quinta-feira, 28 de maio de 2009

>>> ÔNIBUS A HIDROGÊNIO

Ônibus movido a hidrogênio chega a São Paulo
A partir do mês julho, as ruas da região metropolitana de São Paulo vão contar com uma novidade no combate à poluição e em prol da sustentabilidade. Um protótipo de ônibus movido a hidrogênio começará a operar no corredor ABD, que vai de São Mateus ao Jabaquara.


Desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a Global Environment Facility (GEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a solução é ecologicamente mais eficaz que as alternativas já existentes para a preservação do meio ambiente, como os veículos biocombustíveis e os híbridos, por exemplo.

De acordo com Carlos Zündt, coordenador do projeto, por utilizar a célula de hidrogênio como combustível e por ser alimentado pela força gerada pelas baterias, assim como o híbrido, o novo ônibus não emite nenhum tipo de poluente. “Toda a solução que tem motor a combustão gera um pouco de emissões poluentes. No caso do hidrogênio, não há nenhum tipo de subproduto. Ele emite pelo escapamento somente vapor dágua”, explica Zündt. Com capacidade para transportar até 63 passageiros, o ônibus híbrido tem autonomia de 350 quilômetros, sendo a potência total do sistema de 230 kW. O veículo consumirá em média 15 quilos de hidrogênio a cada 100 quilômetros rodados.

* Fernando Fischer/Transporte Mundial.

Nenhum comentário: