quarta-feira, 7 de setembro de 2011

>>> KOMBI À FRANCESA

Citroën apresenta seu protótipo futurista Tubik

A Citroën vai apresentar o conceito Tubik no Salão de Frankfurt, um veículo destinado a até nove (!) passageiros, com ampla modularidade de bancos para criar um estilo “lounge”. Com 2,08 m de largura, 4,80 m de comprimento e 2,05 de altura, o veículo traz um amplo pára-brisa panorâmico e duas portas largas para dar acesso ao interior. Por dentro, o Tubik tem visual futurista e é dotado de muita tecnologia embarcada.


O motorista é identificado por reconhecimento digital e tem ao redor todas as informações necessárias para a navegação no mostrador virtual do pára-brisa e na tela instalada no centro do volante. Para controlar sua parte traseira, uma tela exibe as imagens das câmeras de ré e de retrovisão. Os assentos são de feltro, os painéis de portas são forrados com seda e o piso é revestido de couro.


De acordo com as necessidades, os passageiros podem modular a posição das três fileiras de assentos. Cada um dos bancos é independente para proporcionar um conforto otimizado. A primeira fileira de assentos permite que duas pessoas se instalem voltadas para a estrada ou de frente para os outros passageiros. A fileira do meio pode receber três passageiros, converter-se em mesa baixa, dobrar-se debaixo da última fileira para abrir um espaço livre de quase 2 m² ou deitar-se inteiramente.


São dois motores: um térmico na dianteira e um elétrico atrás com a tecnologia HYbrid4. Essa cadeia de tração ‘Full hybrid’ Diesel aumenta a autonomia do veículo em relação a uma motorização térmica clássica e fornece uma motricidade otimizada.


O protótipo utiliza rodas de 22” com pneus de baixa resistência ao rolamento, o que otimiza o consumo de combustível. O carro ainda é equipado com a suspensão Hydractive: independente da carga transportada, a distância em relação ao solo permanece constante. A diminuição da altura automática em altas velocidades favorece a aerodinâmica e contribui significativamente para a redução do consumo e emissões de CO2.


* Thais Villaca/Revista Motor Quatro.

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