sexta-feira, 2 de abril de 2010

>>> BRAVADA!

Oldsmobile Bravada: um estranho no ninho encerrando as atividades de uma marca histórica!

Durante 13 anos, a Oldsmobile produziu e comercializou no mercado norte-americano o Bravada, um dos veículos de menor expressão da marca, um verdadeiro "estranho no ninho" nos EUA, e que acabou encontrando sucesso junto ao público brasileiro (vendido aqui como Chevrolet Blazer). O SUV, produzido sob a plataforma GMT330, teve sua primeira geração entre os anos de 1991 e 1994, com motor V6 4.3 litros de 160 cavalos, tração nas quatro rodas e fama de econômico. Mesmo assim as vendas foram tímidas, levando inclusive a parar a produção em 1995, para esgotar os estoques, já que os planos para uma segunda geração estavam sendo analisados.


No ano de 1996, a Oldsmobile, então com a segunda geração pronta para estrear, tenta mais uma vez colocar o Bravada no mercado, e desta vez obtém relativo sucesso, graças ao upgrade no projeto, agora mais requintado, inclusive sendo um dos pioneiros a ter um telefone celular (!) no console central como opcional, em 1999. Esta geração foi a mais importante do modelo, inclusive sendo esta a produzida no Brasil pela Chevrolet sob o nome Blazer, compartilhando a mesma plataforma e o mesmo motor da versão anterior.


Em 2002, o Bravada sofreu a terceira e derradeira modificação, e chegou ao Canadá pela primeira vez. Mesmo contando com um novíssimo motor 4.2 litros de incríveis (para um SUV) 270 cavalos, um interior mais luxuoso e com duas opções de tração (4x4 ou dianteira), o modelo não resistiu à popularização dos SUV's na época, porque o seu projeto já era considerado defasado perante os concorrentes. Para encerrar a produção com estilo, foi criado a série "Final 500", com pintura especial, rodas cromadas e um medalhão exclusivo para o proprietário, com a última unidade deixando a linha de produção em Janeiro de 2004.


Curiosamente, uma marca histórica de muito sucesso no passado teve na terceira geração do Bravada, um carro até certo ponto tímido, seu último suspiro como fabricante, que devido a problemas financeiros, encerrou suas atividades em abril do mesmo ano.

***

Nenhum comentário: