Mercedes-Benz comemora os 30 anos do Sprinter na indústria de motorhomes
Desde 1995, a Mercedes-Benz Sprinter se tornou uma história de sucesso na indústria de motorhomes. No ano passado, um em cada dez Sprinters foi vendido para a indústria global de motorhomes. Para celebrar esse marco de 30 anos de sucesso, a marca com a estrela contará com um convidado ilustre no Caravan Salon 2025, em Düsseldorf, que irá ocorrer entre os dias 29 de agosto a 7 de setembro.
Em exposição: a primeira geração do Sprinter de 1995, convertida em motorhome, bem como o Sprinter atual na variante com cabeçote de tração – na Europa, mais de 50% de todos os motorhomes baseados no Sprinter são equipados com motor a combustão, segundos dados compilados pela própria marca em 2024. Novos modelos baseados na configuração equipado com o motor tradicional serão apresentados na feira pela Carthago, Frankia, HIP Campers, Laika, Malibu e Niesmann+Bischoff, entre outras.
A Sprinter também é homenageada fora do Caravan Salon: por ocasião do seu aniversário, a fábrica da Mercedes-Benz Vans em Düsseldorf oferece visitas gratuitas à fábrica aos interessados. Solicitações de reserva podem ser enviadas para werksbesichtigung65@mercedes-benz.com. A fábrica de Düsseldorf, uma das maiores empregadoras industriais e empresas de treinamento da região, com cerca de 5.500 funcionários, é uma das três fábricas da Sprinter no mundo.
“Há 30 anos, a Sprinter tem consistentemente estabelecido padrões. Com suas diversas variantes, ela se estabeleceu desde o início como a escolha preferida de diversos setores – incluindo o de motorhomes. Temos o prazer de celebrar este sucesso e as parcerias que o tornaram possível no Caravan Salon Düsseldorf“, diz Sagree Sardien, Diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Vans
Três décadas de Sprinter, três décadas de parcerias fortes
O primeiro Sprinter chegou ao mercado em 1995. Ele impressionou com sua versatilidade já permitindo sua conversão em diferentes tipos de motorhomes – de camper vans a motorhomes totalmente integrados. O primeiro Sprinter estava disponível como um chassis cabine, caminhão plataforma ou basculante. Além disso, vans de painel e combis com tetos planos ou altos foram oferecidos. As distâncias entre eixos variaram de 3.000 a 4.025 milímetros.
Em 2006, a Mercedes-Benz introduziu a segunda geração do Sprinter, apresentando atualizações como o teto super alto e um quarto comprimento de carroceria. Um grande salto foi alcançado em relação às melhorias de segurança tornando as viagens mais relaxantes, especialmente para motoristas de motorhome inexperientes. Isso incluía, entre outros, o programa eletrônico de estabilidade ESP e faróis bi-xenon com luzes de curva estáticas. Em 2013, o Crosswind Assist foi introduzido. Os primeiros fabricantes de motorhomes que confiaram no Sprinter incluíram Carthago, Dethleffs, Eura Mobil, Frankia, Hymer, Rapido, Westfalia e Wochner.
A terceira e atual geração do Sprinter estreou em 2018 e recebeu diversas atualizações desde então, conquistando ainda mais fabricantes de motorhomes – mais recentemente, Laika e Niesmann+Bischoff, entre outros. Essas melhorias não só reforçaram a segurança do veículo com novos sistemas de assistência, como o DISTRONIC, como também aumentaram sua versatilidade mais uma vez. O Sprinter agora está disponível como uma variante com cabeçote de tração.
Em termos de construção, o motor a combustão oferece aos fabricantes de motorhomes um grau particularmente alto de liberdade no design da área de estar. A gama de tipos de propulsão também foi expandida: além do motor diesel OM654 com tração traseira e integral, o Sprinter agora está disponível com tração dianteira.
Em 2021, o sistema de tração integral foi ainda mais desenvolvido para distribuir o torque de tração de forma totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação. Outro destaque: um ganho em conforto graças a uma aparência mais próxima da de um carro de passeio, com, entre outros, o inovador sistema multimídia MBUX com tela sensível ao toque e controle por voz ou o volante multifuncional.
Além disso, a van grande agora oferece recursos de conforto de fábrica, projetados especificamente para o uso em motorhomes, como o Modo de Hibernação. Os extras digitais também atendem às demandas do setor, como o sistema de navegação para reboques e veículos de grande porte.
O futuro da Sprinter é a Arquitetura de Vans Mercedes-Benz. Todas as novas vans Mercedes-Benz serão baseadas na Arquitetura de Vans Mercedes-Benz modular, flexível e escalável. Além dos modelos totalmente elétricos da Arquitetura de Vans Elétricas (VAN.EA), a segunda variante da Arquitetura de Vans, a Arquitetura de Vans a Combustão (VAN.CA), apresentará vans com motor de combustão de última geração. Com isso, a Mercedes-Benz planeja fortalecer ainda mais sua posição de liderança no setor.
* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário