Kenworth anuncia o fim dos modelos icônicos W900, T800 e C500
A Kenworth anunciou que encerrará a produção em 2026 de seus caminhões Classe 8 de cabine de 1,9 metros, que incluem o W900 (modelos W900L e W900B), o T800W (capô largo) e o C500. A decisão se deve à evolução dos regulamentos de emissões e restrições de componentes à medida que a indústria avança com tecnologias e produtos novos, mais eficientes e melhor integrados. Uma chamada final para pedidos de caminhões será anunciada no final de 2025.
"Sabemos que esses modelos são parte integrante da nossa história aqui na Kenworth, o que torna essa decisão difícil, mas necessária, à medida que entramos na próxima era do transporte rodoviário", disse Kevin Haygood, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth. "À medida que fazemos a transição para produtos futuros, continuamos comprometidos em honrar o espírito desses caminhões icônicos, oferecendo inovação, eficiência e o mesmo nível de habilidade em que nossos clientes e motoristas confiam há gerações."
Série W900: Um clássico atemporal
O W900 é um dos caminhões mais icônicos da história dos caminhões da América do Norte, conhecido por seu capô longo clássico, design convencional, durabilidade robusta e conforto e estilo focados no motorista. Desde a introdução do W900 em 1963, ele rapidamente se tornou o favorito entre operadores proprietários e motoristas de frotas. A versatilidade e a plataforma personalizável do W900 o tornaram uma escolha confiável para aplicações de longo curso, transporte pesado, extração de madeira, despejo e outras aplicações vocacionais e rodoviárias. Desde o início do W900, a Kenworth incorporou avanços em tecnologia, estilo e desempenho em quatro iterações que se mostraram essenciais para diferentes trabalhos, mantendo a aparência icônica. O W900A forneceu resfriamento aprimorado para operação ideal do motor, o W900B estreou com uma atualização de cabine e inovações de resfriamento adicionais, o W900S foi projetado para aplicações específicas de concreto pré-misturado e o W900L trouxe uma variação de capô longo para desempenho e aparência.
“O W900 é realmente histórico, pois ajudou a moldar a cultura e a tradição dos caminhões norte-americanos como a conhecemos hoje”, disse Haygood. “Frequentemente visto em feiras de caminhões, apresentado em filmes e na TV, e exibido em outros eventos, é um caminhão icônico que é estimado por seu estilo clássico por nossos clientes e aficionados por caminhões. Embora a produção desses caminhões esteja chegando ao fim, estamos ansiosos para vê-los em nossas estradas e em feiras de caminhões por muitos anos.”
T800: Um cavalo de batalha vocacional
Desde sua introdução em 1986, o T800 estabeleceu um alto padrão para caminhões vocacionais ao misturar durabilidade, desempenho e versatilidade no local de trabalho.
O T800W continua sendo o favorito entre os operadores em aplicações de transporte pesado e off-road e é construído para acomodar motores grandes com maior capacidade de resfriamento e componentes robustos. A resistência comprovada do T800W o tornou ideal para transporte pesado especializado, trabalho em campos petrolíferos, extração de madeira e outros trabalhos exigentes.
C500: Para os terrenos mais acidentados
Produzido pela primeira vez em 1972, o C500 é um dos caminhões vocacionais mais resistentes e robustos já construídos. Ele foi projetado especificamente para aplicações de transporte pesado extremo, campos petrolíferos, extração de madeira, mineração e off-road, onde a capacidade de peso, durabilidade, potência e confiabilidade são essenciais. Ao contrário dos modelos mais populares da Kenworth, como o W900 ou o T800, o C500 é um cavalo de batalha especialmente desenvolvido para lidar com as condições mais adversas do mundo, oferecendo uma classificação de peso bruto combinado de até um milhão de libras em aplicações especiais de transporte pesado e operando em locais e condições onde nenhum outro caminhão disponível comercialmente pode.
Para garantir uma transição tranquila, a Kenworth está fornecendo suporte e orientação abrangentes para revendedores e clientes. O W990 e o T880 da Kenworth estão bem posicionados para continuar a tradição de excelência da Kenworth, oferecendo o melhor conforto, eficiência e confiabilidade do motorista da categoria. O mais recente T880S da Kenworth, com o capô de desempenho recém-projetado, oferece motores de alta potência e maior capacidade de resfriamento. O capô de desempenho T880S é compatível com motores de grande cilindrada, incluindo o Cummins X15, classificado até 605 cv e 2.050 lb.-ft. de torque, tornando-o uma opção viável para aplicações T800W.
* Press Release/Kenworth Truck Company.
Nenhum comentário:
Postar um comentário