Esta pequena van desapareceu há dois anos e agora está de volta com portas deslizantes
Foi uma longa espera, mas o Daihatsu Move finalmente está de volta. Após uma pausa de dois anos causada por um escândalo de segurança que abalou a indústria automotiva japonesa em 2023, a Daihatsu retornou ao mercado de kei cars com uma nova geração do seu tradicional carro urbano. A sétima geração do Move apresenta um estilo renovado, portas traseiras deslizantes e uma plataforma mais moderna, marcando uma ruptura com o passado.
Uma das melhorias mais notáveis é a adição de portas deslizantes traseiras, um recurso que adiciona uma dose bem-vinda de praticidade a esta minivan compacta. É uma decisão inteligente que reflete as ofertas de concorrentes como a Honda N-Box . Com exceção da versão de entrada L, todas as versões (X, G e RS) vêm de fábrica com porta deslizante elétrica e sistema de trava touch-and-go.
Além das 13 combinações de cores e das pequenas variações entre as versões (grade, faróis, rodas), a Daihatsu oferece opções adicionais de personalização para o Move. Elas incluem acessórios externos e internos, reunidos nos estilos opcionais Dandysport e Noble Chic.
Por dentro, a cabine foi projetada para ser útil, não para ostentação. Com quatro lugares, ela se concentra na conveniência do dia a dia, com diversas soluções de armazenamento por toda parte. Os bancos dianteiros se dobram e, quando combinados com o banco traseiro reclinável, criam um sofá-cama de casal improvisado para cochilos no meio da viagem ou acampamentos leves.
Os compradores podem escolher entre três tamanhos de tela de infoentretenimento — 7, 9 ou 10 polegadas — todos combinados com um painel de instrumentos analógico. O seletor de marchas permanece instalado no alto do console central, ao lado dos controles físicos de climatização, mantendo tudo simples e familiar. Os opcionais incluem bancos dianteiros aquecidos, base de carregamento sem fio e o conjunto de assistência ao motorista Smart Assist.
Sob o capô curto do Move, encontra-se um motor a gasolina de 658 cc, em conformidade com os regulamentos para kei cars no Japão, que não permitem uma cilindrada maior. O motor naturalmente aspirado produz 51 cv (38 kW / 52 cv), enquanto a versão turboalimentada, presente na versão RS, gera 63 cv (47 kW / 64 cv).
Além da potência extra, o Move RS conta com uma suspensão mais esportiva, com amortecedores exclusivos e rodas de 15 polegadas. Como a maioria dos kei cars, o Move está disponível em configurações 2WD e 4WD, e todas as versões utilizam câmbio CVT.
O novo Daihatsu Move já está disponível para encomenda no Japão . Os preços começam em ¥ 1.358.500 (quase R$ 50.000) para a versão básica com tração nas duas rodas e chegam a ¥ 2.044.000 (aproximadamente R$ 80.000) para a versão topo de linha com tração nas quatro rodas. A Daihatsu espera vender 6.000 unidades do kei car por mês, todas produzidas na província de Oita, no Japão.
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