A tecnologia é um dos pontos altos da sexta geração da linha especial Savana. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que não só fazem da picape uma das mais capazes para rodar em qualquer tipo de terreno, mas também garantem ainda mais conforto e segurança aos seus ocupantes.
O sistema de entretenimento é um dos melhores do mercado. Com uma tela sensível ao toque de 9 polegadas - mas que conta com botões físicos para ajuste do volume - os ocupantes conseguem conectar até dois smartphones de forma simultânea, por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, o que possibilita que uma pessoa possa comandar o trajeto pelo Waze ou Google Maps e a outra possa controlar a playlist. A picape também traz sistema de navegação via GPS offline, ou seja, os ocupantes podem ter total controle de sua rota, mesmo nos lugares mais remotos, onde não há sinal de celular.
O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual moderno e traz um display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo, como modo de condução dentro ou fora de estrada, números de consumo, mapa, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros. Ele é totalmente integrado com o sistema de entretenimento, de forma a sempre exibir as informações mais relevantes de forma clara e aos olhos do motorista.
A picape também traz sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da elogiada câmera 360º, oriunda da versão Katana.
O sistema de ar-condicionado, assim como na quinta geração, é o mais eficiente que temos entre as picapes médias por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto.
A Mitsubishi Triton Savana também recebeu ajuste de temperatura digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo, além de bancos com ajuste elétrico para o motorista.
A versão anterior da nova Triton Savana - quinta geração da picape - já era extremamente robusta. Mas, tudo que é bom pode ser melhorado. Agora, a sexta geração do modelo é equipada com o motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205cv de potência e 47,9kgf.m de torque.
O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Tais sistemas oferecem melhor linearidade de entrega de torque - já em baixas rotações à cerca de 1.500rpm - e respostas bastante rápidas aos comandos no pedal do acelerador.
Além de potente, o motor, aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, proporciona a força necessária para encarar difíceis estradas de terra, gastando muito menos combustível que a geração anterior.
O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida.
Todo o sistema mecânico - motor, transmissão, diferencial traseiro e tanque de combustível - é protegido por uma chapa de aço embaixo do chassi, que oferece mais segurança ao veículo e seus ocupantes em situações extremas no uso fora de estrada.
Assim como o sistema de transmissão e o motor melhoraram, a tração também é um atributo de destaque, pois traz novidades em relação a geração anterior da picape, em especial o O Off-Road Mode, que antes contava com quatro opções para diversos pisos e agora oferece sete opções que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido: Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock.
Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.
Outra funcionalidade bem atrativa, mas que não é novidade, é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.
A Triton Savana mantém o já conhecido e consagrado sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.
O sistema de tração também conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.
Assim como nas versões HPE-S e Katana, a Triton Savana é equipada com o sistema Active Yaw Control (AYC), ou Controle de Guinada Ativo. Exclusivo da Mitsubishi Motors, ele controla o movimento de rotação do carro em torno do seu eixo vertical (guinada).
Em vez de simplesmente limitar o deslizamento das rodas como um diferencial de deslizamento limitado convencional, o AYC gera ativamente um momento de guinada para ajudar o veículo a seguir a trajetória pretendida pelo motorista.
A Mitsubishi Triton Savana estará disponível em toda a rede de concessionárias Mitsubishi nas cinco regiões do Brasil, a partir das próximas semanas.
* Press Release/Mitsubishi Motors.