terça-feira, 12 de maio de 2009

>>> RENAULT MAGNUM

Renault Magnum: O regresso do imperador!
Lançado em 1991, o modelo de grande sucesso da Renault Trucks ganha nova versão para o mercado europeu em 2010.
A mais recente versão do Renault Magnum faz jus aos atributos que o popularizaram, embora apresente linhas mais robustas e elegantes, onde foi dada prioridade absoluta ao conforto de vida a bordo, graças a uma cabine espaçosa, com aspecto luxuoso. Estes fatores vão certamente contribuir para a Renault consolidar a posição de referência no âmbito funcionalidade, estética e eficácia.


O Renault Magnum encontra-se perfeitamente adaptado para longas distâncias e abrange diferentes setores de atividade, desde carga-seca, transporte a temperatura controlada ou de animais, optando entre as configurações de 4x2 ou 6x2.

O motor DXi13 é fundamental para garantir o bom desempenho e um consumo otimizado, designadamente por assegurar recuperações com baixa rotação, desde as 1100 rpm. Encontram-se disponíveis também dois níveis de potência: 460 cv e 500cv. Possui seis cilindros em linha de 12,8 litros, injeção eletrônica de alta pressão por injetores de segunda geração e duplo circuito de comando, turbocompressor com válvula de sobrepressão Wastegate. O DXi13 pode ser equipado com travão de escape e está preparado para cumprir as normas Euro 4 e Euro 5, através da utilização do sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) que permite uma redução do consumo, podendo cifrar-se em menos cinco por cento em comparação com o motor DCi Euro 3.


Possui caixas de 16 velocidades manuais ZF Ecosplit 16 S 2320 TD e Ecosplit 16 S 2520 TO. É possível optar pela solução automatizada Optidriver+ de 12 velocidades que funciona como verdadeiro aliado do motorista em matéria de consumos e controle dos custos operativos.

No que refere às suspensões, foram adotadas parabólicas na frente com capacidade máxima de 8 t, e pneumáticas na traseira com três possibilidades: normais, rebaixadas e rebaixadas para grande volume (11,5 a 13 t).


A estética do Magnum está ainda mais requintada graças ao novo desenho do teto, com todo exterior a surgir adornado por detalhes interessantes como os novos defletores laterais aerodinâmicos e pára-sol com banda cromada, luzes de presença em LED e ainda pré-equipamento para a montagem de uma fileira de luzes adicionais. Na zona frontal encontramos uma nova barra cromada onde está inscrita a palavra Renault. A grelha de duas cores é um dos sinais mais representativos do novo Magnum, que lhe confere um inequívoco toque de requinte. O pára-choques dianteiro está dividido em três seções, que facilitam a substituição em caso de colisão.

A alteração mais relevante consiste no fato de a cabine apresentar um acréscimo em altura de 20 cm que se traduz no apreciável espaço adicional criado no interior, permitindo total liberdade de movimentos. O habitáculo caracteriza-se pela ergonomia, piso plano, materiais e acabamentos topo de linha e novas cores interiores.


A harmonia da vida a bordo foi inteiramente conseguida pelos designers que não descuidaram de nenhum detalhe. O espaço de trabalho foi inspirado nos automóveis de competição com acabamentos em vermelho e cinzento; por sua vez a área de descanso é decorada com tons mais claros e relaxantes. A nova cortina colocada na zona traseira da cabine oferece maior opacidade, garantindo total privacidade.

* Ana Paula Oliveira/Revista EuroTransporte.

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