Volvo lança chassi BZRLE e amplia sua oferta de ônibus elétricos urbanos no Brasil
Chassi tem piso baixo e atenderá metrópoles que demandam essa configuração de veículo, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, entre outras. Com o lançamento, a Volvo passa a oferecer uma ampla gama de chassis a bateria, incluindo modelos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. O novo Volvo BZRLE foi destaque da marca no seminário NTU, importante evento do setor de transportes urbanos que aconteceu nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF).
O BZRLE utiliza uma plataforma consagrada dos ônibus Volvo. O modelo tem o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel equivalente da marca. “São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos nossos demais modelos”, assegura Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. O veículo tem configuração de tração 4×2 e pode receber carrocerias de até 13,5 metros, transportando até 90 passageiros.
Equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, o BZRLE tem autonomia de até 300 quilômetros. Com tomada CCS2, está preparado para receber carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, assegurando alta disponibilidade aos operadores.
A combinação da exclusiva caixa automatizada de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens. Outro destaque é o compressor de ar de última geração, que reduz sensivelmente os ruídos internos.
Equipado com um sistema de direção eletro-hidráulico, o veículo pode, opcionalmente, ser equipado com a Volvo Dynamic Steering (VDS). Esta avançada direção dinâmica, exclusiva da marca, amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.
Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca Volvo para seus veículos, o BZRLE vem preparado para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente por meio de monitoramento via GPS. Essa tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou em regiões próximas a terminais, escolas e hospitais.
Com Zero Emissões, o chassi Volvo BZRLE é mais uma das iniciativas da marca para contribuir com a descarbonização dos transportes. O Grupo Volvo tem a meta global de zerar as emissões de CO₂ de origem fóssil em seus veículos até 2040.
* Press Release/Grupo Volvo América Latina.
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