quarta-feira, 30 de abril de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

SongSan Summer no Xangai Auto Show 2025

***

>>> NISSAN FRONTIER PRO


Nissan apresentou nova picape Frontier Pro híbrida plug-in na Auto Shanghai 2025

A Nissan apresentou a nova picape híbrida plug-in Frontier Pro na Auto Shanghai 2025. Juntamente com o sedã Dongfeng Nissan N7, a nova picape representa o segundo de nove veículos de nova energia (NEVs) que a Nissan planeja lançar na China até o verão de 2027.


Os dois novos modelos demonstram o compromisso da Nissan em expandir a cobertura do segmento e revitalizar sua linha com produtos repletos de tecnologia que aumentam a competitividade.

Nova Frontier Pro

Quando for à venda na China, no final deste ano, a nova Frontier Pro será o primeiro modelo híbrido plug-in da Nissan e a primeira picape eletrificada da marca japonesa. Ela combina o legado e as aprendizagens de décadas da Nissan com a mais recente tecnologia de powertrain do principal mercado mundial de NEV, a China.


A picape de cinco lugares foi projetada para famílias que buscam um veículo que possa, confortavelmente e eficientemente, suportar sua condução urbana diária, bem como aventuras de fim de semana além dos limites da cidade.

A nova Frontier Pro foi desenhada em torno do conceito "Rugged Tech", com um design exterior moderno que complementa um interior espaçoso e refinado. Dentro da grade frontal, o logotipo da marca Nissan é iluminado em branco vibrante, sinalizando orgulhosamente a nova era de capacidade eletrificada da Frontier Pro. Paralelamente à linha do capô, cinco elementos de LED espaçados, acentuam a largura do utilitário. As três luzes centrais prestam uma sutil homenagem a uma das picapes mais icônicas da Nissan.

Enquanto criavam a Frontier Pro no estúdio da Nissan em Xangai, os membros da equipe de design foram inspirados pela abertura distinta de três espaços no capô da picape Nissan D21 dos anos 80. Ao criar a assinatura de iluminação da Frontier Pro, os designers aproveitaram os LEDs para reimaginar esse elemento em uma nova era. Todas as versões contam com rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas em pneus 265/65R18.


No seu coração está um potente propulsor híbrido plug-in com um motor a combustão de 1, 5 litro turboalimentado de quatro cilindros e outro motor elétrico de alta potência montado na transmissão. Combinado, o sistema oferece mais de 300 kw de potência e até 800 metros de torque, dando um equilíbrio entre desempenho e eficiência. Para o mercado interno da China, a picape híbrida plug-in Frontier Pro tem como objetivo fornecer até 135 km de autonomia apenas para o modo veículo elétrico.

Todos os modelos dispõem de uma suspensão traseira de 5-link e a tração integral inteligente All-Wheel Drive, que controla automaticamente a distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras. A capacidade off-road é suportada pela disponibilidade de um bloqueio do diferencial traseiro eletromecânico. São quatro modos de condução: Hybrid, Pure electric, Performance e Snow, que permitem ao condutor adaptar a sua experiência às condições e às suas preferências.

A cabine é espaçosa e bem equipada, com um teto panorâmico padrão, um painel de instrumentos LCD de 10 polegadas e uma tela de infotainment de 14,6 polegadas. Aquecimento do banco dianteiro, ventilação e massagem no encosto estão disponíveis.

Para apoiar o estilo de vida ativo dos proprietários, a nova Nissan Frontier Pro inclui características como trilhos de teto e uma cobertura retrátil elétrica para a área de carga. Os proprietários podem carregar convenientemente dispositivos domésticos usando uma porta Vehicle-to-load (V2L), que aproveita a bateria híbrida plug-in para fornecer até 6 Kw de potência.


Desenvolvido em conjunto com a Zhengzhou Nissan (ZNA), o novo híbrido plug-in Frontier Pro será produzido e colocado à venda na China antes do final deste ano. Também será exportado, com os mercados sendo anunciados futuramente.

* Press Release/Nissan do Brasil.

terça-feira, 29 de abril de 2025

>>> VOLKSWAGEN NO SALÃO DE XANGAI


Volkswagen apresenta novos conceitos no Salão de Xangai, na China

A Volkswagen apresentou o restante da história do ID. CODE. O carro-conceito apresentado em Pequim, na China, em 2024, traçou o caminho em termos de design, inovações e facilidades para o condutor. Com base nisso, a marca alemã apresentou três novos conceitos no Salão de Xangai 2025, junto com seus parceiros de joint-venture chineses.


O ID. AURA, o ID. ERA e o ID. EVO representam uma nova geração de veículos elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos. A Volkswagen planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, nos principais segmentos do mercado chinês até o final de 2027. Isso incluirá versões de produção dos conceitos revelados em Xangai, cujo design e tecnologias foram especificamente adaptados às necessidades dos clientes chineses. “Os três novos conceitos são o resultado da nossa estratégia ‘Na China, para a China’. Com isso, fizemos todos os preparativos necessários para manter a liderança entre os fabricantes estrangeiros na China”, disse Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen.

Durante o Volkswagen Group Night, os novos ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO foram apresentados ao público pela primeira vez. Junto com diversos outros modelos da Volkswagen, os veículos-conceito estarão em exibição no Salão de Xangai até o início de maio. Os três carros pertencem à categoria de veículos de nova energia (NEVs). Na China, essa categoria inclui veículos totalmente elétricos, modelos com sistema híbrido plug-in e também com extensor de autonomia.

Todas as versões de produção dos conceitos apresentados em Xangai serão equipadas com sistemas baseados em Inteligência Artificial para condução altamente automatizada. Os veículos poderão atingir o Nível 2++ já no próximo ano, o que significa que, em certas situações, os carros poderão dirigir de forma totalmente autônoma – incluindo ultrapassagens e conversões, porém com a total supervisão do motorista.

“Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 NEVs de última geração com tecnologias voltadas para o futuro, atendendo todos os nossos diferentes públicos na China. Com a nossa estratégia ‘Na China, para a China’, vamos realizar todo o nosso potencial e demonstrar nossa força inovadora no mercado local”, destacou Stefan Mecha, CEO da marca Volkswagen na China.

“Alcançamos a ‘velocidade da China’ com nosso novo centro de desenvolvimento em Hefei. Nosso objetivo é desenvolver nossos modelos em, no máximo, 34 meses. Lançaremos os modelos certos, na velocidade certa e com os parceiros certos. Os três conceitos apresentados atendem aos diferentes requisitos tecnológicos dos consumidores chineses com seus sistemas de propulsão totalmente elétricos para os segmentos de volume e 'full-size', além da tecnologia de extensor de autonomia”, comentou Thomas Ulbrich, CEO do Centro de Tecnologia da Volkswagen China (VCTC).

A Volkswagen também integrou as necessidades dos consumidores chineses ao design; por mais que os três conceitos apresentados em Xangai sejam distintos entre si em sua linguagem visual, eles ainda são claramente reconhecíveis como modelos genuínos da Volkswagen. “O carro-conceito ID. CODE que exibimos em Pequim, no ano passado, foi o ponto de partida para nossa nova direção de design na China”, lembrou o chefe de design Andreas Mindt. “Aprimoramos esse design nos últimos meses e o adaptamos especificamente para cada uma de nossas joint-ventures.”

ID. ERA

Da SAIC VOLKSWAGEN, é um SUV de grande porte com três fileiras de assentos, oferecendo uma prévia do primeiro modelo da Volkswagen com tecnologia de extensor de autonomia. Um gerador movido a combustível carrega a bateria durante a condução e proporciona um alcance adicional de mais de 700 quilômetros. Somando-se à autonomia de 300 quilômetros no modo puramente elétrico, o carro-conceito pode percorrer mais de 1.000 quilômetros no total.



ID. EVO

Da Volkswagen Anhui, é voltado para consumidores jovens e descolados, que desejam se destacar. Baseado em uma plataforma de 800 volts, o ID. EVO é o primeiro SUV totalmente elétrico de grande porte da família ID. UNYX da Volkswagen. O veículo-conceito conta com uma arquitetura eletrônica de alto desempenho, que não só permite uma ampla gama de novos serviços digitais, como também expande continuamente a experiência do cliente por meio de atualizações 'over-the-air' em intervalos curtos.



* Press Release/Volkswagen do Brasil.

>>> MERCEDES-BENZ LO 916R


Mercedes-Benz lança chassi de micro-ônibus LO 916R dedicado para aplicações rurais

Sempre atenta às demandas de seus clientes e do mercado, a Mercedes-Benz amplia ainda mais a já maior linha de ônibus do Brasil. Chega ao mercado o chassi de micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural, solução eficiente e rentável para o transporte de funcionários e outros grupos nas mais diversas áreas do campo.


“O segmento de fretamento vem crescendo no Brasil, como reflexo do bom momento da economia do País e a geração de emprego. Isso se reflete não só nas cidades, como também no potencial das atividades do campo, daí o desenvolvimento de um produto para as novas demandas desse mercado”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliás, já temos vendas confirmadas de 16 unidades para clientes dos estados de Minas Gerais e São Paulo”.

“O LO 916R Fretamento Rural tem por base o consagrado chassi de micro-ônibus LO 916 da nossa marca, amplamente reconhecido pela robustez e resistência, mesmo em condições severas das vias fora de estrada”, diz Walter Barbosa. “Com esse novo produto, ampliamos a oferta de micro-ônibus ônibus para fretamento.

Solução para vias não pavimentadas


O LO 916R Fretamento Rural foi especialmente desenvolvido para vias não pavimentadas. Esse inédito produto reúne a força, robustez e resistência do LO de motor frontal com atributos como flexibilidade na configuração e versatilidade de operação em vias de terra e fora de estrada. Dessa forma, garante conforto e segurança no transporte de funcionários, com excelente custo operacional e rentabilidade para as empresas.


Com entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, o LO 916R pode receber carroçarias de até 9,2 metros de comprimento, com larguras de 2,25 a 2,40 metros. Esta configuração permite a montagem de até 32 assentos, sendo 31 para passageiros mais um auxiliar. Também vem equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel, que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O motor OM 924 LA do LO 916R é amplamente reconhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 163 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Este motor possui protetor de cárter, a fim de proteger os componentes inferiores durante a operação do veículo em áreas não pavimentadas.

A esse propulsor junta-se o câmbio manual Eaton de 6 marchas com acionamento por cabo, proporcionando melhor desempenho na operação e melhor ergonomia para os motoristas.

Na dianteira e na traseira, a suspensão do LO 916R Fretamento Rural é metálica, com molas parabólicas, pastilhas antirruído, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. Isso resulta em uma suspensão mais confortável e com menor nível de ruído.

Importante característica do LO 916R Fretamento Rural é a altura em relação ao solo: este chassi é 40 mm mais alto em relação ao piso comparado com o LO 916 urbano. Com isso, o veículo pode operar com tranquilidade em estradas não pavimentadas, pois os ângulos de entrada e de saída, assim como o ângulo de lombada entre os eixos, são maiores, evitando que componentes do chassi batam em tocos, lombadas mais altas, buracos e pedra, ficando mais adequado para rotas em trechos de terra.


O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema antitravamento de rodas ABS, sistema antipatinação ASR, auxílio de partida em rampa, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade), proporcionado maior segurança na operação.

Esse chassi de micro-ônibus se destaca ainda pelo bloqueio de diferencial no eixo traseiro Mercedes-Benz R325, com acionamento automático, que melhora a tração em terrenos irregulares, atoleiros ou áreas alagadas. Também vem equipado com pneus 235 de perfil de rodagem mista (terra+asfalto) tendo uma maior altura e maior banda de rodagem, o que resulta em maior robustez.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

Os primeiros anos dos caminhões Magirus-Deutz

***

>>> BYD SEAL 06 DM-i WAGON


BYD apresenta o Seal 06 DM-i Wagon

A BYD revelou no Salão de Xangai de 2025 o seu primeiro station wagon: Seal 06 DM-i Wagon. O novo modelo é uma variação do já conhecido Seal 06 DM-i, lançado em maio de 2024. Desde então já vendeu mais de 220 mil unidades na China, tornando-se num dos automóveis da marca mais populares no país. Agora, a BYD quer repetir o sucesso com uma versão wagon. Apesar das semelhanças visuais com o BYD Seal comercializado na Europa, importa sublinhar que o Seal 06 é um modelo distinto e exclusivo do mercado chinês.


O BYD Seal 06 DM-i mede 4850 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1505 mm de altura e conta com uma distância entre eixos de 2790 mm — é apenas 20 mm mais comprido que o sedã, e é também mais largo em 15 mm e 10 mm em altura, partilhando a distância entre-eixos.

Tal como o sedã, o novo Seal 06 Wagon é equipado apenas com motorizações híbridas plug-in — DM-i em linguagem BYD. São duas opções disponíveis e ambas recorrem à combinação de um motor a gasolina de 1,5 litros com 74 kW (100 cv) associado a um motor elétrico, que se distinguem pela potência — 120 kW (163 cv) ou 160 kW (218 cv) — e pela capacidade da bateria: 10 kWh e 15,9 kWh.


Ambas as baterias Blade da BYD recorrem à química LFP e as capacidades até são algo modestas quando as comparamos com as propostas híbridas plug-in mais recentes a chegar ao mercado europeu. As autonomias anunciadas refletem isso mesmo: 53 km e 83 km, respetivamente, no ciclo CLTC. Algo longe dos mais 100 km ou mais de modelos europeus.

O BYD Seal 06 DM-i  Wagon deverá ser lançado na China até junho deste ano. Chegará à Europa? Atualmente o Seal 06 não têm presença fora da China, mas isso pode mudar com o novo modelo. Isto porque station wagons não têm grande expressão comercial na China. O mesmo não podemos dizer na Europa, especialmente na Alemanha, o maior mercado europeu e precisamente aquele em que a BYD não se tem conseguido se impor.

* Mariana Teles/Razão Automóvel.

>>> CHEVROLET S10 100 ANOS


S10 100 Anos inova com nível inédito de customização

A Chevrolet dá sequência às celebrações pelos seus 100 anos de atuação no Brasil com uma série especial que resgata sua vocação inovadora e reforça o vínculo com o consumidor que valoriza performance, estilo e autenticidade. Chega ao mercado a S10 100 Anos, uma edição desenvolvida para marcar história dentro e fora da estrada.


Mais do que uma versão comemorativa, a S10 100 Anos representa o ápice da tradição da Chevrolet em edições especiais no país — um território que a marca domina como poucas. Da década de 1970 para cá, somamos 100 séries especiais, que traduzem desde marcos históricos, passando por tendências comportamentais até avanços tecnológicos presentes em diferentes modelos de veículos. A nova picape coroa essa linhagem.


“As séries especiais da Chevrolet são uma forma legítima de enaltecer momentos importantes da nossa trajetória e destacar características únicas dos nossos veículos. Com a S10 100 Anos, celebramos ambas as coisas: o centenário da marca e a história de uma picape que representa força, inovação e brasilidade”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.


Com elementos desenvolvidos em parceria com a engenharia local da GM, a S10 100 Anos traz um conjunto técnico inédito entre as séries especiais da marca no Brasil. O sistema de suspensão exclusivo, com molas e amortecedores sob medida para essa versão deixam o veículo 30mm mais alto, ideal para aventuras off-road mais intensas. Outra novidade são os pneus All Terrain aro 18, com banda de rodagem de maior aderência em terra ou cascalho.

O benefício de uma configuração dinâmica chancelada pela engenharia do fabricante é a garantia de que o veículo irá manter os requisitos de segurança, confiabilidade e conforto no uso cotidiano, preservando o conceito de “brutalmente macia” da Nova S10.


Ao todo são 22 diferenciais, considerados com base num perfil crescente de clientes que customizam suas picapes tanto em performance como em estilo.

Por isso, o visual da S10 100 anos parece mais robusto, com destaque para o skid plate instalado na parte frontal do veículo, incluindo dois pontos de iluminação de led no para-choque, santantônio com acabamento integrado e adesivos no para-lamas.


Vale citar também a carroceria na inédita cor Branco Dunas, uma tendência global entre utilitários aventureiros, combinando perfeitamente com os tons escurecidos dos retrovisores, maçanetas e até das rodas.

O ambiente da cabine ganha bancos com revestimento premium e padronagem única, além de costura contrastante feita especialmente para a S10 100 anos, conferindo uma elevada percepção de sofisticação e esportividade.


“Essa é, sem dúvida, a configuração mais valente e emblemática da S10 já produzida no país. O desenvolvimento local nos permitiu entregar um acerto dinâmico sob medida para o consumidor brasileiro. É uma picape chamativa, capaz de encarar trilhas, mas que continua versátil no dia a dia”, destaca Fábio Daumichen, engenheiro-chefe do programa S10 na GM América do Sul.

Linha 2026

O consagrado motor 2.8 turbodiesel de 207 cv conta com calibração auxiliada por inteligência artificial, que ajusta parâmetros em tempo real para otimizar potência e consumo, por exemplo. Por isso, a Nova S10 é a caminhonete que melhor combina trabalho e lazer.


A série 100 anos chega como a principal novidade da linha 2026 e estreia tecnologias para o modelo, como o assistente de permanência em faixa e o alerta de tráfego cruzado traseiro. Além de incorporar evoluções recentes como o sistema Arla 32, capaz de reduzir em até 84% a emissão de poluentes.

A novidade é produzida em lotes limitados na fábrica de São José dos Campos (SP), berço da S10 desde 1995. Trata-se da primeira picape média fabricada no país e também a mais longeva em produção no mercado nacional - e do portfólio da Chevrolet, outro atestado de sua confiabilidade junto ao consumidor brasileiro.


A S10 100 Anos é o primeiro dos três modelos que irão compor a trilogia desta série comemorativa. Ao longo do ano, Onix e Tracker completarão o tributo ao centenário da Chevrolet.

* Press Release/GM do Brasil.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> VOLVO A30 ELECTRIC


Volvo CE exibe na Europa o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo, com zero emissões

Num momento marcante na inovação sustentável, este ano a Volvo CE exibiu exclusivamente máquinas elétricas no stand da marca em Bauma. “Levar à feira uma linha de zero emissões é um marco em nosso compromisso em promover mudanças. Esse portfólio de produtos e serviços evidencia que estamos ao lado de nossos clientes para apoiá-los em cada etapa de sua jornada de transformação. Estamos comprometidos com nossas ambições de descarbonização”, assegura Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.


O destaque da linha exposta pela Volvo CE no evento é o inédito caminhão articulado A30 Electric, primeira máquina elétrica produzida em série em seu segmento. O modelo estará disponível para locação na Europa em 2026, assim como o A40 Electric, versão de maior porte. São produtos para operações em pedreiras, mineração e construção, conciliando alta produtividade com uma operação mais sustentável.


Além das máquinas elétricas, a Volvo CE apresentou também opções de motores a combustão com baixas emissões para todos os modelos expostos na feira. Eles trazem avanços de até 15% em eficiência de combustível, com produtividade excepcional. A oferta de múltiplas tecnologias assegura versatilidade para atender a uma ampla gama de requisitos dos clientes, em qualquer fase que eles estejam em sua jornada de descarbonização.


Em complemento à linha de máquinas com zero emissões, a Volvo CE apresentou na feira de Bauma novos serviços. As novidades incluem uma atualização no conjunto de ferramentas digitais da marca, como uma nova ferramenta de ticket de carga para faturamento simplificado, além de dois novos serviços: Operações de Site, para monitoramento de frota independente da marca, e Otimização do Site, serviço de consultoria para clientes atingirem novos níveis de eficiência em sua operação.

Além do novo articulado A30 Electric, os destaques da Volvo CE em Bauma incluem: 

- Escavadeira elétrica EC230 com autonomia ampliada;
- Gama atualizada de equipamentos elétricos compactos;
- Unidade de potência PU500 otimizada. Permite carregamento móvel rápido de máquinas, caminhões e equipamentos elétricos Volvo e de outras marcas;
- EWR150 Electric, primeira escavadeira de rodas a bateria da marca;
- EW240, escavadeira que trabalha conectada à rede elétrica.

Além de equipamentos de construção, a Volvo levou à feira de Bauma produtos e serviços de diversas áreas de negócio: Volvo Trucks (caminhões), Volvo Penta (motores industriais) e Volvo Financial Services (serviços financeiros), todas atuando de forma conjunta para oferecer uma solução integrada de marca.

* Press Release/Volvo Construction Equipment.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

>>> GALERIA #0130

 

Volkswagen Kombi Custom (1960)





















***

>>> AUDI RS 6 AVANT GT NO BRASIL


Audi do Brasil confirma chegada do RS 6 Avant GT ao País

A Audi do Brasil anuncia o lançamento do exclusivo superesportivo RS 6 Avant GT ao País. A edição limitada de 660 unidades do modelo em todo o mundo - serão 10 unidades direcionadas ao mercado brasileiro - oferece um visual inédito, com spoilers, difusores e para-choques exclusivos, além do uso de fibra de carbono em elementos espalhados por toda a carroceria. Novas rodas de 22 polegadas, bancos em concha especiais e detalhes exclusivos como a numeração da série especial (0 a 660) no console central tornam o veículo uma lenda antes de sua estreia.


“Quem já teve o deleite de acelerar o RS 6 Avant sabe que guiou um carro excepcional, fora de série. E como lapidar esse verdadeiro hors-concours sobre rodas? O desafio foi à altura do ícone, e estamos muito orgulhosos em trazer ao Brasil o fruto desse projeto. A versão limitada RS 6 Avant GT certamente irá conquistar o coração dos seu seleto grupo de clientes”, destaca Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Os primeiros esboços do RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020, desenvolvido pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores automotivos da marca das quatro argolas, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design. Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do lendário carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O resultado final do projeto demonstra o potencial dos jovens talentos e como eles podem contribuir com a fabricante, mesmo durante o processo de aprendizado.


O novo Audi RS 6 Avant GT se destaca das outras versões esportivas da linha, como o RS 6 Avant e o RS 6 Avant Performance, graças à sua aparência ainda mais impressionante, baseada no conceito RS 6 GTO. Essa inspiração se torna evidente já na dianteira, com a ampla grade frontal singleframe e as entradas de ar em acabamento preto brilhante, formando uma peça uniforme que faz o veículo parecer ainda mais baixo e largo. Lâminas verticais e colmeia com desenho exclusivo no para-choque, assim como o capô fabricado em fibra de carbono com acabamento exclusivo, completam o visual dianteiro.

Na lateral, saídas de ar posicionadas atrás das exclusivas rodas de 22 polegadas de seis raios reduzem a pressão do ar no arco da roda e melhoram o resfriamento do freio. Assim como o capô, os para-lamas também são feitos inteiramente de fibra de carbono, pela primeira vez na história da marca das quatro argolas. Inserções nas saias laterais e capas de espelhos retrovisores em carbono brilhante completam o perfil dessa máquina sobre rodas.

Na traseira, inserções na tampa do porta-malas, nomenclatura, logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente faz o carro parecer ainda mais largo. Acima do vidro traseiro, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo - herança do protótipo desenvolvido pelos aprendizes. Pela primeira vez na história do RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta ainda mais plana e esportiva. Além disso, há freios de cerâmica com pinças de freio vermelhas como item de série.


A carroceria do modelo recebe uma combinação exclusiva de cores: a tonalidade externa em Arkona White é acompanhada de inserções nas tradicionais cores Audi Sport - preto, cinza e vermelho - e rodas especiais na cor branco brilhante especialmente desenhadas para esta versão.

O RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus como padrão. A cabine tem o preto como tonalidade predominante, realçada por diversos detalhes que trazem requinte e exclusividade ao modelo, como por exemplo as costuras aparentes em colorações complementares como vermelho e cobre, além das combinações de materiais e texturas pensadas nos mínimos detalhes para reforçar ainda mais a sofisticação a bordo, transmitindo aos ocupantes a sensação de vestirem um terno de alta costura para uma festa de gala. Além disso, o modelo oferece teto solar panorâmico que amplia a luminosidade na cabine.

Encaixes precisos, revestimentos nobres e a identificação "RS 6 GT" por todo o interior, como no console central, tapetes e assentos, reforçam a exclusividade do modelo. Os novos bancos tipo concha RS oferecem a combinação de couro dinâmica e costura em favo de mel com costura aparente em tonalidade cobre. Os cintos de segurança chamam a atenção com sua cor vermelho carmesim, e como destaque especial, o console central apresenta o número de série do carro limitado a 660 unidades.


Incluído pela primeira vez no mercado brasileiro nessa geração do modelo, o novo Audi RS 6 Avant GT é equipado com o inédito sistema de som Bang&Olufsen 3D ADVANCED, com dois auto-falantes direcionais e motorizados no painel frontal e 19 auto-falantes com imãs de Neodymium High-quality.

O novo RS 6 Avant GT é equipado com o consagrado motor 4.0 TFSI biturbo, V8, otimizado para entregar ainda mais performance. No total, o modelo desenvolve 630 cavalos de potência e 830 Nm de torque máximo. A potência é fornecida à tração integral permanente quattro por meio da caixa de câmbio Tiptronic padrão de oito velocidades com tempos de troca otimizados.

O poderoso conjunto mecânico garante ao modelo números de superesportivo de pistas de competição: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada com primazia em apenas 3,3 segundos. Já a aceleração de 0 a 200 km/h ocorre em apenas 11,5 segundos. A velocidade máxima padrão é de 305 km/h.

Assim como o RS 6 Avant Performance, o RS 6 Avant GT usa a versão mais recente do diferencial central de bloqueio. Especialmente leve e compacto, ele distribui a potência do motor para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60. Se ocorrer deslizamento, mais torque de transmissão é aplicado automaticamente ao eixo com melhor tração - até 70% pode fluir para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O diferencial central retrabalhado melhora a dinâmica de direção, garantindo maior precisão e controle nas curvas em alta velocidade.


Para distinguir ainda mais a edição especial de outros modelos da linha RS, o diferencial esportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente ajustado para o RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo de direção "dinâmico". Os clientes se beneficiam de um manuseio esportivo, neutro e altamente preciso com o auxílio da suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control (DRC).

Por fim, os novos pneus Continental “Sport Contact 7” de 22 polegadas (285/30 R22) e alto desempenho garantem a aderência necessária para uma condução dinâmica e esportiva em diferentes circunstâncias da via. Além disso, a distância de frenagem é até dois metros menor com os novos pneus ao frear de 100 a 0 km/h.

Outro diferencial do novíssimo RS 6 Avant GT em relação ao RS 6 Avant é que ele não é totalmente montado na linha de produção da marca na cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Após as etapas de construção da carroceria e oficina de pintura, as 660 unidades da série especial serão encaminhadas para outra linha de montagem perto dali, em Böllinger Höfe, onde os e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenos lotes de produção.

Essa instalação é altamente flexível e única dentro do Grupo, oferecendo as melhores condições para lapidar os últimos detalhes de montagem do Audi RS 6 Avant GT, que é realizada em sua etapa final por sete funcionários experientes em três estações de montagem configuradas especialmente para esta edição especial. Cada veículo passa um dia inteiro por lá, e todos os elementos exclusivos do modelo são instalados manualmente, incluindo o capô, para-lamas, painéis laterais, asa dupla, para-lamas dianteiros e traseiros, e a suspensão ajustável.


Vale destacar que a produção em Böllinger Höfe é neutra em carbono líquido. Para atingir isso, a Audi usa eletricidade verde e calor de fontes renováveis – um marco importante tanto para a marca das quatro argolas. As emissões de CO² que a Audi ainda não pode evitar por meio de fontes de energia renováveis são compensadas usando créditos de carbono de projetos ambientais certificados. A empresa está, portanto, fazendo uma contribuição significativa para a meta de zerar as emissões de carbono até o ano de 2050.

* Press Release/Audi do Brasil.