Renault lança o Boreal, o SUV imponente e tecnológico que chega para competir no segmento C
A Renault está lançando no Brasil o Boreal, o SUV imponente e tecnológico que chega para competir no segmento C. O veículo é o quarto lançamento no mundo do International Game Plan 2024-2027 e o segundo no Brasil, apresentado em outubro de 2023, no Rio de Janeiro, pelo CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive.
O Renault Boreal eleva a experiência conectada a um novo patamar. Com tecnologia interativa e interface Google nativa, o modelo transforma a cabine em uma verdadeira extensão digital do dia a dia dos usuários.
O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas. Já o Google Assistant permite controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo o ar-condicionado apenas por comando de voz, sem tirar os olhos do trajeto, são mais de 70 comandos por voz. Mais de 100 aplicativos estão disponíveis no Google Play, como Waze, Amazon Music, HBO Max, entre outros.
Com o Google Automotive Services, os dispositivos da sua casa conectados ao Google Home também podem ser acessados com comandos de voz customizados, garantindo mais conforto e segurança sem tirar os olhos do trajeto.
O Boreal também traz atualizações FOTA à distância sem fio (over-the-air), tanto para o sistema de infoentretenimento como para os dispositivos de assistência ao motorista, cluster e toda a conectividade. A conectividade embarcada também abre caminho para a manutenção inteligente, com alertas, monitoramento do estado do veículo e recomendações de manutenção diretamente por meio da interface ou aplicativo My Renault.
O Renault Boreal faz parte do Human First Program que se concentra em proteger todos os usuários, com base em uma abordagem centrada no ser humano. O Boreal é uma referência em matéria de segurança ativa e conforto ao volante, com até 24 sistemas de assistência ao motorista (ADAS), a proposta mais completa do segmento C-SUV.
Inaugurada com o Kardian, a Renault Group Modular Plataform (RGMP), é altamente versátil e permite passar de um modelo urbano como o Kardian (4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre eixos, 1,77 m de largura) para um veículo do segmento superior, como o Boreal (4,56 m de comprimento, 2,70 m de entre eixos, 1,84 m de largura), garantindo as melhores performances dinâmicas e o conforto para todos os ocupantes.
O Boreal traz o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm combinado ao eficiente câmbio automático de dupla embreagem úmida (EDC) de seis marchas, garantindo uma condução suave, reativa, prazerosa e com economia de combustível.
O Boreal é nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etanol. O veículo é o que tem a melhor eficiência energética (1,79MJ) do segmento C-SUV entre os modelos a combustão.
O moderno conjunto motor/câmbio alia o prazer ao dirigir com baixo consumo de combustível e a melhor eficiência energética do segmento C-SUV.
O modelo chega em três versões de acabamento: evolution, techno e iconic, com preços a partir de R$ 179.990. O Boreal é o primeiro veículo da Renault que tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem.
Design: estilo moderno, escultural e imponente
Com o Boreal, a Renault está reafirmando sua ambição de se tornar uma marca de referência no segmento C-SUV em escala mundial. Desde o início do projeto, o modelo foi pensado para satisfazer as expectativas específicas de seus principais mercados, onde o design externo é um grande fator de diferenciação na decisão de compra, devendo expressar solidez, valor percebido, tecnologia embarcada e status social.
O design externo do Renault Boreal se insere em uma clara visão de estilo: oferecer um veículo imponente com foco na família, com um estilo moderno, escultural e diferenciado. O Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologias de grande valor agregado para o cliente.
Para isso, o modelo adota a nova identidade de design da Renault. Por meio desta nova linguagem estilística, o projeto é baseado em elementos fluidos na carroceria, com curvas generosas e linhas de tensão, que são equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados, que expressam controle e dinamismo.
Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.
À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida graças aos exclusivos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo.
As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo. As caixas de rodas são destacadas por protetores com design clean e elegante, remetendo à solidez e sofisticação.
Interior: confortável, elegante e conectado
Do lado de dentro, cada detalhe do Boreal foi pensado para oferecer uma experiência moderna e conectada, favorecida pelo design harmoniosamente sensorial. Assim como no design externo, o interior da cabine conta com todos os códigos do mundo dos SUVs, com equipamentos sofisticados e materiais de qualidade superior.
Com seu design interno inédito, o cockpit do Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas. Os controles estão distribuídos ergonomicamente: a alavanca da transmissão do tipo “e-shifter” é compacta, enquanto o volante multifunções é ao mesmo tempo sóbrio e elegante, com seus botões metálicos retroiluminados.
O ambiente luminoso é totalmente personalizável graças à iluminação em LED de 48 cores. As transições da luz podem variar automaticamente em função do modo de condução selecionado por meio das configurações do sistema Multi-Sense, proporcionando uma imersão sensorial total.
A parte superior do painel tem um toque suave graças aos revestimentos que aumentam a sensação de conforto e refinamento. Algumas partes da cabine contam com adornos gravados a laser que brincam com os reflexos da iluminação ambiente. Na versão iconic, os bancos são revestidos na cor azul Mercure, dando um toque a mais de exclusividade e sofisticação.
O Boreal privilegia o conforto, com bancos dianteiros elétricos com memória de posição e massagem para o motorista (de série na versão iconic). Espaços de armazenagem estão distribuídos de forma inteligente por toda a cabine, para satisfazer as necessidades diárias no uso em família: porta-objetos, console central fechado e refrigerado, duas portas USB-C na frente, carregador por indução. Para proporcionar ainda mais conforto, o Boreal é equipado com ar-condicionado automático dual-zone.
Na parte de trás, o banco 40/60 conta com apoio de braço central e um sistema Easy Break, que agiliza o rebatimento dos bancos. Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C.
O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 522 litros (VDA) ou 1.279 litros (VDA) com os bancos rebatidos. A menor altura da base do porta-malas facilita a utilização.
Experiência sonora imersiva
O Renault Boreal oferece um sistema premium de áudio Harman Kardon, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre, músico, compositor e produtor francês, amplamente reconhecido como um dos pioneiros da música eletrônica. Este sistema exclusivo de som, que é de série na versão iconic, integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.
Cinco ambientes exclusivos — Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge — completam esta experiência. A atuação de Jean-Michel Jarre não se limitou a um simples apoio artístico: ele orientou o projeto acústico em sua totalidade, desde o layout dos alto-falantes até a afinação do software, para oferecer uma experiência sonora de alta precisão, à altura do DNA tecnológico da Renault.
Interface Google nativa: praticidade e tecnologia
Uma das principais vantagens da versátil plataforma RGMP é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro a ser produzido no Brasil.
Baseado nos serviços embarcados do Google, o sistema multimídia OpenR Link está no centro desta estratégia. Por meio de uma interface unificada, o sistema permite um acesso simples e coerente com o uso que os clientes já fazem das ferramentas digitais. O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas.
Mais de 100 aplicativos estão disponíveis no Google Play, incluindo os onipresentes sistemas de navegação otimizados a exemplo do Waze, o melhor das rádios de todo o mundo com o Radioplayer for Renault, plataformas musicais de alta definição como o Amazon Music, o melhor das plataformas de vídeo em streaming como Prime Video ou HBO MAX, um game musical on-line único no mundo para todos os passageiros como SongPop for Renault e acesso à internet por meio do navegador Vivaldi.
O Boreal chega para redefinir a experiência ao volante, unindo inovação, praticidade e tecnologia. Com integração ao Google Assistant, você pode controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo funções do carro como o ar-condicionado e, também, dispositivos da sua casa com comandos simples de voz, garantindo mais conforto e segurança sem tirar os olhos do trajeto.
Quer ajustar a climatização da sua casa? Basta dizer: “Ok Google, ativar casa verão/ inverno” podendo ligar o ar-condicionado e abrir as cortinas ou aquecer o ambiente, por exemplo. Precisa de mais segurança? Experimente: “Ok Google, ativar câmeras de segurança”, ligue a iluminação, abra o portão da garagem. E para deixar tudo ainda mais prático, também é possível acionar eletrodomésticos conectados à sua casa ou até preparar o café antes de chegar. E tudo isso apenas por um simples comando de voz. tudo por voz. As funcionalidades do Google Home requerem dispositivos compatíveis instalados na casa do cliente.
O novo Renault Boreal chega ao mercado equipado com o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países, agora produzido no Brasil, esse propulsor combina agilidade, eficiência e inovação, com tecnologias derivadas da Fórmula 1 e foco em alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
Sua versão brasileira foi desenvolvida pela equipe de engenharia da Renault e Horse no Brasil, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), reforçando o protagonismo da engenharia brasileira no projeto.
Além da economia de combustível graças também ao sistema Start & Stop, a combinação com o câmbio automático com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) úmida proporciona um prazer de dirigir ainda maior, com baixo consumo e emissões de CO₂ reduzidos.
Prova disso é a sua classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. O Boreal é nota A, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etano, e tem ainda melhor eficiência energética ((1,79MJ) do segmento entre os veículos a combustão.
A conexão do câmbio EDC com o motor turbo flex se dá por meio de um sistema de volante bimassa que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável.
Assim como vários modelos europeus da marca, o Boreal associa um motor TCe 1.3 Flex de 163 cv e 270 Nm a um câmbio com dupla embreagem úmida (EDC, Efficient Dual Clutch). Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta (“paddle-shifts”), localizado atrás do volante.
Além disso, este câmbio traz a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. O Boreal faz a estreia mundial deste conjunto com TCe 1.3 com esta versão de caixa EDC. Para receber este novo acoplamento, com torque elevado em 50Nm, a caixa EDC recebeu reforços estruturais, especialmente em rolamentos e carenagens, sem comprometer a agilidade nas trocas de marcha.
O câmbio EDC oferece o melhor compromisso entre prazer ao dirigir em uma caixa de câmbio automática e eficiência de combustível próxima à transmissão manual, em comparação com a CVT atual, especialmente com tecnologia confiável de embreagem úmida.
Com tecnologia comprovada, mais de 1,3 milhão de veículos Renault e Alpine no mundo usam a embreagem “dual clutch” úmida, como Kardian, Captur, Megane, Scenic, Talisman, Espace, Traffic, Alpine A110, entre outros.
O funcionamento se dá da seguinte maneira: duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares). Com isso, acontece mudança de marcha suave, aceleração rápida e robustez melhorada com embreagem úmida.
Para maior conforto em congestionamento e durante manobras de estacionamento, por exemplo, basta soltar o pedal do freio gradativamente que o veículo já inicia o movimento, sem necessidade de pressionar o pedal do acelerador.
O câmbio EDC oferece o desempenho de uma caixa manual, com o conforto e praticidade de um câmbio automático. A dupla embreagem reduz o atrito indesejado e melhora a eficiência de transmissão de movimento do motor para as rodas. Ele apresenta uma unidade de controle eletrônico e atuadores elétricos para otimizar a economia de energia. As regras de mudança são otimizadas para permitir baixas rotações do motor, reduzindo consumo de combustível e as emissões de CO₂.
O câmbio EDC já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando assim uma troca de marcha instantânea para todos os estilos de condução em quaisquer situações (modos Sport, Eco e My Sense), tanto no modo automático como no manual com os “paddle-shifts”.
Outra característica importante é que a unidade de controle do câmbio EDC e a embreagem úmida (banhada a óleo) são integradas. A embreagem úmida trabalha com uma embreagem multidisco resfriada, que é acionada e lubrificada pelo óleo lubrificante. Esse tipo de embreagem é utilizado em veículos com motores de maior torque, pois o óleo da embreagem é resfriado pelo sistema de refrigeração do motor e câmbio.
O Boreal vem complementar a gama de produtos que utiliza a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, que permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos. Essa base inédita permite o desenvolvimento e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira, além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 a 1,6 m.
A arquitetura eletroeletrônica da RGMP permite tanto a adoção de sistemas de propulsão convencionais (monocombustível e flex) ou híbridos E-Tech (híbrido leve, 100% híbrido e do tipo plug-in), com torque entre 200 e 370 Nm. Essa moderna arquitetura também habilita a aplicação de avançadas tecnologias como sistema de assistência ao condutor (ADAS), componentes e estrutura de segurança passiva, além de eficiência na gestão energética.
A RGMP utiliza toda a expertise do Renault Group na concepção de plataformas, que permitem uma combinação entre handling, segurança e conforto ao dirigir, com um tuning do conjunto de suspensão desenvolvido especificamente para os mercados locais.
O sistema de freios do Boreal tem discos nas quatro rodas (na dianteira com diâmetro de 296 mm e na traseira com 280 mm), que permite uma ótima capacidade e distância de frenagem.
O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer uma excelente dirigibilidade em diferentes tipos de terreno, com uma altura de solo de 213 mm e um bom ângulo de ataque de 22,2º, que permite encarar valetas e lombadas com facilidade. A calibração foi finalizada pelo time de engenharia do RTA (Renault Tecnologia Américas) no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina, para ter o melhor equilíbrio entre handling e conforto.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson e na traseira utiliza eixo de torção. Instalado diretamente na carroceria, sem suportes, contribui para a ótima rigidez torcional da carroceria e permite ótimo posicionamento e amplitude de operação, enquanto sua estrutura central permite a adoção de uma barra estabilizadora interna de 30mm.
O sistema de direção elétrica permite diferentes modos de condução, com mais assistência no modo conforto e mais firmeza no modo Sport.
Na parte estrutural, a RGMP do Boreal possui na seção dianteira, longarinas de deformação programada e linhas de distribuição de carga do impacto. Elas dissipam a energia de uma colisão por toda a estrutura, preservando o habitáculo e protegendo os ocupantes do veículo, em caso de colisão. Na seção central, a RGMP traz longarinas estampadas em aço de alta resistência, formando uma zona de menor deformação para a proteção dos ocupantes, transferindo as forças de impacto para a seção traseira.
Graças à arquitetura eletrônica RGMP, o Boreal oferece a possibilidade de escolher entre cinco modos de condução, através da tela do multimídia ou de um comando giratório localizado no console central. Cada modo é otimizado para um estilo ou situação de condução específica: Eco, Confort, Sport, Perso, além do inédito modo Smart. O sistema atua na calibração do sistema de direção, do motor e da caixa de câmbio ajustando diversas configurações, como resposta do pedal do acelerador, esforço de direção, display do painel de instrumentos do motorista e iluminação ambiente.
O novo modo Smart adapta automaticamente esses parâmetros do veículo através de algoritmos inteligentes, que respondem à melhor situação de condução naquele momento (Eco, Confort ou Sport). Os modos de condução funcionam em sinergia com a iluminação ambiente de 48 cores, permitindo que a experiência de condução seja complementada através do sistema Multi-Sense.
* Press Release/Renault do Brasil.








Nenhum comentário:
Postar um comentário