Daimler Buses testa ônibus intermunicipal elétrico na Finlândia
As empresas de ônibus colocam as mesmas exigências em ônibus elétricos como em seus equivalentes com motores a diesel convencionais. Mesmo em condições climáticas difíceis, como frio, gelo e neve, os veículos precisam fazer seu trabalho de forma confiável. Neste contexto, os atuais testes de inverno de dois veículos Mercedes-Benz eIntouro quase em produção em Rovaniemi, Finlândia, mais uma vez provaram ser importantes testes de resistência. Sob condições climáticas extremas, como estradas com neve e gelo, ventos cortantes e temperaturas de até 30 graus negativos, a equipe de desenvolvimento e testes colocou o primeiro ônibus intermunicipal elétrico a bateria da Daimler Buses à prova para sondar outras medidas de otimização.
Durante a viagem à Finlândia, os engenheiros examinaram de perto todas as funções e sistemas dos dois eIntouro na prática. Por exemplo, a coordenação do controle de acionamento e do módulo de acionamento central também fizeram parte das tarefas da equipe, assim como a coordenação da troca de marchas da transmissão de três velocidades integrada ao módulo de acionamento central e a otimização do gerenciamento de freios, na qual a recuperação do motor elétrico desempenha um papel decisivo.
Ao mesmo tempo, o eIntouro conseguiu provar sua capacidade de longa distância durante o test drive de inverno: engenheiros de teste da Daimler Buses dirigiram o eIntouro na rota de 3.000 quilômetros de Neu-Ulm para a Finlândia e de volta em suas próprias rodas. Eles usaram apenas infraestrutura de carregamento disponível publicamente para recarga. A capacidade de carregamento rápido das baterias permitiu pausas curtas de carregamento e uma rápida continuação da viagem.
No local em Rovaniemi, os especialistas prestaram atenção especial ao comportamento das baterias e do trem de força elétrico do eIntouro em condições climáticas adversas. Para esse propósito, eles verificaram, entre outras coisas, as características de partida a frio, a capacidade de carga do sistema de alta tensão em temperaturas extremamente baixas e a proteção contra frio dos componentes de acionamento, software e interfaces. Além disso, os sistemas de gerenciamento térmico e de energia foram testados intensivamente. Ambos garantem que as baterias e o trem de força, bem como o compartimento do passageiro e o local de trabalho do motorista, sejam mantidos na temperatura certa, corretamente e com eficiência energética, mesmo em baixas temperaturas.
O teste de inverno também incluiu vários testes sobre características de direção e frenagem em superfícies com aderência variável. Entre outras coisas, esses testes foram usados para coordenar todos os sistemas relevantes para a segurança, como ESP e ASR, e os sistemas de assistência ao motorista.
Martin Teigeler, Chefe de Engenharia de Produtos da Daimler Buses: “Nossos testes extensivos sobre o comportamento das baterias e do trem de força elétrico em temperaturas extremamente abaixo de zero, e sobre as características de manuseio dos veículos em estradas polidas com gelo ou em lama não produziram apenas descobertas importantes para otimização adicional. Eles também mostraram que o eIntouro elétrico a bateria é totalmente operacional mesmo em condições de inverno.”
O Mercedes-Benz eIntouro é baseado no conhecido ônibus Mercedes-Benz Intouro de piso alto movido a diesel, mas é equipado com uma tração elétrica a bateria. Como resultado, a Daimler Buses agora pode mudar para a mobilidade elétrica para rotas interurbanas clássicas, ônibus escolares e viagens mais curtas de longa distância pela primeira vez. Além do eIntouro de 12,18 metros de comprimento, o eIntouro M com 13,09 metros de comprimento também estará disponível. Isso permite variantes de assentos de 50 até um máximo de 63 assentos. Pela primeira vez em um ônibus europeu, as atualizações de software podem ser instaladas no eIntouro "pelo ar" sem uma visita à oficina.
* Press Release/Daimler Buses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário