Volkswagen lança novo Tiguan no México com 1.4 turbo e pode vir ao Brasil
Recentemente, a Volkswagen introduziu no mercado mexicano a nova geração do seu SUV médio Tiguan, que foi apresentado ao mercado dos EUA ainda no fim de 2024. Caso não tenha visto, o novo modelo será o equivalente da marca para o Tayron, que nasceu com missão de sucessor globalmente o Tiguan Allspace, mais longo que as versões tradicionais e podendo ter até 7 lugares.
No interior, a versão de entrada também abre mão de algumas conveniências como retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, central multimídia menor que as demais configurações (de 12,9'') e luz ambiente.
A intermediária Comfortline já traz teto-solar panorâmico, sistema de câmera 360º, faróis com assistente de luz dinâmico e luz ambiente no interior. No exterior, as rodas são de liga-leve de 18", enquanto os para-choques e outros frisos trazem detalhes cromados.
A versão topo de linha do novo VW Tiguan é a R-line, que traz para-choque dianteiro e traseiro com visual mais esportivo, além de rodas maiores, de 20". Os compradores também podem optar pelo sistema de som Harmon Kardon de 12 alto-falantes, enquanto a multimídia possui 15". Nesta versão, há ainda ar-condicionado digital com 3 zonas e assentos dianteiros com função massagem.
Os preços no México para o Volkswagen Tiguan partem de 599.990 pesos (R$ 170,6 mil) na versão Trendline, 677.990 pesos (R$ 192,8 mil) na Comfortline e 773.990 pesos (R$ 220,1) na R-Line. O VW Tiguan no Brasil ainda está uma geração atrás do oferecido na América do Norte e é oferecido na versão única Allspace R-Line com motor 2.0 turbo de 186 cv.
Comparado ao Allspace, o novo Tiguan cresceu e agora está 32 mm mais longo e 5 mm mais alto. Na prática, são 4.551 mm de comprimento e 1.640 mm de altura, sendo mantidos o entre-eixos de 2.681 mm e a largura de 1.839 mm. Por sua vez, o porta-malas aumentou 33 litros e agora acomoda até 648 litros. O coeficiente de arrasto é de 0,28, contra 0,33 do SUV anterior.
Já o Tiguan Allspace, que naturalmente sempre foi alongado, mede 4.701 mm de comprimento, 1.674 mm de altura e 1.839 mm de largura. O entre-eixos tem ao todo 2.787 mm, enquanto o porta-malas acomoda até 710 litros. Outra diferença importante é a capacidade para acomodar até 7 ocupantes (inexistente no Tiguan 2025 europeu).
Novo Tiguan no Brasil
A Volkswagen faz mistério, mas não tem muito para onde correr. Como a produção é mexicana, e lá atualmente só é produzida a nova geração do SUV no lugar do Allspace, em algum momento deste ano a terceira geração do utilitário esportivo também desembarcará por aqui. Fica a dúvida se a marca aproveitará e utilizará o motor do Golf GTI com a tração integral como na Europa, pois vale lembrar, foi exatamente essa configuração que fez a fama do modelo por aqui.
A oferta do motor 1.4 no portfólio do Tiguan mexicano também abre a possibilidade do SUV voltar a oferecer a motorização em nosso mercado. Vale lembrar que durante a primeira geração e nos primeiros anos do Allspace, o modelo era oferecido com o motor menor. Somente após a chegada do Taos e o realinhamento das versões do utilitário esportivo é que ele passou a ser oferecido somente com o 2.0 TSI.
* Thomas Tironi/Motor 1.
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