Estudante Kaingangue ganha Kombi para facilitar estudos na faculdade.A comunidade indígena Kaingangue, da cidade de Iraí (RS), recebeu uma Kombi doada pelo Instituto Humanitas Fraternidade (IHF), de Santa Cruz do Sul. Com o veículo, um grupo de dez indígenas, que cursa universidade, terá maior facilidade para se deslocar.
A Kombi, ano 1998, foi entregue em ato realizado no Vale de Nazaré e contou com a presença dos dez jovens que vão usá-la. Conforme o superior do instituto, padre Cyzo Lima, há 11 anos a instituição está presente na comunidade, desenvolvendo projetos sociais. “Temos acompanhado muitas conquistas destas 160 famílias, entre elas o ingresso dos jovens na universidade.” Eles se deslocam, diariamente, por 36 quilômetros e, a partir de agora, farão a viagem com mais conforto e economia.
As chaves e os documentos do veículo foram entregues ao cacique Jadir Jacinto. Ele explicou que o grupo, formado por cerca de mil pessoas, vive da agricultura, artesanato e doações. Salientou que a doação do Humanitas representa um ganho muito grande em economia de dinheiro e de tempo. Além da Kombi, ainda receberam roupas.
De acordo com padre Cyzo, a Kombi, que passou por reforma, foi adquirida com o apoio de um grupo de pessoas da Alemanha, sob a coordenação da irmã Aurélia Illy, residente em Bonn. As demais despesas, incluindo a viagem de 400 quilômetros até Iraí, foram custeadas pelo IHF. A doação teve um custo aproximado de R$ 18 mil.
* Redação/Jornal Gazeta-RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário