindros em linha OM 335 LA que rendia 280 cv, acoplado ao câmbio manual ZF de 6 marchas. Ao longo dos anos o 1924 foi sendo aperfeiçoado com a inclusão do ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, aquecedor e freios com o sistema ABS. O painel também foi modernizado ao adotar os instrumentos com atual grafia dos caminhões Mercedes-Benz mais recentes.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

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