quinta-feira, 14 de maio de 2009

>>> IVECO & COCA-COLA

Caminhão híbrido inicia operação de quatro meses na Bélgica
Já faz algum tempo que a Europa encontrou o seu norte, no que se refere à busca por novas fontes de energia para fins automotivos. E a motorização em questão é a híbrida. A montadora italiana Iveco desenvolveu um EuroCargo híbrido diesel-elétrico, para operação da Coca-Cola exclusivamente na cidade de Bruxelas, na Bélgica, por quatro meses. O caminhão irá rodar numa rota de 20 quilômetros de extensão no centro da capital belga.


O caminhão protótipo foi entregue na última semana de março a Hubert Patricot, presidente da Coca-Cola Enterprises na Europa, por Franco Miniero, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing da Iveco SpA. As duas corporações são parceiras neste projeto, que verificará a viabilidade comercial da tecnologia híbrida, pelo menos para esse tipo de aplicação.

Segundo a montadora, o caminhão híbrido pode gerar uma redução de até 30% no consumo de combustível em operações urbanas. O veículo está equipado com motor Tector Euro V Diesel, de 4 cilindros, 16 válvulas e 160 cv (118kW), que trabalha em combinação com um motor gerador elétrico de 60 cv (44kW), uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades e uma bateria de lítio e íon de capacidade estimada em 1.9 kW. As partidas são feitas no modo elétrico, que também ajuda nas acelerações e subidas, com apoio da função Stop & Start e do freio regenerativo.

“A Coca-Cola está comprometida com a sustentabilidade e tem o objetivo de crescer com a redução de emissões de CO2. Este estudo piloto com o caminhão híbrido da Iveco vai nos guiar na definição de estratégias de transporte sustentáveis para nossos negócios na Europa”. afirma Patricot.

* Redação/TranspoOnline.

Nenhum comentário: