sexta-feira, 14 de março de 2025

>>> BMW FURGÃO?


BMW 320d foi transformado em furgão para transportar peças de automóveis com estilo

O BMW M3 Touring é para aqueles que querem praticidade sem sacrificar o desempenho — essencialmente, é a resposta para qualquer um que precise de um M3, mas tenha um cachorro, uma moto e filhos. Mas e se você quiser ainda mais utilidade com um o M3? Entra Wayde Evans, um construtor do Reino Unido que pegou um E91 3-Series Touring movido a diesel e o transformou em algo que mistura funcionalidade de cavalo de batalha com vibrações de carro esportivo.


O resultado é uma pequena van estilo M3 que você não sabia que precisava. Considerada a única E91 desse tipo existente, esta criação é cortesia da Mohawk Customs, uma loja sediada no Reino Unido administrada pelo próprio Evans.


Conhecido por suas construções não convencionais, incluindo um carro de rali Ford Ka montado em suportes Audi S3 (sim, é sério), Evans decidiu adotar uma abordagem menos extrema e mais prática para seu último projeto. Desta vez, ele precisava de um veículo para transportar peças pela sua oficina.


O ponto de partida para esta construção foi um BMW 320d Touring pré-facelift, que Evans comprou como sucata depois que seu antigo dono desistiu de consertá-lo. Depois de desmontá-lo para vender as peças, Evans desenvolveu uma queda pela perua surrada e decidiu trazê-la de volta à vida e de volta à estrada.

Claro, fazer o carro funcionar não foi fácil, mas com um pouco de esforço, Evans restaurou o 320d e deu a ele uma nova vida. Eventualmente, porém, ele pensou: "Por que não transformar essa coisa em uma van com um toque inspirado no M3?" Afinal, a BMW já havia se envolvido em estranhos derivados do M3. Mas uma van M3? Agora isso era um desafio.


Enquanto a maioria das pessoas simplesmente dobraria os bancos traseiros no 320d Touring, Wayde queria algo mais especial para seu cavalo de batalha. O primeiro passo? Remover as portas traseiras e maçanetas, e então cobrir o vidro traseiro com painéis. Isso efetivamente transformou o BMW em um pequeno furgão de três portas, mantendo a área de carga perfeitamente fora de vista.

Para adicionar um toque de esportividade, Wayde pegou um kit de carroceria larga originalmente projetado para o E92 M3. Ele fez os ajustes necessários para garantir que a carroceria larga se encaixasse em sua perua, integrando-a perfeitamente à carroceria do E91. As extensões do para-lama foram combinadas com um para-choque réplica do M3 e um capô personalizado com aberturas integradas e a protuberância característica no centro.


Para os faróis modificados, Wayde misturou peças de modelos da Série 3 pré e pós-facelift , adicionando projetores bi-xenon duplos a cada unidade. Na traseira, ele integrou as últimas lanternas traseiras em uma porta traseira personalizada. Incapaz de encontrar uma réplica do para-choque traseiro do M3, Wayde foi criativo, construindo uma peça sob medida com um difusor de reposição e um padrão de grade inspirado no Mini. Quanto ao escapamento, ele adotou um sistema de tubo reto e tubos de escape duplos.

O veículo tem acabamento em um verde-limão marcante, contrastando fortemente com o teto preto e o interior de couro preto. Um conjunto mais antigo de rodas de liga leve BMW M e uma suspensão significativamente rebaixada, deu a ele a postura perfeita para um M3 ''impostor''.


Embora uma troca de V8 fosse tentadora, a van mantém o turbodiesel original de quatro cilindros e 2,0 litros do 320d. No entanto, ele foi ajustado para produzir cerca de 247 cv (184 kW / 250 cv), graças a um turbocompressor atualizado e uma central remapeada. De acordo com o proprietário, isso é potência mais do que suficiente para um veículo comercial, e o baixo consumo de combustível do motor a diesel o torna razoavelmente barato de operar graças à sua eficiência.

***

Nenhum comentário: