segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

>>> LADO SELVAGEM


Kia Tasman abraça seu lado selvagem com equipamentos off-road de alta performance

Desde o seu lançamento, a Kia Tasman tem causado polêmica entre os entusiastas de picapes, principalmente devido ao seu design controverso . No entanto, como acontece com a maioria dos modelos do segmento, seu visual pode ser significativamente alterado com a ajuda de peças de reposição.


A preparadora australiana ARB lançou uma gama de acessórios destinados a aprimorar as capacidades off-road e a praticidade geral da picape. A empresa divulgou fotos de um protótipo do Tasman equipado com alguns dos opcionais disponíveis. O destaque é a barra Summit MKII, que substitui o para-choque dianteiro e oferece proteção para a grade, os faróis e os para-lamas.

A robusta barra de proteção integra faróis de neblina em LED, luzes diurnas, luzes de posição, indicadores de direção sequenciais e pontos de ancoragem para reboque. O perfil apresenta trilhos laterais e degraus tubulares em aço Summit, mas o que nos chamou a atenção foi a capota traseira em liga de alumínio MITS. Esta está disponível em diferentes tamanhos com pacotes interiores opcionais.

No exemplo ilustrado, o produto é combinado com uma escada traseira, um suporte para pneu sobressalente de tamanho normal e um rack de base que pode ser equipado com painéis solares. Como alternativa para projetos voltados para o trabalho, a ARB oferece carrocerias de alumínio com laterais rebatíveis.

Quem precisa transportar equipamentos para expedições pode optar pelos sistemas de gavetas modulares, cozinha deslizante e diversas soluções de carga. Além disso, a picape pode ser equipada com todo tipo de equipamento de camping, incluindo barracas de teto e toldos, transformando-a em um lar aconchegante no interior da Austrália.

As capacidades off-road do Tasman podem ser aprimoradas com a suspensão Old Man EMU 4×4, que conta com amortecedores MT64 de alta resistência. O protótipo combina o chassi elevado com rodas beadlock calçadas com pneus todo-terreno robustos. Quem pretende usar a picape em trilhas off-road mais exigentes também pode adquirir guinchos, pranchas de desatolamento, sistemas de ar comprimido e outros acessórios.


A ARB não oferece nenhuma opção de upgrade para o motor turbodiesel de 2,2 litros , que gera 207 cv (154 kW / 209 PS) e 440 Nm (325 lb-ft) de torque. O motor é acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, que envia a potência para as quatro rodas com a ajuda de um sistema de tração nas quatro rodas.


A Kia aposta no potencial do Tasman no mercado de acessórios, oferecendo uma gama de itens opcionais de fábrica como alternativa. Isso inclui desde racks de teto e barras esportivas até quebra-matos, para-choques off-road, alargadores de para-lamas e até mesmo um snorkel. Além disso, existem diversos modelos de capota e acessórios para a caçamba traseira, que devem atender a praticamente todos os tipos de proprietários de Tasman, desde o aventureiro de fim de semana até o profissional do off-road.


A montadora também deu a entender que uma versão robusta da picape poderia ser lançada com o conceito Tasman Weekender (imagem acima), que serviria como rival para a Ford Ranger Raptor. Representantes da Kia sugeriram recentemente que o Tasman continuará a ser aprimorado ao longo de seu longo ciclo de vida, com a possível adição de opções de motorização híbrida e elétrica, além das unidades de combustão existentes.

***

Nenhum comentário: